A viagem a Portugal com 5 semanas na Europa e destinos como Paris, Pisa, Cinque Terre, Florença, Roma, Nápoles e Espanha. Este é o primeiro post dessa incrível jornada! Deixei o Brasil para visitar minha filha em Bragança, e cada momento foi repleto de descobertas e emoções.
De repente, tudo mudou! Um dia, meu marido chegou do trabalho e disse: “Conversa amanhã com a Yasmin (nossa filha mais velha) que encontramos umas passagens baratas com milhas para você conhecer o lugar que ela mora em Portugal. Só tem um detalhe, as passagens são para esse mês ainda.”
A primeira coisa que pensei foi: “Faltam apenas 2 meses para minha primeira Maratona, preciso treinar, estou longe de me sentir preparada.”
Foi então que recorri à pergunta que sempre faço quando me sinto em dúvidas: O que é mais importante? A resposta ainda é bem clara: Família.
Então, liguei para minha filha para combinar as datas e comprar as passagens.
Viagem a Portugal: Escolhendo passagem com milhas Brasil » Portugal
Desde quando minha filha foi estudar Engenharia Química em Portugal, meu marido procurou um programa de milhas, para que a Yasmin pudesse retornar ao Brasil pelo menos duas vezes por ano e não ficássemos tão pobres… rs.
A nossa prioridade era sempre da Yasmin vir ao Brasil, assim com apenas uma passagem de ida e volta, matamos a saudade de todos. Mas após 5 anos, já tinha passado da hora de conhecer as pessoas que faziam parte da vida da minha filha em Portugal.
Então, fizemos uma busca na Smiles e encontramos passagens de ida e volta com 120.000 milhas + R$ 500,00. A pegadinha foi que as passagens em promoção estavam disponíveis para ida no dia 23 de julho e retorno apenas dia 26 de agosto. Para pagar barato, precisava ficar um mês em Portugal.
Essa foi a combinação que retornaria uma passagem mais acessível. Então, serão 5 semanas em Portugal, na cidade de Bragança, curtindo o verão na Europa junto com a minha filhota.
Viagem de Ida para Portugal
Saí do Rio de Janeiro dia 22 de julho às 15h e cheguei em Lisboa às 5h do dia 23 de julho. Passei pela imigração apresentando o seguro viagem a Portugal, o endereço de onde ia ficar nas férias e a passagem de retorno para o Rio de Janeiro.
Fiz uma conexão de 1h e cheguei no Porto às 9h. Como eu não tinha ideia do tempo de atraso do voo, do tempo de espera pelas malas e a imigração, agendei a passagem do Flixbus de Porto para Bragança para as 15h30. Até porque do aeroporto até o terminal rodoviário levava quase uma hora de metrô.
Sobre a Flixbus: Essa empresa tem destinos para vários países da Europa, vale a pena consultar, pois os preços são acessíveis e é possível criar uma conta no Brasil, pagando em Real, no cartão ou no Pix. Além de não gastar seus valiosos Euros, também não paga taxas extras no cartão de crédito pois não esta comprando em euro.
Cheguei no Terminal de Campanhã antes de 12h, então resolvi dar um pulinho no Estádio do Dragão para conhecer o museu do time do Porto.
Duas malas gigantes e um sol seco infernal, cheguei, estiquei apenas uma estação de metrô e fui caminhando até o lindo estádio do Porto. Tudo muito lindo, uma loja imensa, um museu grandioso, mas custava 20 euros para visitar o museu e quase 30 euros para visitar o museu e entrar no estádio. Isso dá em torno de R$180 reais brasileiros. Nem preciso dizer que desisti na hora.
Peguei o Metrô, que em Portugal se pronuncia Métro e voltei pra rodoviária, fiquei aguardando pacientemente o Flixbus para encontrar minha filha em Bragança.
Viagem a Portugal: Chegada em Bragança
De Porto para Bragança é uma viagem de aproximadamente 3h com lindas paisagens, campos verdes, planícies, estrada boa e um lindo céu para contemplar da janela do ônibus.
Uma das coisas que me impressiona na viagem a portugal no verão europel e o sol que se põe depois das 21h. Quando cheguei ainda estava claro, minha filha lindamente me aguardava na estação. Ao descer do ônibus, senti o ar leve, cidade silenciosa e ao abraçá-la parecia que só existia nós duas no mundo por alguns segundos.
Eu estava muito feliz, pois estava prestes a ver e conviver novamente com a rotina de minha filha pelos próximos 30 dias.
Nesta viagem a Portugal aproveitei cada minuto com minha filha
Aproveitei cada momento com a Yasmin. Fomos para casa e fui muito bem recebida e acolhida. Finalmente conheci a Soraya, que é a amiga de quarto da Yasmin por muitos anos.
Dormir o mais cedo que pude, para ajustar o fuso horário. Nesta época do ano, em Portugal são 4 horas a mais que no Brasil. Precisava descansar, pois a viagem foi muito longa e estava exausta.
Mas antes de dormir, a Yasmin me levou para comer um prato típico daqui chamado Francesinha. Que é basicamente uma espécie de sanduíche feito com dois pães de forma grossa, recheado com bife bovino, linguiça, salsicha fresca, fiambre (uma espécie de presunto) e queijo. Coberta com queijo, é levada ao forno até derreter e depois é adicionado o famoso molho quente e um pouco picante à base de tomate, cerveja preta e vinho do porto. Simplesmente esplêndido!
Verão em Bragança
Outra coisa que me encantou nesta viagem a Portugal foi a Bragança e suas flores! A cidade estava literalmente toda florida e muito colorida! Um capricho que me impressionou.
Além das flores, bandeiras enfeitavam as ruas anunciando que o verão chegou e a festa estava para começar.
Bragança se tornou cidade em 1146, há 560 anos, mas antes disso viveu centenas de anos. Hoje é uma cidade histórica com cerca de 34.582 habitantes, com uma excelente qualidade de vida, ar limpo, baixo índice de criminalidade e uma comunidade acolhedora.
No verão, as temperaturas chegam facilmente a 40ºC, céu limpo e umidade super baixa. Eu, que estou acostumada ao clima quente e extremamente úmido, senti uma dificuldade absurda aqui, principalmente para treinar. Correr era algo super difícil.
Viagem a Portugal: Dicas para correr no verão europeu
Mas como adoro conhecer cidades correndo, acordei na manhã seguinte, calcei o tênis e fui correr pela cidade. A primeira parada era o Castelo de Bragança.
As ruas aqui são estreitas, com muito sobe e desce, prédios com no máximo 3 andares e poucas árvores.
Vou aproveitar para dar uma dica para curtir o verão aqui. Se você, assim como eu, não está acostumada ao clima quente e seco, lembre-se:
Mesmo em dias muito quentes transpiramos pouco, pois o suor seca com rapidez e não percebemos a desidratação chegar. Então, beba bastante água, use bastante protetor labial, lubrifique as narinas e passe bastante protetor solar. Um chapéu ou boné e óculos de sol vão ajudar bastante.
Festas de verão em Bragança: Cultura por todos os lados
Além das flores que embelezam as ruas estreitas e fachadas antigas da cidade, Bragança tem uma veia cultural muito forte e pude perceber isso desde o primeiro dia que estive aqui.
A cidade tem uma programação intensa e diversificada nas férias de verão. É interessante ficar atento às redes sociais do município de Bragança para não perder nada. Geralmente são eventos culturais e históricos. Veja alguns links:
- Site da Câmara Municipal de Bragança
- Instagram do Município de Bragança
- Facebook do Município de Bragança
- YouTube Município de Bragança
Sempre que fizer uma viagem a Portugal ou qualquer outra cidade, pesquise nas redes sociais dos orgãos públicos, seja vinculado a cidade, município, esporte e lazer. Sempre que fizer isso poderá ter acesso a informações valiosas para planejamento da sua viagem.
O que fazer em Bragança?
Essa postagem sobre minha viagem a Portugal já está enorme por isso vou preparar um outro post com todos os lugares que explorei em Bragança, que fica no Norte de Portugal e a 30km da Espanha.
Em Bragança é uma cidade histórica com muitas atividades culturais, museus, igrejas, aldeias histórias, pertinho de várias praias fluviais, do Parque Nacional da Peneda-Gerês e de Parque Natural de Montesinho é uma cidade maravilhosa com muitas coisas para fazer.
Com base em Bragança, até fui às praias do Porto; conheci algumas praias fluviais; fui a Sanabria, na Espanha; conheci muitas aldeias e aproveitei bastante a terra de Bragança e as suas festas de verão.
Durante todo mês de agosto, a programação de verão em Bragança foi intensa festas. Não estou exagerando: Todas as noites de Agosto tiveram festa na cidade. Festa todo dias!
Nos próximos dias vou publicar várias postagens sobre essa viagem a Portugal com todos os lugares que visitei em Bragança, Portugal e na Europa. Fiquem ligados, na tag: VERÃO NA EUROPA, publicarei tudo neste link
Tour de 10 dias por Paris, Pisa, Cinque Terre, Florença, Roma, Nápoles e Madrid com mochilão
Durante meus 35 dias de viagem a Portugal aproveitei para fazer um tour de férias na Europa, passei 10 dias visitando Paris, Pisa, Cinque Terre, Florença, Roma, Nápoles e Madrid e vai ter postagem contando todos os perrengues e passeios com orçamento apertado. No entanto, a maior parte dos dias passei em Portugal.
Acredite se quiser, fiquei quase um mês em Bragança e não consegui curtir todo meu roteiro.