Um poderoso antioxidante, fortalece o sistema imunológico e contribui para formação de colágeno e muito +

Aparece na alimentação de atletas que querem acelerar o processo de ganho de massa muscular. A Batata Doce Roxa é um poderoso antioxidante, contendo aproximadamente 23,8mg de Vitamina C a cada 100g de batata, enquanto a Batata Doce Branca tem 3,8mg. Ganha também nas fibras, carboidratos, cálcio, magnésio entre outras vitaminas e minerais. 

Vale lembrar aqui que nenhum alimento é milagroso. O que faz a diferença é estabelecer o equilíbrio que o seu corpo precisa! E um nutricionista pode te ajudar a encontrar o seu.

Tempo de preparo

15 minutos

Tempo cozimento

15 minutos

Tempo total

30 minutos

Serve

3 pessoas

Ingredientes

  • 3 Batatas Doces Roxas
  • 1 colher de azeite
  • 2 dentes de alho
  • 1/2 cebola
  • 100g de frango em cubinhos pequenos
  • Pimenta de sua preferência a gosto
  • Temperos desidratados de sua preferência
Sopa de Batata Doce Roxa

Escolhendo as batatas doces

Não pode estar murcha, nem com partes moles,  o ideal é que estejam bem durinhas. Elas tem uns buraquinhos mesmo, não se preocupe. Evite apenas as que estejam brotando ou com manchas muito escuras.

Preparo dos legumes

Lave bem e não precisa descascar, muito dos nutrientes estão na casca.

Corte os legumes em rodelas grossas, para cozinhar mais rápido, coloque em uma panela média e cubra com água, não precisa ser muita água, só o suficiente para cobrir as batatas. Leve ao fogo médio com um pouco de sal. Deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos

Se a água secar muito e ainda estiver dura acrescente um pouco de água e cozinhe até ficar cozida. Lembre que vamos usar a água na sopa, pois nela estão muitos dos nutrientes.

Deixe esfriar e reserve.

Preparando a sopa

Em uma panela média coloque o azeite com a cebola e refogue até ficar transparente. Adicione o alho e deixe dourar até que os ingredientes liberem seu cheiro.

Você pode incluir aqui alguns temperos gosta, veja abaixo os temperos que combinam com batatas e aproveite para criar sua própria versão.

Agora bata as batatas no liquidificador, aproveitando a água do cozimento (Cheia de nutrientes) e despeje na panela com os temperos. Misture, prove e ajuste o sal. Deixe em fogo baixo até ferver e ficar com a consistência que deseja (quanto mais ferver, mais vai secar a água e engrossar a sopa), só cuidado para não queimar.

Pimenta combina bem com batatas, experimente usar na sua sopa, só não exagere! 

Acompanhamento

Em uma panela pequena coloque o azeite com o alho e deixe dourar e acrescente o frango cortado em pedaços pequenos, acrescente Páprica ou Curry ou Alecrim. Misture e deixe dourar!

 

Finalizar

Coloque a sopa no prato, o frango picadinho no meio, salpique salsa ou manjericão e se gostar uma pitada de pimenta do reino.

 

O que combina com Batata Doce

Nossa atriz de hoje “A Batata Doce Roxa” combina com: alho, cebola, páprica, curry, laranja, alecrim, manjericão, salsa, orégano e para valorizar ainda mais a receita, adicione também pimenta a gosto.

 

Dicas que passo para todas as sopas.

Como sopa rende muito, gosto de fazer um tempero base e separar as porções em potes para congelar e comer em dias variados, podendo alterar a composição da sopa com outros ingredientes. Assim a mesma sopa em um dia pode ser preparada com bacon, outro dia com frango, carne etc. Tudo com a mesma sopa que foi separada em potes e congelada. Bom né? 

Para isso basta tirar a sopa do congelador algumas horas antes do consumo, preparar os temperos de sua preferência em uma panela, despejar o creme de Batata Doce.

Ajustar a água e o sal e deixe ferver suavemente por alguns minutinhos para apurar o sabor.

Deixe um comentário