Potencializa treino, aumenta força e inibe fadiga muscular

O consumo regular ajuda no desempenho esportivo, melhorando a performance em exercícios mais longos. Auxilia no ganho de força, resistência, reduz a fadiga muscular e ajuda na produção de energia do corpo.

Tempo de preparo

15 minutos

Tempo cozimento

30 minutos

Tempo total

45 minutos

Serve

3 pessoas

Ingredientes

  • 2 Beterrabas
  • 1 inhame
  • 1 colher de azeite
  • 2 dentes de alho
  • 1/2 cebola
  • 100 g de Bacon ou frango em cubinhos pequenos
  • Pimenta do reino a gosto
  • Temperos desidratados de sua preferência
sopa de beterraba para atletas

Escolhendo os legumes

Beterraba – o ideal é que esteja firme e a casca lisa, sem rachaduras e com coloração intensa. Inhame – Deve se firme ao ser apertado, mas não duro e nem com partes murchas. O ideal é que tenha raízes pequenas, bem ralas e bem branquinho por dentro.

Preparo dos legumes

Descasque o inhame, lave bem as beterrabas – não descasque-as para manter todos os nutrientes. 

Corte os legumes em cubos, para cozinhar mais rápido, coloque em uma panela média e cubra com água. É importante cobrir totalmente os legumes. Leve ao fogo médio com um pouco de sal. Deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos

Se a água secar muito e a beterraba ainda estiver dura acrescente um pouco de água e cozinhe até ficar cozida cozida e provavelmente o inhame dissolvendo, deixe esfriar e reserve.

Finalizando

Em uma panela média coloque o azeite com o bacon picadinho e deixe ficar bem douradinho, junte  a cebola e refogue até ficar transparente. Adicione o alho e deixe dourar até que os ingredientes liberem seu cheiro.

Você pode variar alguns ingredientes nesta etapa da sopa, veja abaixo os alimentos que combinam com beterraba e aproveite para criar sua própria versão.

Agora bata os legumes no liquidificador aproveitando a água do cozimento, que está cheia de nutrientes e depois despeje na panela com os temperos. Misture, prove e ajuste o sal. Deixe em fogo baixo até ferver e ficar com a consistência que deseja (quanto mais ferver, mais vai secar a água e engrossar a sopa), só cuidado para não queimar.

 Adicione as ervas desidratadas de sua preferência e deixe ferver em fogo baixo por cerca de 5 minutos.

 

O que combina com beterraba

Nossa atriz de hoje “A beterraba” combina com: agrião, gengibre, alho, alcaparra, batata, inhame, cebola, coco, cominho, laranja, maçã, nozes, frango, bacon, linguiça….

Dicas

Como sopa rende muito, gosto de fazer um tempero base e separar as porções em potes para congelar e comer em dias variados, podendo alterar a composição da sopa com outros ingredientes. Assim a mesma sopa em um dia pode ser preparada com bacon, outro dia com frango, nozes,  alcaparras, gengibre e etc.. Tudo com a mesma sopa que foi separada em potes e congelada. Bom né? 

Para isso basta tirar a sopa do congelador algumas horas antes do consumo, preparar os temperos de sua preferência em uma panela, despejar o creme de beterraba. Ajustar a água e o sal e deixe ferver suavemente por alguns minutinhos para apurar o sabor.

Deixe um comentário