• Autor do post:

É simples conservar verduras na geladeira por mais tempo. O alface se bem conservado pode durar até 15 dias. Conheçam alguns hábitos simples que vão te ajudar a economizar tempo e dinheiro.

Escolhendo as melhores verduras

Procure por verduras que apresentem uma aparência fresca, com cores vibrantes e brilhantes. Evite aquelas com manchas escuras ou sinais de murchamento.

Verifique se elas estão frescas e crocantes, sem bordas murchas ou amareladas. Os caules também devem estar firmes e suculentos.

Em alguns casos, o tamanho pode ser um indicador da idade da verdura, quanto maior mais velhos.

Escolher verduras frescas não apenas garante uma refeição mais saborosa, mas também fornece mais nutrientes e benefícios à saúde. Se tiver a oportunidade, compre diretamente de produtores locais ou em feiras de agricultores, onde você pode encontrar opções frescas colhidas recentemente.

Como higienização alface corretamente?

Esta dica serve para qualquer folhas de verduras. Retire as partes que não servem para consumo. Separe-as e descarte as folhas danificadas ou murchas. Retire as folhas externas mais duras e lave em água corrente uma a uma para tirar areias e sujeiras

Em seguida, você pode colocar de molho em água clorada. As instruções de preparo são simples: 

Use água sanitária (sem alvejante e perfume) com 1% de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de sódio a 1%. Dilua 2 colheres de sopa para cada litro de água.

Se a sua água sanitária (sem alvejante e perfume) for com 2,5% de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de sódio a 2,5%, dilua 1 colher de sopa para cada litro de água. É sempre importante conferir as instruções do fabricante. 

Deixe as verduras de molho por pelo menos 15 minutos e depois enxágue-as em água corrente.

Como conservar verduras na geladeira por mais tempo?

Para conservar verduras na geladeira por mais tempo, siga estas dicas simples de armazenamento:

  • Após lavar, certifique-se de secá-las completamente. O excesso de umidade pode acelerar a deterioração.
  • Use um recipiente de plástico ou vidro com tampa hermética ou saco plástico próprio para alimentos, mas deixe um pouco de espaço para o ar dentro do recipiente. Isso ajudará a manter a umidade sob controle e evitar que as folhas murchem rapidamente.
  • Forre o fundo do recipiente com papel-toalha seco. O papel absorverá o excesso de umidade e evitará que as folhas fiquem encharcadas.
  • Coloque as folhas de alface no recipiente. Se for encher o pote, coloque uma folha de papel toalha no meio do pote, para absorver a umidade.
  • Temperaturas muito baixas podem danificar as folhas. Coloque o pote nas prateleiras da parte inferior da geladeira

Seguindo essas dicas, você poderá prolongar a vida útil das suas verduras e desfrutar de saladas frescas e saborosas por mais tempo.

conservar verduras na geladeira por mais tempo

Espero que gostem da dica para algumas receitas, clique aqui. Se quiser acompanhar minha rotina de treinos para o próximo  70.3 Rio de 2024 e para minha primeira maratona, clique aqui, você vai encontrar muitas dicas por lá.

Se preferir pode me adicionar em sua rede social favorita sou @alineqcorre no facebook e @alineqcorre no instagram, mas nem sempre fui Aline que corre, sou mãe, esposa, trabalhadora e se quiser saber mais como criei hábitos poderosos para sair do sedentarismo e seguir a rotina de uma triatleta, clique aqui.

Deixe um comentário