Equilibra os eletrólitos pós-treino melhorando recuperação muscular

Além de ajudar na recuperação pós-treino, tem propriedades que reduz o colesterol, melhora do humor, o sistema imunológico, neutraliza os radicais livres melhorando a pele. Bom né? Vem aprender esta receitinha.

Tempo de preparo

15 minutos

Tempo cozimento

10 minutos

Tempo total

25 minutos

Serve

3 pessoas

Ingredientes

Para a Sopa

  • 700g de qualquer tipo de abóbora cortada em pedaços e com casca (reserve as sementes)
  • 1/2 cebola pequena picada
  • 1 colher de azeite
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher de chá de sal
  • Pimenta se desejar
  • 1 colher de chá de temperos a seu gosto (escolha entre curry, alecrim, noz-moscada ou gengibre) qualquer um deles ficará delicioso.
  • Proteína opcional: 100g de carne de sol, bacon ou linguiça

Para o acompanhamento:

  • Fatias de pão integral
  • Alecrim
  • Azeite
  • Sementes de abóbora ou amêndoas ou castanhas

Escolhendo a abóbora

Com casca dura e lisa, sem machucados e sem manchas e sem brilho. Quanto menos brilho, melhor!

Preparo dos legumes

Lave bem, tire o miolo e separe todas as sementes. Essa parte é chata, mas na abóbora tudo se aproveita e a semente é deliciosa e é rica em proteínas.

Corte a abóbora em cubos com a casca, coloque em uma panela média e cubra com água. É importante cobrir totalmente o legume. Leve ao fogo médio com um pouco de sal e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos

Se ainda estiver dura cozinhe um pouco mais estarem macias ao espetar o garfo. Deixe esfriar e reserve.

Preparando os temperos

  • Se for fazer a sopa com uma das proteínas.

Em uma panela média coloque o azeite com a proteína escolhida bem picadinha e deixe ficar bem douradinha, junte  a cebola refogando até ficar transparente. Adicione o alho + o tempero escolhido e deixe por alguns segundos até os ingredientes liberem seu cheiro, desligue e reserve.

  • Se for fazer apenas o caldo sem a proteína

Ficará tão bom quanto, apenas coloque um pouco de azeite na panela, refogue a cebola até ficar transparente, adicione o alho, o tempero escolhido e deixe por alguns segundos até os ingredientes liberem seu cheiro, desligue e reserve.

Como você viu é possível variar alguns ingredientes dependendo da sua preferencia. Veja a relação dos alimentos que combinam com abóbora e aproveite para criar sua própria versão. 

Finalizando a sopa de abóbora

Com a abóbora fria, escorra a água e reserve. Bata a abóbora com casca no liquidificador aproveitando um pouco da água do cozimento, que está cheia de nutrientes.

Depois despeje na panela que refogou os temperos, misture, prove e ajuste o sal.

Deixe em fogo baixo até ferver e ficar com a consistência que deseja (quanto mais ferver, mais vai secar a água e engrossar a sopa), só cuidado para não queimar. Caso esteja grossa demais acrescente água e ajuste o sal.

Deixe ferver em fogo baixo por cerca de 5 minutos. 

Acompanhamento especial

Para acompanhar a sopa utilize a semente que fica maravilhosa! Elas tem alto teor de proteínas. 

Limpe toda semente separando das fibras do miolo.

Numa frigideira pequena aqueça um fio de azeite. Coloque as sementes de abóbora com sal e curry ou alecrim, mexa até que os dois lados fiquem dourados;

Polvilhe a sopa com as sementes e consuma logo para não perder a crocância.

NOTA: Você pode substituir a semente de abóbora pelas castanhas ou amêndoas.

O que combina com abóbora

Nossa atriz de hoje a “Abóbora” combina com: curry, alecrim, canela, noz-moscada, sálvia, amêndoas, castanha, cogumelos, queijo gorgonzola, gengibre e carne de sol

Dicas

Como sopa rende muito, gosto de fazer um tempero base e separar as porções em potes para congelar e comer em dias variados, podendo alterar a composição da sopa com outros ingredientes. Assim a mesma sopa em um dia pode ser preparada com carne de sol, outro dia com linguiça, bacon, cogumelos, castanhas,  amêndoas e etc.. Tudo com a mesma sopa que foi separada em potes e congelada. Bom né? 

Para isso basta tirar a sopa do congelador algumas horas antes do consumo, preparar os temperos de sua preferência em uma panela, despejar o creme de abóbora. Ajustar a água e o sal e deixe ferver suavemente por alguns minutinhos para apurar o sabor.

Deixe um comentário