• Autor do post:

Mais um final de semana incrível conhecendo as trilhas iradas dentro da Floresta da Tijuca. Desta vez começamos pela Trilha Mirante da Freira, Morro do Queimado, Pedra da Proa, Mesa do Imperador e poços de água incríveis. Acho que agora engrenei no Trailrun e a cada 15 dias farei um novo post novo aqui com trilhas no Rio de Janeiro. Não me canso de repetir: “Não entendo como os cariocas não conhecem toda beleza natural desse nosso Rio de Janeiro espetacular”. A cada nova aventura dentro da Floresta da Tijuca fico surpreendida.

4e5cb6d6 07fb 43a4 a37d a809b15a8b91

O percurso teve distância de 12km e durou umas 2h47 com bastante trecho de corrida. Começamos e terminamos no Postinho do Alto da Boa Vista. Subimos pela Rua Amado Nervo e entramos na trilha que fica poucos metros após a portaria do Parque da Floresta da Tijuca. Tem uma placa indicando a entrada da trilha a direita, que já inicia com uma escada de madeira e terra.

No dia que fui a mata estava mais fechada e tinham várias plantas que arranhavam a pele da perna e do braço e deixava ardido e coçando. Então vamos ao que levar nesta trilha para que a experiência se torne mais agradável.

O que vestir?

A vegetação arranhou minhas pernas e braços, então se gostar de short use com aquelas meias mais longas até o joelho ou vá de calça caso se sinta confortável. A mata é úmida e mesmo em dias mais frescos é quente, então prepare-se para suar bastante. Nós todos usamos short e blusa com e sem manga e a reclamação das plantas arranhando a canela era unanime.

O que levar?

Protetor solar, repelente, água, sanduiches (pão com manteiga ou amendoim ou queijo ou frango), bananada, paçoca gosto de levar por ser pequena e caber no bolso – varie entre coisas doces e salgadas ( no percurso não tem onde comprar, apenas no Postinho do Alto – ponto de partida/chegada – tem lanchonete)

O ideal é usar tênis de trail, com travas, facilita muito a pisada e não escorrega, bastão também é bem vindo, assim como a bolsa de hidratação.

Importante: Leve um saco plástico para carregar todo o lixo que produzir no percurso de volta contigo. Nunca, jamais jogue ou deixe lixo nas florestas que visitar.

Vale a pena levar um kit de primeiros socorros, bem pequeno e básico, com: remédio para dor de cabeça, antiséptico, gase, atadura pequena e o que mais desejar.

Detalhes desta nova aventura começando pela Trilha Mirante da Freira

12967323 1701213490131603 8657086937361929741 o

Se for de carro até o ponto de partida chegue cedo, pois lota e fica difícil de estacionar. É possível estacionar na praça do alto, na rua Amado Nervo, no Postinho do Alto e na rua atrás do corpo de bombeiros.

Após estacionar, seguimos correndo pela Rua Amado Nervo, no asfalto, por aproximadamente 500m até o início da trilha. Essa rua é mão dupla, estreita e passa muitas bicicletas. Então a boa conduta é seguir um atrás do outro, no canto direito da via e na mesma mão dos carros.

Esse é o mapa do percurso que fiz com a galera da assessoria. Foram 11.5km em 2h47 de trilha. Muitas subidas pedras, galhos, terra e pouco asfalto num total de 605 m de subida. A classificação é Moderada a Forte até metade da trilha depois melhora a inclinação e fica mais suave.

mirante da noite e pedra da proa
12512728 1701213766798242 2735203711078435155 n
Trilha Mirante da Freira

Os primeiros 2,3km são só subidas até uma bifurcação entrando para direita chegaremos no Mirante da Freira , seguindo na trilha principal chegaremos ao Morro do Queimado, Pedra da Proa com destino a Mesa do Imperador. Da Bifurcação até o Mirante são mais 600m bem suaves, nenhuma inclinação intensa neste trecho. Fomos bem rápido e do início da trilha até o mirante da freira levamos um pouco mais de 30 minutos.

Prepare-se porque agora seguiremos por mais 1,7km até o Morro do Queimado, sinta a subida por que passaremos pelo ponto mais alto da nossa aventura de hoje, e acumularemos 605m de altitude em 5km percorrido até o Morro do Queimado.

A vista!

Do Morro do Queimado até a Pedra da Proa é só descida entre pedras é necessário bastante atenção. A sensação desta parte do Percurso. Para muitos uma maravilha para outros é a hora do sufoco, principalmente para os que não tem tênis de trava e sofrem com descidas.

WhatsApp Image 2022 08 06 at 10.15.46
Pedra da Proa

O ponto alto desta trilha é a Pedra da Proa que fica há 600m do Morro Queimado e que rende fotos linda com uma vista incrível da Zona Sul do Rio de Janeiro. Pena que o dia não estava tão incrível quanto gostaria, mas tá bom valeu a pena.

Fotos registradas? Siga por mais 600m de descida chegamos a famosa Mesa do Imperador e põe famosa nisso! Para quem não conhece é mega demais. Dê uma olhadinha neste reels e entenda que digo.

ATENÇÃO com os animais! Tem muitos macacos nesta região, por mais fofos que sejam, NÃO os ALIMENTE. Essa atitude prejudica o meio ambiente. Tome cuidado que se der bobeira eles levam suas bolsas, comidas e até celulares para dentro da mata e você não consegue mais recuperar.

A parte final da trilha reserva surpresas bem bacanas! Preparados?

Á 50m saindo da mesa no sentido Alto da Boa Vista tem uma entrada a esquerda com uma trilha que leva a Vista Chinesa, Prefeito e a CEDAE, vamos entrar na trilha e descer aproximadamente 700m até a bifurcação onde a esquerda segue para Vista Chinesa, em frente para casa do Prefeito e a direita partimos para os antigos reservatórios da CEDAE (bora pra direita)

WhatsApp Image 2022 08 06 at 10.15.45
Mesa do Imperador

400 m de descida chegamos no primeiro reservatório de água, é pequeno, mas uns dos mais fundos que nos convida para um delicioso mergulho. Água gelada sim, mas uma verdadeira delícia após 2h de trilha.

São vários poços de água ao longo de 1km neste percurso até chegar a estrada de asfalto que nos levará de volta ao Posto do Alto da Boa vista. Aproveite e curta a natureza.

Ao chegarmos no asfalto faltarão 3km até o Postinho do alto da Boa Vista, basta seguir reto, sempre se mantendo a direita da via, seguindo um atrás do outro, tomando muito cuidado com os ciclistas que descem voados nesta parte do percurso.

Chegando ao Alto da Boa Vista siga no sentido Tijuca que avistará o Postinho, o ponto final desta aventura.

Agora se você já conhece todas as aventuras na Floresta da Tijuca e quer conhecer uma trilha com praias no percurso, dê uma conferida nas Trilhas de Grumari

Gostou, ficou alguma dúvida, conhece algo deste percurso que queira compartilhar? Manda nos comentários que adorarei responder.

STRAVA

Se você tem o aplicativo do strava e quer ver com mais detalhes o mapa e as estatísticas desta aventura, vou deixar aqui o link

Percurso da Pedra da Proa

Deixe um comentário