• Autor do post:

A aventura de hoje vou contar as duas maneiras como subi até o Pico da Tijuca e o Tijuca Mirim. Foram em momentos diferentes da vida, na primeira vez fui com as crianças num percurso mais fácil. Já a segunda vez, com a Galera do Trailrun, subimos num percurso mais longo e moderado fazendo mais força e correndo.

Vou dar ênfase ao percurso mais longo com quase 12 km do início ao fim. No final deste post falo sobre a forma de fazer um percurso mais curto.

O Pico da Tijuca é o ponto mais alto da Floresta da Tijuca com 1022 metros de altitude acessado por trilha. O final da trilha tem uma escadaria feita na pedra com uma história interessante (conto a seguir) e na minha opnião a vista da escadaria é mais bela que a do platô.

No pico é possível observar a cidade em 360º, mas a quantidade de vegetação alta que presenciei as vezes que fui, atrapalham um pouco essa visão. Me causando até uma certa frustação.

Já o platô do Tijuca Mirim é mais descampado e oferece uma linda vista. Depois que você visitar os dois me conte o que achou.

Foram um pouco mais de 5km de subida, iniciada na entrada do Parque (praça Afonso Viseu) em 1h de subida. Então vamos ao que interessa! 

Mapa da Trilha para Pico da Tijuca e Tijuca Mirim

Pico da Tijuca e Tijuca Mirim

Iniciamos a aventura na Entrada do Parque pela Praça Afonso Viseu, no Alto da Boa Vista e em menos de 100m já acessamos a entrada da trilha já a esquerda.

É possível chegar a Praça Afonso Viseu de carro, chegando cedo dá para estacionar na praça ou dentro do Parque (entrada do parque abre a partir das 8h)

Para estacionar no parque vale a pena consultar as normas de funcionamento do Parque atualmente no site.

O que levar e vestir?

Como a maioria das trilhas no Parque Nacional da Tijuca é praticamente toda de mata fechada, muitas pedras e raízes. É prudente usar repelente para espantar os insetos e mesmo as copas das árvores nos protegendo do sol existem partes sem sombra e no Platô dos Picos o sol castiga. Use protetor solar

Neste percurso não tem onde comprar nada. Então esteja preparado com sua água, sanduiches (pão com manteiga ou amendoim ou queijo ou frango), bananada, paçoca gosto de levar por ser pequena e caber no bolso – variar entre coisas doces e salgadas  é bem recomendável. Dependendo do nível de condicionamento pode ser uma trilha de 3h ou mais.

Se a trilha é algo comum na sua vida, vale investir num tênis específico para trilha, numa bolsa pequena de hidratação, ou um suporte para levar sua água, seja um short com bolsos ou um cinto de hidratação. Roupas próprias para prática esportiva, que seque rápido e não encharque como o algodão, viseiras

Pico da Tijuca e Tijuca Mirim

1ª parada: Largo da Cascatinha

Da trilha que pegamos no início do Parque até o Largo da Cascatinha são menos de 500m.

Neste local tem um estacionamento com banheiro. Pegaremos a estrada de asfalto por menos de 100m e já ingressaremos na trilha a direita que nos levará até o Centro de Visitantes.

É possível fazer todo esse percurso pelo asfalto, mas se estamos nesta aventura pela trilha, é melhor já aproveitá-la desde o início. né?

2ª parada: Centro de Visitantes

Após ingressar na trilha serão um pouco menos de 1km até o Centro de Visitantes. Agora é a última parada até o topo que você terá acesso a banheiros e água. Aproveite!

Siga e logo aparecerá a entrada do Caminho do Mesquita onde recomeçaremos a trilha com destino ao Pico Tijuca Mirim.

3ª parada: Placa da Caveira, via Estrada Excelsior

Depois que entramos no Caminho do Mesquita pegaremos a Estrada Excelsior que atualmente está muito esburacada, se não fosse isso seria um ótimo lugar para correr até o Portal com a placa da Caveira – O que totaliza aproximadamente 2 km.

Não passe por baixo da placa, siga na trilha a direita que nos levará ao Pico Tijuca Mirim e o Pico da Tijuca.

A partir daqui a trilha fica mais íngreme, com muitas pedras e galhos e portanto mais difícil de correr. Mas para quem já tem o hábito e as manhãs, vá com atenção. Serão Aproximadamente 1km até a base do platô de pedras do Pico do Tijuca Mirim.

Placa Caveira - Tijuca Mirim

Paredão base do Pico Tijuca Mirim e Pico da Tijuca

Quando avistar o paredão já está bem próximo do platô do Pico Tijuca Mirim que fica bem acima deste paredão.

Vamos contornar a pedra subi um pouco e chegar numa bifurcação onde para esquerda seguimos para Pico Tijuca Mirim e para direita Pico da Tijuca.

Sugiro ir para o Pico Tijuca Mirim contemplar a linda paisagem que terá de lá. Depois retornando por este caminho siga sempre reto, mantendo sempre a sua esquerda e por mais 500m já poderá avistar uma escadaria de mais de 100 degraus estupida na pedra. No fim da escadaria topo do platô com vista de 360º da Cidade.

Como já mencionei, todas as vezes que fui tinham muitas folhagens bloqueando a vista, mas vai que você tira a sorte grande pós um mês de poda das árvores…rsrs

Independente de tudo! Vale a pena.

O retorno

Descendo o pico da Tijuca, encontrará em 300m uma bifurcação. Para esquerda é a saída, descida de 2,5km que nos levará ao estacionamento do Bom Retiro (que é a minha sugestão), se seguir em frente retornará para o Pico Tijuca Mirim e poderá voltar pelo menos caminho que veio.

A descida pela trilha é bem tranquila e gostosa de fazer e leva até o estacionamento do Bom Retiro. Esta é a trilha que a maioria das pessoas usam para chegar os Picos. Geralmente vão de carro até o Estacionamento do Bom Retiro, sobem e descem esta trilha de 2.5km até os dois Picos (da Tijuca e Tijuca Mirim)

Quando estava descendo encontrei muitas famílias subindo. No entanto não se enganem, são 2 km de subida então é sempre bom estar preparado fisicamente.

Durante a descida da trilha, encontrará bifurcações provavelmente a entrada para o Pico do Papagaio, siga sempre as setas de saída ou Bom Retiro.

Chegando ao Bom Retiro, tem banheiros e muitos mosquitos, então saiba que se ficar parada ali por muito tempo os mosquitos vão te devorar.

Se você seguir esse roteiro terá mais 4km de descida pelo asfalto, correndo uns 20min caminhando quase 1 hora até a praça Afonso Viseu.

Agora se foi de carro e fez a trilha light de 2,5km pode pegar seu carro e voltar devagar. Lembre-se que as vias do parque são compartilhadas com pedestres e bicicletas.

Quer conhecer outras trilhas? Clique aqui para mais conteúdo e depois me conta como foi.

+ dicas para treinar em dias chuvosos, clique aqui. Protetores solares que indico para pratica esportiva, que não escorre e não arde o olho, clica aqui. Se suas unhas vivem ficando roxas ou caem com a corrida, veja minhas dicas aqui

No vídeo abaixo acompanhe um pouco da nossa aventura nos Picos da Tijuca e Tijuca Mirim.

Espero que tenha gostado das dicas e se ficou alguma dúvida ou quiser perguntar algo, manda um comentário ou um direct no Instagram, será um prazer ajudar.

Um detalhe importante: Se puder ir com guia, contrate. Achei essa trilha com a mata mais fechada e uma navegação mais difícil, por alguns momentos se estivesse sozinha teria dúvidas para onde ir.

Deixe um comentário