• Autor do post:

Sair de casa na chuva pra correr é um desafio. Confesso que não curto a ideia de sair durante um temporal para correr, mas se o tempo estiver ruim e a chuva me pegar no meio do treino, até gosto! Sentir a água refrescar o corpo é bom demais, mas correr na chuva requer atenção. Vamos os 7 Cuidados que tenho ao correr na chuva para evitar problemas inesperados

1. Verificar a previsão do tempo​

Sempre verifico a previsão do tempo no dia anterior ao treino. Faz parte do ritual de planejamento do dia. Verificar o volume de chuva, ter atenção para risco de tempestade, raios, vento forte, grande volume de chuva… Vamos combinar, correr na chuva pode ser bom, mas se houver risco de tempestades, raios e alagamento melhor ir para esteira.

previsao do tempo

2. Use roupas apropriadas​

Quanto mais leve estivermos ao correr, melhor. Evite roupa de algodão, elas encharcam e ficam muito pesadas – Prefira poliamida ou poliéster.

Mesmo se não tiver sol o boné ou viseira são ótimo, além de proteger os olhos dos pingos da chuva, ajudam a não deixar água escorrer pelo rosto.

Use meias de poliamida ou poliéster, passe vaselinas ou pomadas de assadura entre os dedos dos pés e nas partes que sofre mais atrito para evitar bolhas, pois os pés vão encharcar e esse molhado causa bolhas se não estiver preparado.

Nem sempre está frio quando chove, principalmente aqui no Rio de Janeiro. Então se estiver frio procure utilizar um casaco especifico para corrida, Geralmente são impermeáveis, bloqueiam o vento e ajudam a manter a temperatura. Além disso são leves e não atrapalham caso seja necessário carregar durante a corrida. Alguns ficam super pequenos e cabem no bolso.

Para dias frios são bem vindas outras opções como luvas, manguitos, protetor de ouvido (dias com muito vento), calças legging, camisa segunda pele e lembre de proteger seus documentos, celular e dinheiro com sacos impermeáveis.

3. Planeje o lugar que for correr​ em dias chuvosos

Escolha locais conhecidos, que já tenha o hábito de correr. Tome cuidado com as poças de água que escondem buracos, bueiros. Preste atenção nas pistas escorregadias, evite pisar as faixas pintadas no chão, elas escorregam.

Use um tênis com boa aderência ao solo e que não acumule água. Prefira locais movimentados, sempre!

4. Aqueça bem o corpo

O aquecimento é importante em todos os treinos, independente da chuva ou do clima, mas se estiver chovendo e principalmente frio aqueça um pouco mais antes de começar a correr. Curto um trote de 10 a 15 minutos antes de iniciar o treino, mas exercícios de mobilidade e educativos são super bem vindos também!

Se for necessário mude seu treino. Em dias de chuva prefira treinos contínuos aos intervalados de tiros. Durante a chuva você pode escorregar, pisar errado no chão molhado e se machucar se imprimir muita velocidade na atividade.

5. Atenção a hidratação ao correr na chuva

Em dias mais frescos e chuvosos podemos não sentir sede e esquecer de beber água. A chuva refresca o corpo e não percebemos a desidratação até o corpo quebrar. Uma vez desidratado, dificilmente alcançará o objetivo, a recuperação será péssima e o prejuízo para saúde é grande.

6. Use filtro solar

Até em dias chuvosos e nublados o sol está lá, queimando e prejudicando a pele. Manchas e envelhecimento precoce são reais para pessoas que não protegem a pele. Além de canceres e outros males. Então não vacile aplique o filtro solar mesmo quando for treinar em dias de chuva e frio.

Tenho um post com todos os filtros que testei e os que mais curto para correr em qualquer ocasião, que não saem e nem escorrem, Clique aqui para ver!

7. Não fique molhado por muito tempo

Troque imediatamente a roupa molhada! Gripe não está no planejamento e certamente as micoses também não. Ou leve contigo uma bolsa com roupas secas ou volte imediatamente para casa. Tenha sempre na bolsa roupas, toalhas e calçados limpos e secos.

Vale ressaltar: É uma delícia correr na chuva, mas não se arrisque!

Percebeu que o chão está muito alagado, escorregadio, relampeando, deserto ou o volume da chuva aumentou. Pare e procure um lugar seguro! Certamente sua segurança é mais importante que seu treinamento. Nestes casos corra na esteira ou deixe seu treino para outro dia.

Tem vantagens correr na chuva?

Para quem curte provas de corrida de rua é um ótimo exercício mental. Como não é possível prever o clima no dia da prova é melhor estar preparada para qualquer clima. Por isso treinar em dias de chuva vai te deixar mais a vontade e preparada para as provas nestas condições.

O que levar, o que usar, como se comportar se o vento te pegar no caminho. Um corpo e uma mente mais fortalecido e preparado para ocasião.

Espero que tenha curtido este post! Se testar algumas destas dicas, volte para contar como foi sua experiência. Vou adorar saber! Grande abraço e ótimos treinos!

Se é iniciante na corrida e procura outras dicas rápidas, dê uma espiadas nesta guia de corridas no instagram @alineqcorre

Deixe um comentário