• Autor do post:

Tem quem goste de correr no sol, mas correr no calor do verão é muito difícil e por vezes perigoso. As vezes fico chocada ao passar pela rua, no sol de meio dia e ver gente correndo. Mas será que correr no sol faz bem ou faz mal? Vou citar 9 observações baseadas nas minhas consultas com profissionais e experiência própria.

Sinto demais os efeitos do calor, sinto meu corpo super aquece, sinto fortes dores de cabeça, fico enjoada e as vezes tenho até febre. Além de ter muitas sardas e o calor faz com que elas escureçam e se multipliquem no sol.

Qual a parte boa de correr no sol?

Estimula a Vitamina D

Sim, correr no sol e no verão tem suas vantagens. Um delas é o estimulo para produção vitamina D tão importante para nossos músculos e ossos. 

Pouca roupa pra correr

Outra coisa boa é correr com pouca roupa, se você é do time que tem vergonha de correr de TOP, se liberte! Experimente é bom demais!

 

Melhora Resistência

Quando comecei a correr não sabia dosar, iniciava num ritmo muito rápido e morria muito rápido. Faltava fôlego e resistência. Se você é um corredor que tem dificuldade de correr em ritmo constante e forte. No calor vai piorar, não tenha receio de reduzir o ritmo, você não está piorando seu rendiment. Treina pela sensação de esforço. Aproveite para treinar este conceito e conhecer melhor o seu corpo.

Foi no calor do verão que acostumei meu corpo a correr pela sensação de esforço, no início não entendia bem o objetivo do treinamento prescrito pelo professor, mas quando o outono chegou a melhora foi visível. Essa foi uma das maneiras que ganhei mais resistência e consegui percorrer maiores distâncias de forma constante.

As provas não escolhem o clima

Os corredores que gostam de provas de corrida de rua precisam se adaptar aos diversos climas. As organizações não escolhem o clima e dificilmente cancelam as provas por condições climáticas. Então treinar no sol, assim como no frio e na chuva essa é uma ótima forma de estar preparado pro que der e vier no dia da prova.

É no treino que testamos tudo para no dia da prova não termos nenhuma surpresa.

==>> Clique aqui se quiser conhecer minhas dicas sobre corridas na Chuva 

 

Quais os riscos de correr no sol quente?

Inchaço, câimbras, dor de cabeça, náusea, vômitos, tonturas, fraquezas, falta de ar, aumento da frequência cardíaca, manchas na pele e por aí vai….

Não sou médica para relacionar e comentar aqui todas as doenças provocadas pela exposição ao sol quente durante a atividade física, mas sabemos que elas existem e que precisamos ter cuidado para evitar problemas graves.

Como relatei lá no início destes post, eu mesma já tive várias experiências desagradáveis por correr sem o devido cuidado nos dias de sol quente. Acredite é muito ruim.

Então vou me ater aqui a listar as coisas que me ajudam a treinar em dias quentes e que tornam a experiência mais agradável.

  1. Durante o verão, exercite-se em horários mais fresco. A não ser que esteja inscrito para provas em condições de calor extremo. Mas fique atento sempre.
  2. Jogar água na cabeça é refrescante, beber água e molhar os pulsos ajudam também. Use e abuse deste item.
  3. Esteja hidratado para correr. Beba pequenas quantidades de água antes, durante e depois a corrida. Aliás beba água o dia todo, não espere sentir sede.
  4. Quando está muito calor termino as corridas coberta de sal do meu suor. Então para corridas longas, acima de 1 hora suplemento com cápsulas de sal e/ou eletrólitos. Converse com um profissional sobre a sua necessidade.
  5. Evite cafeína, álcool e cigarro.
  6. Vista roupas leves e soltas. Evite roupas de algodão, prefira viseiras à bonés – Os bonés aquecem muito a cabeça.
  7. Se estiver sol ou claro demais, invista num óculos escuro específico para corrida, pois não ficam sacudindo no rosto e ajudam demais a evitar dores de cabeça, pois não cerramos muito os olhos durante toda corrida e evitamos a claridade excessiva
  8. Coma comidas leves e com pouca gordura.
  9. Alimente-se pelo menos 1h30 antes do treino.
  10. Não aumente a duração ou intensidade de seu exercício nos dias que for correr no sol quente.
  11. Diminua o ritmo sempre que preciso. Sinta seu corpo e siga a sensação de esforço, não o ritmo do seu GPS.

==>> Clique aqui e conheça os protetores solar que mais curto para correr em dias de sol

 

Quando planejamos bem nossos treinos além de evitarmos problemas, temos uma recuperação após corridas muito melhor.

Durante a corrida preste atenção nos sinais que seu corpo oferece. Se sentir dificuldade de correr, ande, refresque-se e respire! Faça um planejamento de suplementação de carbo e água, evite assim a desidratação. Tenha acompanhamento de um especialista.

Não prestar atenção aos sinais do corpo faz mal em todos os sentidos, então fique bem atenta durante seus exercícios.

Muitos fatores podem influenciar sua experiência de correr em dias quentes. Não somos todos iguais, umas pessoas sofrem mais enquanto outras menos.

O peso, fatores genéticos e a experiência com a corrida podem influenciar. Então o melhor de todos os conselhos aqui é:

 Procure ajuda profissional, seja um professor de corrida, um clínico geral ou médico do esporte. Esteja sempre em dia com os exames de rotina e continue treinando. Porque as coisas só podem melhorar se você tiver paciência e curtir o processo .

Nós todos amamos correr! Mas acima de tudo precisamos ter um compromisso com a nossa saúde!

 

Já que chegou até aqui, quero aproveitar para te perguntar: 

Qual sua maior dificuldade com a corrida?

Deixe um comentário