• Autor do post:

A Floresta da Tijuca é tão fascinante que nem o frio e nem a chuva nos impede de conhecer novos percurso com a galera do TrailRun. Conhecemos nesta aventura a Trilha para o Cristo, via horto e Cachoeira dos Primatas. Foram quase 7 km de subida e 750m de ganho de elevação, subindo rapidinho  dá pra fazer em umas 2 horas.

Fomos num dia chuvoso e frio. Ainda assim o percurso tem sua beleza. Árvores gigantes e centenárias, paredões de rochas imponentes. A cachoeira dos primatas é linda,  o mirante da lagoa é de tirar o fôlego em qualquer época do ano.

Já fiz a trilha para o Cristo via Parque Lage e é bem incrível também, só que mais íngreme, porém mais curta, com quase 3km. Em breve falarei dela aqui no site. Então vamos ao que interessa! 

Mapa da Trilha para o Cristo Redentor

Trilha para o cristo via horto cachoeira dos primatas

Iniciamos a aventura na Padaria Século XX, no Jardim Botânico e corremos 1.5km até o início da trilha. Se estiver de carro existem vagas nas ruas do entorno da Padaria Século XX, mas também é possível estacionar bem no inicio da trilha (Dependendo da época do ano é preciso chegar cedo para encontrar vaga).

O que levar?

A trilha é praticamente toda de mata fechada, muitas pedras e raízes. É prudente usar repelente para espantar os insetos e mesmo as copas das árvores nos protegendo do sol, use protetor solar.

Neste percurso não tem onde comprar nada, apenas lá no cristo se entrar para visitar o monumento. Então esteja preparado com sua água, sanduiches (pão com manteiga ou amendoim ou queijo ou frango), bananada, paçoca gosto de levar por ser pequena e caber no bolso – variar entre coisas doces e salgadas  é bem recomendável.

trilha para Cristo Redentor

Importante: Leve um saco plástico para carregar todo o lixo que produzir no percurso de volta contigo. Nunca, jamais jogue ou deixe lixo nas florestas que visitar.

kit de primeiros socorros: Pode ser básico, com: remédio para dor de cabeça, antiséptico, gase, atadura pequena e o que mais desejar.

O que vestir?

Além do tênis específico para trilha, vale investir numa bolsa pequena de hidratação, roupas próprias para pratica esportiva, que seque rápido e não encharque como o algodão. Quem planeja se banhar na cachoeira dos primatas leve algo pra trocar, pois a mata é fechada e não terá sol para te aquecer no caminho.

Foi minha 4ª Trilha com o pessoal do Walter Tuche e finalmente estreei meu tênis de Trail. Como sou iniciante no trail escolhi o com melhor custo benefício para testar. E no primeiro dia de uso percebi que faz muita diferença usar o acessório certo.

1ª parada: Cachoeira dos Primatas

A trilha começa no estacionamento do final da Rua Sara Vilela, próximo ao número 460 no Jardim Botânico. Até a cachoeira dos Primatas são 2km de subida. Aproximadamente uns 30 minutos do estacionamento até lá.

Na bifurcação, um pouco antes de chegar a cachoeira, siga para direita, nas placas indicando Corcovado, Cachoeira dos Primatas – Para esquerda é a ligação com a subida da Vista Chinesa (outro percurso completamente diferente)

A Cachoeira dos Primatas é do tipo rasa boa para se refrescar em dias quentes! No platô acima tem outra cachoeira rasa igualzinha a de baixo.

Mirante da Lagoa

Passando da Cachoeira vamos nos manter a direita com destino ao Mirante da Lagoa, que fica há 500m da cachoeira. Caso vire para esquerda o destino será a estrada das Paineiras. Confira as placas do caminho e siga a direita para o nosso destino: Corcovado – Cristo.

No dia chuvoso e nublado o Mirante estava lindo, imagine num dia de céu azul? 

Seguimos nossa subida por mais 2,5km até os trilhos do trem do corcovado. Um caminho em zigue-zague, com muitas raízes, pedras e árvores que mantém sombra por todo percurso. Nesta parte do percurso é possível correr ou caminhar rápido com mais facilidade.

Após o Mirante da Lagoa teremos mais três bifurcações, todas com placas indicando o nosso  destino “Corcovado” e a distância que falta até o Cristo Redentor(Corcovado).

 

Mirante da Lagoa - Trilha para o Cristo

Tome cuidado para não errar o caminho, pois ao invés de chegar ao Cristo você  pode ir para as Paineiras, ou o Centro de visitantes das Paineiras. E na última bifurcação, um pouco antes dos trilhos do trem, se errar o caminho, pode descer para o Parque Lage. Então atenção!

Parte final da Trilha para o Cristo

Chegando aos trilhos do Trem do Corcovado atravesse com cuidado porque os trens estão em funcionamento. Siga por mais 100m na trilha e estará na estrada para o Cristo.

É possível subir uma parte pelos trilhos – Um pouco acima tem um platô lindo com Vista para Lagoa. No entanto é muito perigoso por ser bem estreito se o trem passar vai te machucar. 

Seguimos pela trilha e assim que chegar no asfalto serão um pouco mais que 700m até o portão de entrada para o Cristo Redentor.

Cuidado! Mantenha-se a direita. Nesta via passam vans credenciadas e bicicletas o tempo inteiro. Se estiver em grupo permaneçam um atrás do outro.  

É possível entrar para visitar o Cristo Redentor?

Sim, existe uma entrada para visitantes que chegam a pé e querem visitar o monumento.

O preço para carioca é mais vantajoso. Apresentando documento de identificação deve ficar em torno de R$12,00, dependendo da época do ano um pouco mais caro ou mais barato.

Para estrangeiros ou nascidos em outro estado é mais caro, girando em torno de R$50,00.

Lá dentro tem restaurantes, banheiros, lojas de lembranças e uma vista incrível da Cidade do Rio de Janeiro aos pés do Cristo.

O retorno

Como dizem: Descer todo santo ajuda, mas atenção para não machucar os joelhos.

É possível voltar pelo mesmo caminho até o Horto que totaliza um percurso de 14km. Se estiver cansado e quiser fazer outro percurso, pode usar outros recursos:

Pegar a trilha para o Parque Lage que são 2,3km de descida e fechar o passeio com quase 10 km finalizando dentro do Parque Lage.

Outro caminho viável é descer pelo asfalto da estrada que leva até o centro de Visitantes das Paineiras. Isso deve dar uns 2,5km. Lá é possível comprar o tíquete e descer de van ou chamar um motorista por aplicativo – Se o sinal do celular estiver bom.

Espero que tenha gostado das dicas e se ficou alguma dúvida ou quiser perguntar algo, manda um comentário ou um direct no Instagram, será um prazer ajudar.

Um detalhe importante: Se puder ir com guia, contrate. Achei essa trilha com a mata mais fechada e uma navegação mais difícil, por alguns momentos se estivesse sozinha teria dúvidas para onde ir.

Quer conhecer outras trilhas? Clique aqui para mais conteúdo e depois me conta como foi.

+ dicas para treinar em dias chuvosos, clique aqui. Protetores solares que indico para pratica esportiva, que não escorre e não arde o olho, clica aqui. 

No vídeo abaixo acompanhe um pouco da nossa aventura na Cidade Maravilhosa.

Deixe um comentário