• Autor do post:

Qual frequência você lava a sua bike? Especialistas dizem que é necessário uma lavagem após 3 dias de uso e se treinar na chuva precisa não pode guardar suja. Aqui no Rio de Janeiro as lojas cobram em torno de R$ 70,00 para lavar a bike, mas se você tiver tempo pode fazer isso bem rapidinho em casa mesmo.

O que você vai precisar para lavar a bike em casa:

  • pano seco e macio;
  • espuma macia;
  • detergente neutro ou sabão em pó;
  • um borrifador;
  • desengraxante de bike;
  • escovas de dente;
  • mangueira ou balde e
  • lubrificante a base de cera

Começo escolhendo um local, de preferencia espaçoso para lavar a bike, perto de uma bica com mangueira ou até dentro do box mesmo – funcionou bem e não fiz quase nenhuma sujeira no banheiro. 

Bora ao que interessa.

1. Limpeza da relação de marchas

Borrifo o desengraxante em toda corrente e relação de marcha. Deixo agir por pelo menos 10 minutos ou como especificado no modo de uso do produto.

O desengraxande específico para bike além de ser  ecologicamente correto, tira a graxa velha sem danificar as peças da bicicleta. 
Existem varias opções nas lojas específicas de bike – Uso  Algoo PowerSports

O ideal é tirar toda graxa e resíduos da corrente e da relação. Uso uma escova com desengraxante para esfregar ou o kit limpa correntes.

O kit de limpeza tem uma escova específica para limpar a relação e um limpador para corrente. Vou colocar o link do  modelo que uso para vocês darem uma espiadinha. É bem prático e fácil de usar.

Depois que escovou e desgrudou a sujeira pegue uma esponja MACIA com sabão neutro, ensaboe toda relação e em seguida enxague.

Não use a mesma esponja para ensaboar outras partes da bike, pode sujar de graxa. Agora é hora de focar só na relação e corrente.

Se ao tocar na corrente ainda estiver suja. Repita o processo.

Não use mangueira com pressão, jogue água sempre de cima para baixo, sem jatos de água na bike. para não acumular água nas partes internas da bike.

2. Lavagem do quadro e das rodas

Depois que a relação estiver limpa – totalmente sem graxa, jogue um pouco de água em toda sua bike para tirar o excesso de areia e qualquer sujeira grudada no quadro – evitando arranhar a pintura da bike ao passar a esponja.

Com uma esponja MACIA, embebecida de sabão neutro, passe por toda bike, sem colocar força para não arranhar a pintura.

Algumas pessoas tiram a roda para lavar melhor. Não faço isso, apenas limpo bem os aros e o pneu com esponja e sabão. Deixo essa limpeza pesada para o dia da revisão.

Enxague toda a bike, sem usar fortes jatos de água, para não empurrar a sujeira para lugares difíceis de tirar .

3. Tenha o hábito de secar sua bike

Com um pano seco e macio comece a secar sua bike. Não deixe secar sozinha, mesmo no calor pode enferrujar as peças e reduzir a vida útil delas. Seque tudo inclusive a corrente, relação, freios – Seque exatamente tudo!

4. Lubrifique a corrente e a relação de marchas

Com a bike limpa e seca, está na hora de lubrificar. Uso um lubrificante a base de cera (Algoo) nas correntes.
Uma gotinha em cada elo da corrente. Depois levante a bike, rode o pedal e vá passando as marchas para lubrificar toda corrente e espalhar o produto pela relação 

5. Importante ao lavar a bike

Especialistas recomendam uma geral, com mecânico a cada 3 meses. No entanto é importante estar atento aos sons da sua bike e qualquer eventualidade faça uma revisão antes. Na loja especializada vão lavar sua bike, avaliar as peças, ajustar as marchas e tudo mais que seja importante para sua segurança!

Não pedale na chuva, mas se chover durante o pedal leve sua bike imediatamente após o uso. Se possível vá a uma loja especializada. Isso é importantíssimo! A sujeira e a água da chuva, entram em todos os cantos possíveis danificando sua bike e enferrujando as peças.

Uma vez pedalei na chuva, cheguei em casa e esqueci de limpar/secar/lubrificar. Adivinha: Danificou todo meu sistema de freio.

6. Produtos que uso para lavar a bike

Não recomendo o uso de óleo diesel como desengraxante para lavar a bike

O primeiro passo é escolher produtos que não agridam a saúde e o meio ambiente. Além de oferecer baixo risco de acidentes (explosões e incêndios). Em geral, todos os solventes e combustíveis, derivados do petróleo (gasolina, querosene, tíner e óleo diesel), são tóxicos, agressivos, infamáveis e poluentes. 

Além de poluir, estes produtos podem ser agressivos em relação à pintura, vernizes e retentores. Já existem produtos que oferece tecnologias próprias para lavar sua bike com segurança. Procure sempre uma loja especializada.

Mais dicas sobre esportes clique aqui. Espero te ajudado. Se ainda restarem duvidas de como lavar a bike em casa  perguntem nos comentários que será um prazer responder!

Bons pedais.

Deixe um comentário