• Autor do post:
Enfim, uma luz. Meu tornozelo tem salvação!

Vou direto ao ponto: Meu diagnóstico é hipertrofia do tubérculo dos fibulares que fica na lateral do calcâneo. Depois de 8 meses que lesionei o tornozelo e diversas tentativas de tratamento sem 100% de efetividade. Finalmente um diagnóstico que pode ser resolvido.

Mesmo que a cirurgia seja a solução definitiva, me sinto aliviada por saber que tem uma solução simples para voltar a correr sem dor. A dúvida agora está entre fazer a cirurgia antes ou após a Maratona. Vou explicar, vem comigo.

Breve resumo de como lesionei meu tornozelo

A galera que me acompanha sabe que torci o tornozelo num pequeno acidente, com uma moto na contramão. Precisei parar minha bicicleta muito rápido, desclipar e quando apoiei o pé no chão fiz uma torção. Machuquei os tendões fibulares no tornozelo.

Fiz repouso, fisioterapia, parei de treinar um tempo, transferi minhas provas de 2023 para 2024, pois não queria treinar e nem fazer as provas sentindo dores.

De fevereiro até outubro já se foram 8 meses e mesmo com todo tratamento, acompanhamento e precaução, meu tornozelo não está 100% sarado. Já voltei aos meus treinos e alguns movimentos como nadar com pé de pato ou desclipar da bike fazem meu pé doer e inchar demais.

Resolvi fazer outra ressonância e voltar ao ortopedista para ver como está o processo e os riscos de insistir no treinamento (com dores).

1ª Ressonância do Tornozelo logo após trauma

A minha impressão como leiga, olhando os dois laudos, é que pouca coisa mudou em 10 meses entre a primeira ressonância e a segunda ressonância.

Mas minha percepção de dor melhorou: Sinto quase nenhuma dor correndo, caminhando e já consigo me equilibrar melhor sem sentir dores. Hoje só sinto dores ao rotacionar meu pé, como desclipar o pedal da bike e forçar nadando com pé de pato, por exemplo.

Ilhotas de osso denso no tálus, cubóide e epífise distal da tíbia.
Pequeno/moderado derrame articular tíbio társico e subtalar posterior, com discreta extensão à bainha do tendão flexor longo do hálux.
Distensão líquida da bainha sinovial dos tendões fibulares, com discreto edema nas partes moles adjacentes, por tenossinovite.
Associa-se, ao referido achado, discretos focos de sinal intermediário de permeio às fibras distais do tendão fibular longo, no plano da tuberosidade fibular do calcâneo, sugerindo tendinopatia. 
Há, também, pequena quantidade de líquido na bainha sinovial do tendão tibial posterior e flexor longo dos dedos, por discreta tenossinovite.
Grupos musculares e demais tendões visualizados de morfologia e sinal normais. Ligamentos estudados íntegros. Seio e túnel do tarso de aspecto anatômico.
Fáscia plantar de espessura e sinal normais.
Tecido subcutâneo sem alterações significativas”

Laudo Médico do dia 11/10/2023 

2ª Ressonância do Tornozelo 8 meses após trauma

Ilhota de osso denso no aspecto anterior do cuboide. Restante da estrutura óssea visualizada com intensidade de sinal normal. Ausência de derrame articular significativo. Grupos musculares e tendões visualizados de morfologia e sinal normais. Espaços interdigitais sem alterações expressivas. Espessamento do subcutâneo sob às cabeças do 1º e 5º metatarsos, sugerindo calosidades.

Pequeno / moderado derrame articular subtalar posterior, podendo representar sinovite pós-traumática. Ligamentos sem alterações expressivas. Moderada distensão líquida da bainha sinovial dos tendões fibulares, com discreto edema nas partes moles adjacentes, próximo ao marcador cutâneo posicionado pela paciente, sugerindo tenossinovite. Há também, pequena quantidade de líquido na bainha sinovial do tendão tibial posterior. Grupos musculares e demais tendões visualizados de morfologia e sinal normais. Seio e túnel do tarso de aspecto anatômico. Fáscia plantar de espessura e sinal normais. Edema pós-traumático no subcutâneo da face lateral do tornozelo.

Laudo Médico do dia 14/03/2023

Diagnóstico Hipertrofia do tubérculo dos fibulares

Após análise clínica e das imagens, o Dr Felipe explicou que tenho um ossinho chamado tubérculo dos fibulares, bem no local onde sinto dores que é mais pontudo e fica exatamente no ponto onde doi e incha meu tornozelo.

Esse tubérculo também é conhecido como tubérculo dos peroneiros, tróclea do calcâneo ou processo troclear do calcâneo. A literatura diz que 42% das pessoas não têm esse tubérculo, e não faz falta nenhuma. E que apenas 10% dos indivíduos têm eles aumentados e em alguns casos como eu:  A hipertrofia do tubérculo lateral do calcâneo (tubérculo dos fibulares), pode ocasionar a inflamação por atrito na passagem dos tendões por sobre este aumento ósseo. O tratamento inicial é conservador (repouso, bota imobilizadora, anti-inflamatórios e gelo), porém, em alguns casos, pode ser necessário o procedimento cirúrgico para a retirada da deformidade óssea.

tuberculo dos fibulares min

Embarque comigo nesta aventura e não perca nenhuma postagem. Cadastre-se e fique por dentro de tudo 

Faço ou não a cirurgia do tubérculo dos fibulares? Se sim, antes ou depois da Maratona?

Se eu não estivesse inscrita na Maratona de Porto Alegre e no 70.3 do Rio em Junho de 2024 (daqui à 7 meses) faria a cirurgia sem pensar duas vezes.

Dr. Felipe é atleta amador e disse que essa é uma das cirurgias que ele faria, se precisasse. A recuperação é repouso de 4 semanas, depois retornando aos poucos ao fortalecimento e ir gradualmente progredindo na corrida.

Caso eu resolva operar logo. Perderei uns 3 meses de treinamento durante a recuperação. Pode ser que nos 3 ou 4 meses restantes até a prova eu esteja apta para fazê-la bem.

O Dr Felipe me disse que meus tendões e estruturas são fortes e sem nenhum sinal de degeneração que posso ficar despreocupada que não terei uma ruptura de tendão ou algo do tipo caso eu queira esperar mais um pouco e fazer após a Maratona.

A grande questão aqui é se a dor piorar durante o treinamento pode impedir a evolução dos meus treinos e aí a operação será inevitável e não terei tempo de me recuperar para a Maratona.

Ou também pode acontecer o melhor de todos os cenários: Posso continuar com os procedimentos de fisioterapia, gelo, massagens, identificar o tipo de estímulo que machuca mais e ir dosando o treino até a inflamação nos tendões melhorar e eu continuar com meu tubérculo dos fibulares aumentado e sem nenhuma intercorrência. É possível acontecer também.

Meu objetivo na 15ª Semana de treinamento para Maratona:  Pensar nos prós e contras da cirurgia do tubérculo dos fibulares

Diante de tudo que escrevi acima…. Agora é pensar. Conversar com meu marido, com o treinador de triathlon e de musculação e por fim,  decidir o que é melhor para mim.

Veja como foi a semana passada do meu ciclo de treinamentos em: Sigo equilibrando os pratinhos – 12ª semana de treinos

Vou deixar aqui alguns conteúdos que já escrevi sobre minha tendinite dos fibulares, caso queira acompanhar um pouco mais.

Treino com pé inchado. Trauma ou excesso?

Qual o ponto de equilíbrio entre esporte e saúde?

Retornando às corridas após tendinite no tornozelo

Tendinite dos fibulares do Tornozelo: Quando decidi adiar minha maratona de 2023

Se quiser entender como construir bons hábitos, leia a série que escrevi sobre hábitos: Hábitos Poderosos parte 1: Loop do hábito

Volume de treinos na 15ª Semana de treinamento para Maratona de Porto Alegre

Nesta semana aumentei meu volume no ciclismo porque chegou o dia do Walter Route, um evento de ciclismo maravilhoso da minha assessoria. São 3 dias com percursos desafiadores de ciclismo pelas ruas e florestas do Rio. Muitos quilômetros, muita altimetria, muito suor, amor e paixão de todos os alunos e professores da equipe Walter Tuche.

Foram 3 dias incrivelmente organizados que esperamos ansiosamente todos os anos. E esse ano foi muito incrível! Esperando o próximo ano!

GlVYYTcCiCf1jA7oFygbJuzJdyXnM AC7KSbkyJ71tBTrUwMAxY8PIXcHPiegBo2XQR35metBuh8uPLbHkQdfbtxV8yVbcl88mmFlfkn2MVncCzo88QhoP4Ia3NwWKDoHoOoDSqAoPTqUiaAN432C1yw58LDBV6RyyYbqFsJspTsYstWBD7KEb6vw67zqLkIpKUu9KX0Zqk2VqnJnH RxqUN9rO0OPb1FwRbGaTZ9SIac9mx6g Rfp553 P4CQNMFdvX9Tuoqa i1jKCc9 QwzLp37C5atiLeSoCyPNTLcKHTxO0ufde5gTdHgvaCTKacNPeTsmbywX8MIxwV8lbgrne6vYa8Eix1nxs n0Em3evRrevAAEZl1fJz8LkE0aVMS2116q1XXGqf3Y7weS1aH Q
ModalidadeCorridaCiclismoNataçãoMusculação
Realizado9km 109km 3200m 2h
Acumulado469km196km 17920m 28h

Planilhas de treino detalhado no Strava

Planejamento não pode faltar. É preciso equilíbrio, foco e determinação. Família, amigos com os mesmos objetivos também ajudam muito a nos manter motivados em cada treino. Por isso sempre digo: Encontre a sua tribo, mesmo que seja um grupo de duas pessoas, se vocês seguirem em busca do mesmo propósito a força de um inspira o outro e vice-versa!

Atualizei minha planilha com detalhes de todos os meus treinos deste ciclo. Só com planejamento podemos avaliar onde estamos e onde queremos chegar. Planejamento é poder! 

Conheça também o Planner Organizador de Treinos que utilizo semanalmente, clique aqui. Vou deixar também o link aqui o meu Planner Organizador da alimentação caso tenha interesse em adquirir e utilizar.

Sigo na minha luta diária. Se quiser acompanhar minha rotina de treinos para minha primeira maratona, semana a semana, acesse meu ciclo de treinos para a Maratona de Porto Alegre 2024. Você vai encontrar muitas dicas e todos os desafios estarão lá.

Se preferir pode me adicionar em sua rede social favorita sou @alineqcorre no facebook e @alinemsnogueira no instagram, mas nem sempre fui Aline que corre, sou mãe, esposa, trabalhadora e se quiser saber mais como sair do sedentarismo para seguir a rotina de uma triatleta, clique aqui.

Até! Simbora que vem mais uma semana de treinos por aí

Deixe um comentário