• Autor do post:

Acordei segunda e ao colocar os pés no chão dor e inchaço. Estava vivendo um pesadelo no processo de treinamento para Maratona. Seria o trauma ou excesso de treinos? Imediatamente marquei médico e durante a semana já fiz a ressonância, mas enquanto os resultados não saiam precisei ficar parada. Nada de corrida.

Qual seria o verdadeiro motivo do pé inchado? Trauma ou excesso?

Quando estava no Paraná visitando meu filho que está jogando pelo time Coronel Futsal. Queria passear, curtir um tempo com meu filho e continuar treinando também. Levei minha bike, tênis, óculos de natação e tudo que precisava para manter meus treinos lá por 15 dias.

Um dia finalizando meu treino de ciclismo me deparei com uma moto na contramão, desclipei rápido e apoiei o pé direito com muita força e mal jeito no chão. Depois disso todo final de cada treino o tornozelo direito inchava e ficava levemente dolorido. No dia seguinte desinchava e seguia a planilha de treinos

No último domingo fiz um treino de 15km contínuos e num ritmo mais leve. Ao término meu pé estava mega inchado e dolorido demais. Mal conseguia andar. Então acho que foi um trauma leve seguido de excesso. Tudo junto e misturado.

Quais atitudes tomar para descobrir o motivo do inchaço do pé

A primeira e mais importante é procurar um ortopedista! Bem lógico isso, né? Mas muita gente fica dizendo, faz isso, faz aquilo, usa tal remédio, o problema é o tênis… Enfim nos dias atuais todo mundo é especialista em tudo. Então muito cuidado nessa hora! Procure um Médico.

Estive em dois médicos: Dr. Arthur Azevedo, que já me atende há tempos e Dr. Felipe Machado que é atleta da assessoria e meu treinador indicou, por ser especialista em pé e tornozelo. Ambos são excelentes e disseram que provavelmente era algo nos tendões fibulares que foi confirmado pela ressonância magnética, resumindo: “Tendinite nos fibulares”

O que fazer para tratar o trauma nos pés?

A parte boa é que ambos disseram que este tipo de problema tem resposta rápida ao tratamento. A parte ruim é que preciso parar de correr até a inflamação melhorar. Neste primeiro momento o tratamento passa por ações que reduza o inchaço e com ação anti-inflamatória.

  • 10 sessões de fisioterapia com medidas analgésicas, antinflamatórias e liberação miofascial na musculatura;
  • Remédio antinflamatório por 5 dias;
  • Gelo por 20 minutos 3 vezes ao dia;

Essa é a primeira parte do tratamento. Logo após a inflamação melhorar iniciaremos os exercícios de fortalecimento e estabilização.

A momento que sinto mais dores é exatamente quando piso ou faço qualquer movimento que gere instabilidade e por isso ambos os médicos pediram para suspender a corrida até os tendões desinflamarem. Quando voltar a correr alguns cuidados iniciais devem ser tomados como: Correr em terreno plano e estável, usar um tênis que proporcione maior estabilidade. Depois que os tendões estiverem 100% vida que segue normalmente.

Como deve ser a rotina de treinos neste momento crítico do tratamento

O médico disse que só não posso correr ou fazer qualquer exercício que gere instabilidade enquanto os tendões fibulares estiverem inflamados “em crise”. Que poderei pedalar com cuidado e nadar sem utilizar o pé de pato, para não estressar/forçar o tornozelo. E que após qualquer sessão de exercício preciso colocar gelo no local da lesão. O médico sugeriu que fizesse sempre isso (que o gelo vire rotina na minha vida)

  • Desde domingo, quando meu pé inchou demais e começou a doer muito, parei de treinar e foquei na terapia com gelo até ir ao médico;
  • Terça o médico já receitou o antinflamatório e o repouso;
  • Quarta iniciei a fisioterapia;
  • Quinta nadei 15 minutos sem dor e 30min de musculação, mas qualquer exercício que causasse instabilidade doía, por isso fiz só o básico que não gerava dor;
  • Sexta o pé estava quase sem inchaço, mas dolorido ainda. Já foi liberada para nadar e pedalar pois são exercícios sem impacto e estáveis.
  • Sábado pedalei na floresta da Tijuca por 3h – Caixa d’água x Mesa x Vista x Mirante Canoas x Postinho
  • Domingo nadei no mar de Ipanema junto com minha equipe. Natação junto com a Equipe
aline corrida
ALINE PEDAL
ALINE NATACAO
ALINE MUSCULACAO

0km

Corrida

45,4km

Ciclismo

2703m

Natação

30mim

Força

Outros conteúdos que podem te interessar

Deixe um comentário