• Autor do post:

Minha imunidade caiu em outras jornadas de treinamento. Pensei que já estava experiente neste assunto, pois com o tempo a gente vai aprendendo algumas formas de se fortalecer e evitar perde dias de treinos para uma gripe. Mas não é só o aumento do Intensidade e volume de treino os únicos que abalam nossa imunidade.

Conforme o treinamento para Maratona vai avançando, os treinos vão ficando mais intensos e volumosos. A semana passada tinha sido a mais intensa até o momento, mas nem tanto para minha imunidade cair nesta 4a semana de treinamento.

Minha garganta começou a arranhar na terça-feira e na quarta-feira todas as vias respiratórias estavam congestionadas. Ainda bem que foi rápido, entrei com um protocolo de cuidados e a gripe não me abalou por muito tempo. Alguns cuidados alimentares, físicos e emocionais sempre me ajudam a sair desse processo gripal e voltar rapidamente aos treinos.

Volume de treinos nesta 4a semana de treino.
ALINE CORRIDA Fundo Transpa2 e1674496814267
26,71km↓ Corrida
ALINE CICLISTA1 SPEED TRANSP ALINE NA FRENTE e1674496774168
149,56km↑ Ciclismo
ALINE NATACAO puro Fundo Transparente e1674496733991
0m↓ Natação
Musculacao
2h↑ Musculação
4 semana de treino para Maratona 70 3 Rio

Não foi nada fácil, precisei de um dia de descanso para me recuperar melhor da gripe, adaptei os treinos à minha condição física, ajustei a alimentação, descansei e me recuperei. Na sexta já estava bem recuperada e fiz com mais intensidade os treinos longos de pedal e de corrida.

Objetivos de treino nesta 4a semana de treinamento para Maratona
  • Iniciar protocolo alimentar rico em alimentos fortalecedores da imunidade,
  • Reduzir a intensidade dos treinos para o corpo se recuperar mais rápido do resfriado,
  • Cuidar da saúde emocional e aproveitar todo tempo livre ao lado do meu filho;
Imunidade: Alimentação, Treino e Descanso pilares que devem ser equilibrados

Antes de iniciar o meu treinamento para Maratona vinha numa pegada treinos mais calmos com baixa intensidade e volume. Quando ganhei aquele tal presente de grego no Natal (Maratona e o 70.3), voltei a treinar sério e fui aumentando gradativamente os treinos.

Ajustei rigorosamente a alimentação e tentei regular o sono e o descanso, mas esses sempre foram os pilares mais difíceis pra mim. Enfraquecendo o processo, pois se um dos pilares ficar mais fraco, já era.

Tem muita gente que diz: “Exercício demais faz cair a imunidade”. Já passei por vários profissionais de áreas distintas da saúde e sempre ouço: Se você souber se cuidar direito vai dar tudo certo e só colherá benefícios.

Estes dias estive no meu cardiologista e ele disse: Aline exercício é vída. Continue, siga seu estilo de vida, equilibre seus pilares pois a atividade física só vai fortalece o sistema imunológico, diminui o risco de doenças cardiovasculares e diabetes trazendo uma série de benefícios à sua saúde.

Quando tudo é orientado e bem dosado por profissionais só se colhe benefícios.

A cada ciclo de treinamento o equilíbrio destes pilares ficam cada vez mais claros pra mim. Mas eu não contava que o emocional poderia também abalar minha imunidade.

A imunidade caiu? Será que pode ser emocional?

Acredito que sim. Essa semana também foi a despedida do meu filho que foi jogar futsal no Paraná. Uma série de incertezas e dúvidas pairam sobre o futuro dele.

Tão jovem, aos 17 anos vivendo o dilema entre seguir a vida acadêmica ou embarcar de cabeça no alto rendimento esportivo. Para alguns pode ser fácil escolher, mas para ele que apesar de amar demais o esporte entende que o Custo de Oportunidade é alto e a tomada de decisão fica mais complicada.

Mas isso é história para outra postagem no Tema Vida de Mãe e família. Por agora vamos voltar a falar de treinos

Com todo estresse físico dos treinos e emocional da despedida se aproximando a imunidade caiu, mesmo seguindo as orientações não deu, a imunidade caiu mesmo e tive certeza absoluta de que: O emocional também é super importante no processo de treinamento.

Não só para o treinamento, mas para toda vida.

Segundo o Ministério da Saúde, tensões, medos exagerados e a sensação de que algo pode dar errado a qualquer momento são alguns sinais que,  podem indicar um quadro de ansiedade e estresse. A presença constante desses estímulos podem causar um desequilíbrio no corpo baixando a imunidade.

Como foram os treinos nesta semana de baixa imunidade.

Estava super feliz porque na semana passada tinha alcançado a velocidade prevista na planilha sem me sentir esgotada. E ter que reduzir nesta semana me chateou, mas era a melhor opção para ficar boa logo e voltar aos treinos fortes.

A experiência diz que melhor dar um passo pra trás quando o assunto é imunidade. Então segui a minha cartilha:

Deixei o Pace e os km de lado. Fiz meus treinos livres seguindo pela sensação de esforço. Fiz duas corridas uma de 50min e outra de 30min, leve a moderada.

Em todos os treinos, seja na musculação, pedal ou corrida sempre levava uma roupa extra pra trocar o mais breve possível e não ficar molhada por muito tempo.

Inclui meu antigripal na rotina, vitamina C, muita água pra hidratar e outros alimentos fortalecedores da imunidade, tudo sempre orientado pela minha nutri. Aliás se quiser saber que alimentos fazem a diferença nestas horas, dê uma espiada nesta postagem: Alimentos: É possível fortalecer a imunidade ainda mais?

Para o emocional, como eu já conhecia o problema, simplesmente aproveitei ao máximo todo o tempo que tinha com meu filho. Visitamos as Cachoeiras de Guapimirim no Rio de Janeiro, fizemos trilhas e ficamos juntinhos criando lindas memórias juntos.

E descansei bastantes. Na sexta feira já estava bem e pronta para começar uma nova semana.

Resumindo esse Primeiro Mês de treinamento:

Se você ainda não utiliza o Strava, vale a pena se cadastrar! O interessante é que o strava guarda todas as atividades que você realiza e produz ótimos relatórios para acompanharmos nossa evolução. Tem versão gratuita e paga.

Podemos colocar descrições em cada treino, como foi, como nos sentimos, incluir fotos, vídeos e até interagir com nossos amigos. Aliás se você chegou até aqui, dê um pulinho no meu perfil do estrava e me acompanha lá também.

Como pode ver abaixo tive dois dias de descanso (1º dia do ciclo menstrual e o dia que estava muito gripada)

Clique aqui e acompanhe detalhes dos treinos no Strava

calendario de Treinamento 1o Mes

Na próxima postagem comentarei sobre minha recuperação física e redução de peso e medidas.

Até a próxima!

Deixe um comentário