• Autor do post:

Após quase 30 dias sem correr por conta da tendinite dos fibulares no tornozelo direito, voltei! Retornando as corridas com tudo, no estilo Quênia correndo pra valer e pra ganhar essa Maratona do Rio. 🤣 Brincadeirinha.

Faltam 62 dias para a Maratona do Rio e estou vendo a meta de completá-la cada vez mais distante, pelo menos esse ano. O tornozelo ainda está um pouquinho inchado e sinto dores ao me equilibrar. Voltei a trotar de leve na esteira e descalça, pois me sinto mais estável. Com o tênis sinto um pouco de dor.

Meu treinador acha melhor focar no 70.3 que vai acontecer em 3 meses e terei mais tempo para me recuperar e treinar. Ele acredita que se fizer a maratona posso me sentir frustrada por não conseguir dar o meu melhor. Também pode acontecer de me sentir bem durante a maratona e na empolgação da prova, forçar e me lesionar mais gravemente.

Acho que ele tem toda razão, mas ainda não vou desistir. Quero viver um dia de cada vez! Quero sentir como será esse meu retorno nas próximas semanas. Quero conversar com meu médico e tomar a decisão mais racional possível para não me arrepender.

Retornando as corridas após a tendinite no tornozelo

Comprei um tênis novo (Saucony Kinvara) mais estável, bem leve, baixo e sem placa. Do jeito que sempre usei e gostei até começar a me aventurar nos tênis de placa e todas as lesões começaram a pipocar no meu corpo.

Vou começar a correr semana que vem com ele e depois conto tudo sobre o que achei da experiência, mas uma coisa já adianto: Não encontrei em nenhuma loja física aqui no Rio de Janeiro e na internet tem em pouquíssimos lugares e o meu número só achei em um lugar.

Mas por que o Saucony? Desistiu do Nike com placa?

Gente, não estou dizendo que tênis com placa é ruim, mas afirmo, por experiência própria, que meu corpo não esta preparado para usá-lo. Foram quase dois anos usando o Nike Tempo Next, ganhei alguns segundos de velocidade por quilometro. Fiz minha melhor meia maratona até o momento em 1h42, mas também ganhei junto muuuitas lesões. Muitas mesmo!

Tensão muscular causada pelo tênis fez o trato iliotibial entrar em colapso, lombar travou duas vezes, joelho travou e toda essa tensão muscular movimentou a cabeça da fíbula causando uma dor absurda ao correr. Tanto estresse e tratamento não valeram os minutos ganhos com a placa do tênis. Eu busco qualidade de vida!

Não estou querendo desencorajar as pessoas a comprarem ou usarem essa tecnologia. Acredito que ela chegou pra ficar, mas é preciso se conhecer, saber seus objetivos e ir com calma. Penso que pra tudo tem solução!

Falarei mais sobre essa experiência com os tênis de placa no próximo post. Vou continuar contando sobre meu retorno as corridas após tratamento desta tendinite no tornozelo, que nada teve a ver com o tênis de placa (o tênis só piorou a tendinite, mas não causou) rsrs

Retornando às corridas: descalça na esteira

Foram 24 dias sem correr, desde o dia 12 de Março quando meu pé inchou após uma corrida de 15 km na lagoa. Estava na 11ª semana de treinamento para Maratona desde então começou minha maratona para curar esse tornozelo. Depois de muito descanso, gelo, antinflamatório, fortalecimento e fisioterapia chegou a hora de voltar a correr.

Os tendões fíbulares, responsáveis pelo equilíbrio, ainda estavam frágeis e ao apoiar num pé só gerava desequilíbrio e uma dor aguda. Então resolvi voltar a correr num ambiente controlado – a esteira e sem tênis, porque o tênis que tinha era de drop alto e me deixava muito desequilibrada causando dor. Então comecei a trotar descalça na esteira.

@alineqcorre

Corrida na Esteira descalço, retornando de lesão no tendão do tornozelo. Mais detalhes em https://alinetri.com.br/2023/04/11/retornando-as-corridas-apos-lesao/ @alineqcorre #tendinitenotornozelo #maratonadorio2019 #correrdescalço

♬ som original – Aline Machado Suarte – Aline Machado Suarte

Como foi correr descalça na esteira?

Comecei com 5 minutos de caminhada e depois fiz 25 minutos de trote. Foi delicioso! Já tenho um certo costume de correr descalço na areia e na esteira da minha casa, mas correr descalça força muito o pé, principalmente a parte da frente e panturrilha. Então é super importante a pessoa que não tem esse hábito, procurar um profissional para fazer essa adaptação.

No meu caso foi ótimo, pois pisar na esteira descalço é super estável então não senti nenhuma dor nos tendões fibulares. Já o pós-corrida gerou uma dorzinha na panturrilha e uma assadura embaixo do dedão, pois em 25 minutos a esteira esquenta e o pé fino pode ficar assado.

Enfim voltei a correr!

Fiz duas corridas esta semana na esteira descalça e para próxima semana já irei para rua, usando meu Saucony Kinvara super leve e baixo. Aguarde as novidades. Sigo com gelo, fortalecimento e fisioterapia.

Pedal e Natação não aconteceu porque viajei para visitar meu filho no Paraná, então só rolou corrida, fortalecimento e muito carinho por lá.

14ª Semana de treinos

aline corrida
ALINE PEDAL
ALINE NATACAO
ALINE MUSCULACAO

10km

Corrida

21km

Ciclismo

0 m

Natação

180mim

Força

Deixe um comentário