• Autor do post:

Será que realmente é a Meia Maratona mais rápida do Rio de Janeiro? Os 21km da Asics Golden Run realmente entrega a promessa. No meu ponto de vista a Asics não só entrega os 21km mais rápidos do Rio de Janeiro, como também a meia Maratona mais bem estruturada da cidade. Vem que vou te contar o meu ponto de vista, livre de patrocínios e parcerias.

Hoje em dia tem que avaliar bem qualquer análise na internet, pois muitas pessoas fazem parcerias e ganham algo em troca para falar de uma prova, serviço ou produto. Neste caso o ponto de vista fica comprometido.

Qual a Diferença da Meia Maratona do Rio para os 21km da Asics Golden Run?

Ambas as corridas são uma celebração do atletismo, da cultura e do espírito indomável do Rio. Desde as vistas deslumbrantes do oceano e nossas belezas naturais até os prédios de concreto da Cidade. Elas prometem uma experiência inesquecível que o deixará com lembranças positivas e, em alguns casos, negativas (no caso da meia Maratona do Rio) para a vida toda.

No meu ponto de vista a Asics ganha em todos os quesitos. É superior em qualidade, percurso, quantidade de inscritos (aproximadamente 5mil) e planejamento dos postos de hidratação, suplementação e toda organização dos staffs nos 21km da prova. A prova perfeita para quem quer superar seus limites, bater seus recordes pessoais e para quem deseja ser bem cuidado durante toda a prova.

21km Asics golden run

Agora, se você deseja correr os 21km no estilo Rock in Rio das Corridas, a Meia Maratona do Rio é o evento que procura. É gigantesco com atmosfera única e energia contagiante dos quase 20mil. Justamente por este motivo carrega os problemas da superlotação e não dá para oferecer a qualidade que muitos desejam. Se quiser saber todos os detalhes da análise que fiz da Meia Maratona do Rio, clique aqui.

Esse post é sobre a Asics, Então, calce seus tênis de corrida e prepare-se vou te contar tudo sobre os 21km Asics Golden Run. Uma prova que sempre ouvi falar bem, mas agora tenho minha avaliação pessoal formada. Vambora nessa aventura.

Preparação, véspera da prova e Largada dos 21km da Asics Golden Run

Não planejei essa prova, ganhei a inscrição na véspera. Então, como não estava treinando para correr 21km e ainda me recuperando de uma lesão no quadril e tornozelo. Resolvi correr com a Isabel,uma amiga que está iniciando no mundo das Meias Maratonas e treinando para correr sua primeira Maratona no final de ano.

A Isabel me avisou que estava com um problema no intestino, que iria tomar um remédio imosec para ver se segurava a diarreia e conseguia correr. Mas que a qualquer momento poderia abortar a prova. 

Eu não estava treinando, por conta das lesões, mas já estou acostumada a correr 21km e já sabia que correr num ritmo leve não pioraria minha lesão (de acordo com meu ortopedista). Então lá fomos nós.

Minha preparação na véspera dos 21km foi o básico-do-básico, geralmente priorizo:
  • Bastante água na véspera;
  • Gatorade ao longo do dia;
  • Um aporte maior de carboidrato – aquela típica macarronada a bolonhesa e no jantar uma comidinha regrada no carbo e na proteína, do tipo: um aipim, batata doce, macarrão ou uma sopa – neste dia em especial tomei minha maravilhosa sopinha de beterraba com cubos de frango (receita tá aqui no site).
  • Descanso e um casaquinho (evitar ficar doente)!
Vale lembrar que é bom evitar qualquer coisa que possa tornar os 21km mais difícil do que normalmente é, como:
  • Verduras, legumes e frutas que soltam o intestino;
  • Comer algo novo ou na rua. Bom mesmo é fazer a comidinha em casa. 
  • Álcool, Fibras e treinos na véspera nunca é bom.
  • Não durma tarde! Vale investir num ritual do sono agradável para tirar a ansiedade;
Pra não esquecer nada no dia da prova, vale fazer aquele check-list indispensável.

Aquela bermuda preta básica e com bolsos! Preta para evitar qualquer problema de percurso (um pum ou uma visita indesejada – mulheres entenderão) e com bolsos para levar as coisinhas básicas (suplementação e dinheiro para emergência);

Se for correr para melhorar seu tempo leve o básico para ficar + leve. Como meu plano era correr por lazer, fui de bolsos cheios e:

  • Preparei aquele café preto esperto, sem açúcar e um pãozinho com uma colher de pasta de amendoim (tenho o hábito de treinar em jejum pela manhã, mas sempre faço um bom aporte de carbo na última refeição do dia anterior)
  • Protetor solar no corpo e rosto, viseira, óculos, porta número, roupa confortável, tênis habitual, meia cano longo e própria para corrida, nessa prova peguei a meia errada e fiquei cheia de bolhas nos dedos.
  • Geralmente uso 3 gel de carboidrato, um a cada 40 minutos de prova forte + 3 balas em Goma de carbo para comer minutos antes da largada.

Partiu!

A largada da corrida sempre é um momento emocionante

Tudo pronto, aquela foto com os amigos e concentração, aquecimento básico e hora de sentir a energia palpável do ar, aquela emoção toma conta de todos.

Esta prova devia ter uns 5 mil inscritos e como meu objetivo era correr por lazer, fui para o último pelotão de largada e foi tudo maravilhoso. Mas sempre é bom lembrar para respeitar o seu pelotão de acordo com o seu ritmo de prova. Se você é lenta, não saia nos primeiros pelotões. Larga na frente os corredores mais velozes e atrás os mais lentos. Isso proporciona mais fluidez na largada.

A falta de educação e/ou desinformação de alguns corredores proporciona para muitos uma experiência negativa e um empurra, empurra, grosserias, gritos de sai da frente totalmente desnecessário se os pelotões por cores nas largadas fossem respeitados pelos inscritos.

Percurso e infraestrutura dos 21km da Asics Golden Run: IMPECÁVEL

Entrega realmente o que promete. Prova mais rápido e linda! O percurso é relativamente o mesmo da Meia Maratona do Rio, passamos por alguns dos pontos turísticos famosos: Como as praias do Leblon, Ipanema, Arpoador, Copacabana, o Pão de Açúcar, Aterro do Flamengo e só uma pequena parte do Centro da Cidade e isso torna a prova realmente + maravilhosa do que a Meia Maratona do Rio, por exemplo.

A Asics aproveitou melhor o zig zag em Botafogo e quase toda pista do Aterro do Flamengo, evitando que corredor fizesse curvas intermináveis dentro do Centro da Cidade e esse foi um diferencial incrível da prova. Tornando-a verdadeiramente + rápida

As surpresas da Asics não param por aí, a infraestrutura é de cair o queixo – impecável. Sem multidão, vários staffs do decorrer da prova e o planejamento da hidratação muito especial.

Foram 3 pontos de isotônicos, com o Recovery Point, no km 12, com Isotônico, Refrigerante, Sal e Banana. Os pontos de hidratação praticamente a cada 3 km com pontos de abastecimento dos dois lados da pista. Isso pode parecer bobagem, mas para nós corredores faz total diferença e não gera um gargalo e empurra-empurra. Quem não bebe água fica no meio e quem tá do lado direito, pega água do lado direito e vice-versa. Ninguém fica cruzando a pista para pegar água. 

No Km 15 tinha um Aspersor um arco que solta spray com água para refrescar os corredores, um mimo super especial! Obrigada Asics por tornar a experiência tão bacana.

O clima super favoreceu a prova em 2023, estava uma média de 20ºC no Rio de Janeiro e o sol quase não apareceu, quase nenhum vento contra em Copacabana. Aliás eu até senti um vento a favor, delícia!

A chegada é o melhor momento, sempre! Com amigos e familiares vibrantes torcendo. É de emocionar! 

Como foi a minha experiência nos 21km Asics Golden Run em 2023?

Foi minha primeira corrida de 21km pela Asics Golden Run e diferentemente de todas as outras Meias Maratonas que já participei, a Asics deu um Show de organização. 

Meu objetivo era curtir a prova e acompanhar minha amiga Isabel, que estava com o um pequeno probleminha intestinal. Então nossa missão era concluir a prova. E como pode ver na foto, concluimos divertidamente. Sem nenhum pitstop no banheiro…rsrs

21km Asics golden run

Todos os meus amigos que estavam treinando para vencer recordes pessoais tiveram sucesso nesta prova. Ela é realmente a mais rápida do Rio de Janeiro. A partir de hoje é uma prova garantida no meu calendário. Ano que vem irei buscar meus recordes pessoais.

Desculpe não ter falado sobre a estrutura da retirada de kits e da arena da prova, pois não usei. Mas relatos de amigos disseram que atendeu a expectativa. Pelo menos não vi ninguém falando mal

Se assim como eu, você se animou para correr os 21km da Asics Golden Run ano que vem, segue o link da prova e nos encontraremos lá.

Deixe um comentário