• Autor do post:

Preparar seu checklist para corridas faz parte de uma das etapas de preparação para a prova. Do que adianta meses de treinamento se no dia da prova você esquecer um item essencial como um suplemento, óculos para proteger os olhos do sol ou até mesmo uma vaselina para passar em locais de atrito e sair da prova todo assado, com calos ou desidratado.

Quer você vá para uma prova alvo, super planejada há meses ou para uma prova rotineira, apenas por lazer ou treino. Fazer um check-list de corrida só vai te ajudar.

Vou deixar aqui um link para um modelo de checklist para corridas, já com alguns exemplos do que levar e um outro para você mesmo preparar a sua checklist para corrida e não esquecer nada.

Checklist para Corridas
Checklist-para-Corridas

Clique na imagem para baixar os modelos de checklist para corridasem pdf

Veja alguns itens que não podem faltar no seu checklist para corridas

  1. Verifique a previsão do tempo para evitar surpresas. Se estiver frio ou calor, se prepare para a ocasião. No caso de chuva e a corrida for muito longa, avalie a necessidade de uma capa de chuva;
  2. Vestimenta adequada: Separe o tênis e vestimenta que você já está acostumado a usar. Nunca, em nenhuma hipótese, vá fazer uma prova com algo novo que nunca experimentou. Existe um grande risco de se machucar. Ter assaduras ou incômodos durante a prova;
  3. Lembre de usar uma meia própria para corrida e vaselina para evitar assaduras. Muitas pessoas usam vaselina nos pés, nos mamilos e entre as coxas para evitar que o contato repetitivo irrite e machuque;
  4. Roupas confortáveis: escolha roupas leves e respiráveis que permitam a liberdade de movimento durante a corrida. Sigo sempre a regra de um professor. Bermuda/Calça tem que ser o preto básico, assim disfarçamos mais qualquer desconforto com intestino solto ou uma menstruação fora de época.
  5. Estude o percurso da sua corrida, onde ficam os postos de hidratação para avaliar a necessidade de levar mais água. Confira também a altimetria e assim planeje melhor sua suplementação e hidratação.
  6. Certifique-se de estar hidratado antes de começar a corrida. Se a corrida for difícil, longa ou em um dia muito quente, tome algo como gatorade nos dois dias que antecedem a prova
  7. Lembre-se sempre do Protetor solar. Aplique protetor solar antes de sair em todo corpo por baixo da roupa e no rosto. Proteja sua pele dos raios UV, mesmo em dias nublados.
  8. Lembre-se de usar boné e óculos de sol que protegem ainda mais do sol. Além de proteger a visão de objetos que voam junto com o vento e podem machucar seus olhos. Tem pessoas sensíveis à claridade, eu sou uma delas, o óculos ajuda muito e evita aquela dor de cabeça após corrida.
  9. Verifique seus acessórios, fones de ouvido confortáveis para quem curte uma música.
  10. Monitor de frequência cardíaca: se você costuma monitorar sua frequência cardíaca durante a corrida, certifique-se de que seu dispositivo esteja carregado e pronto para uso.
  11. Se na corrida tem guarda volume, reserve uma sacola com uma camisa extra para tirar a suada assim que terminar a corrida, protetor solar, remedinho dor de cabeça ou outro que considera importante
  12. Por fim lembre-se de consultar o horário e local da largada. Agende com antecedência seu motorista por aplicativo ou planeje direitinho como fará para chegar. Geralmente as provas acontecem muito cedo. Antecipe possíveis problemas.
  13. Divirta-se: lembre-se de aproveitar cada momento da corrida e desfrutar dos benefícios físicos e mentais que ela traz.

Faça seu checklist para corridas que vai te auxiliar na organização, segurança, alimentação adequada, saúde e motivação, contribuindo para que você esteja bem preparado para o evento e desfrute ao máximo da experiência.

Então, esse checklist para corridas faz parte da minha rotina na véspara da prova e me ajuda bastante. Geralmente é um dia que estamos mais ansiosos e agitados o que favorece o esquecimento. Espero que tenha gostado e se tiver alguma sugestão pode colocar nos COMENTÁRIOS.

Em “PROVAS QUE PARTICIPEI”, sempre escrevo sobre os detalhes das provas que participei. Conto tudinho desde a preparação, a véspera, o dia da prova, o percurso, as coisas ruins e boas da prova e as emoções que vivi em cada quilômetro.  

Se preferir pode me adicionar em sua rede social favorita, sou AlineTri no facebook e AlineqCorre no instagram sempre coloco dicas legais e muito conteúdo sobre a criação e fortalecimento de hábitos saudáveis.

Espero que goste deste conteúdo e te encontro na próxima corrida!

Deixe um comentário