• Autor do post:

O Ironman 70.3 Rio 2023 foi um sucesso! Quem me acompanha aqui sabe que não participei como atleta, mas como torcedora do meu marido senti a adrenalina desta linda prova por um outro prisma

Uma prova de Ironman 70.3  é uma competição de triathlon, para profissionais e amadores, que reúne 3 esportes: Natação, Ciclismo e Corrida, exatamente nesta sequência realizados no mesmo dia e em sequência.

O Ironman 70.3 Rio de Janeiro acontece anualmente, no mês de julho, na cidade do Rio de Janeiro. É uma prova prestigiada do esporte no Brasil que atrai competidores de todo o mundo pela contemplação de  paisagens deslumbrantes

Em 2022 muitos amigos que realizaram a prova reclamaram do percurso na modalidade do ciclismo por darem muitas voltas no mesmo local e da natação no mar do Recreio, que fica constantemente agitado (em 2021 muitos atletas abandonaram a prova por conta da natação). Então eles resolveram mudar o percurso em 2023 e pelo jeito foi um sucesso!

Um pouco sobre a preparação para Ironman 70.3 do rio de Janeiro

É um treinamento que exige muito foco, disciplina e renúncia. A renúncia pode parecer para muitos um exagero, mas existe na vida de um atleta que deseja fazer uma boa prova. Quando digo boa, não me refiro a ser campeão, mas em curtir a prova em todos os momentos e sofrer menos. 

Sim, sofrer menos, porque não é uma prova fácil. Mas é possível, através do treinamento, curtir uma excelente prova.

Quando embarcamos no mundo do triathlon, Alisson e eu decidimos que precisamos de suporte profissional e foi a melhor coisa que fizemos. Nós treinamos hoje e acredito que pra sempre na assessoria do Walter Tuche

 O “velho”ou “profeta”, como é carinhosamente chamado o Walter por nós, é um ser humano incrível, é professor e dono da sua assessoria há muitos anos e foi um dos pioneiros do triathlon no Rio de Janeiro. Conhece muito do assunto e preza demais pela saúde e segurança dos alunos

Tempo de preparação para um 70.3

No Walter tinham uns 70 atletas inscritos no Ironman 70.3 do Rio de Janeiro os treinos eram mega especiais e toda a assessoria estava muito comprometida com a prova, os inscritos e os não inscritos. Então dá pra imaginar como foi o dia da prova. Sensacional! Muita gente foi pra ajudar, torcer, gritar, homenagear e fazer a festa. Eu fui uma dessas torcedoras doidas.

Se quiser sentir a adrenalina da louca aqui, dá uma olhadinha nos destaques que deixei no meu instagram. Link dos meus destaques do 70.3 Rio 2023

Diferente de qualquer outra prova, uma prova de triatlo tem dois grandes diferenciais: a organização e a magia da torcida!

Ironman 70.3 Rio 2023

Tempo de preparação para um 70.3

Falando como atleta amadora. O meu ciclo completo para o 70.3 de Florianópolis foi de 6 meses e achei um bom tempo de treinamento. Mas tenho certeza que cada um tem seu tempo de aprendizado. Depende muito do treinador e do seu processo individual.

Estou no triatlo por diversão, superação pessoal e principalmente qualidade de vida. Quando me lesionei no tornozelo e no quadril o Walter tentou de tudo para me ajudar na recuperação, mas juntos percebemos que eu ficaria mais feliz se transferisse a prova para 2024 e com certeza foi a melhor decisão que tomei, pois não teria tempo para treinar e faria a prova sentindo dores se insistisse.

Sobre a organização do Ironman 70.3 Rio 2023

A chancela do Ironman é o tipo de prova feita de atletas para atletas. A organização entende exatamente do que o atleta precisa, o que o atleta espera e melhor ainda: A organização sabe encantar os atletas e os torcedores desde a semana que antecede a prova até o pós-prova.

Como acompanhei meu marido em todas as etapas da prova vou citar algumas coisas que observei e tentar falar um pouco sobre essa organização top da prova.

Eventos técnicos 

Eles são um passo a passo de tudo que o atleta precisa fazer, como fazer, quando fazer. É como se os atletas pudessem ver a prova acontecendo com antecedência. Mesmo para os veteranos a live técnica é importante para sanar todas as dúvidas da prova.

A retirada dos kits

Retirada dos kits é sempre um show. Nesta edição do Rio em 2023 estava top, sempre com agendamento de horário para evitar filas e com muitas lojas. Se posso destacar um ponto negativo é o preço. Tudo é caro! Ou eu que sou pobre. Então caro é relativo. Mas no meu ponto de vista esse é um ponto negativo. Tudo mais caro.

O que vem no KIT do Ironman 70.3 Rio

No 70.3 o Rio em 2023 cada atleta recebeu 3 sacolas de cores diferentes (azul, vermelha e branca).

Azul era para colocar tudo necessário na T1 (transição 1 da Natação para o Ciclismo) que foi deixada no Forte de Copacabana, junto com a bike. Nela era para colocar tudo que o atleta precisava utilizar após sair do mar para se arrumar para pedalar.

A vermelha era para ser colocada na T2 (transição 2 do Ciclismo para a Corrida) que foi deixada na Marina da Glória. Nela continha todos os itens que o atleta precisa ao terminar de pedalar para se arrumar para correr.

A branca era para guardar itens que poderiam ser colocados no guarda volume para deixar no início da prova e ser retirado no final da prova. Ali os atletas guardam roupas secas para trocarem e qualquer coisa que precisem.

Também receberam 2 tatuagens com números para adesivar no corpo, e vários adesivos com número para identificar a bike, o capacete e as sacolas. Receberam o número de peito e algumas amostras grátis dos patrocinadores do evento.

Uma camisa verde do evento escrito ATLETA nas costas e uma linda mochila de transição preta com detalhes azuis personalizada com a marca Ironman.

Organizando a Transição no Ironman 70.3 Rio

O Check-in das bikes é feito no dia anterior à prova. Como no 70.3 do Rio as transições T1 e T2 foram feitas em locais diferentes, foi necessário deixar as bikes na área de transição 1 e a sacola vermelha, com os itens para corrida, na área de transição 2. E tudo muito bem organizado, com horários definidos e até uma van para deslocar os atletas de um ponto ao outro.

As bikes ficam presas em cavaletes identificados e as sacolas num cabideiro também identificado com o número de cada atleta. Ficando mais fácil encontrar na hora da transição da prova.

 O que colocar em cada transição?

Nesta prova, só acompanhei a preparação do meu maridão. Então não tenho o que dizer de especial, mas um conselho que vale sempre repetir é: Leve, utilize e faça na prova tudo que você testou nos treinos.

Nada de novo! Não siga a dica que o amiguinho deu na véspera da prova. Pode ser ruim, pode dar cagadeira, pode machucar. Então treine e teste nos treinos o que vai fazer na prova, faça treinos de transições que é importante e no caso do nosso grupo ajudou muito.

Em geral na T1 deixamos na sacola o principal capacete e sapatilha. Tem atleta que “perde” um tempinho extra para colocar meia, luva, óculos e protetor solar para pedalar com mais conforto. Gosto de deixar uma garrafinha de água para tirar o excesso de areia dos pés. Perco 10 segundos e ganho mais conforto.

A suplementação muitos atletas prendem na bike com fita crepe. Tem bikes TT com espaço no quadro para colocar os suplementos  Eu particularmente deixo uma camisa de ciclismo na sacola de transição com toda minha suplementação nos bolsos da camisa e até um remedinho para dor de cabeça (sempre é bom, no meu caso sinto dores de cabeça quando fico muito exposta ao sol)

Já na T2, na sacola vermelha, coloco os itens para corrida, tênis, uma viseira, gel de carbo, cinto porta número e um pouco de protetor solar no rosto. Só!

Cuidado especial com os atletas torcedores e moradores

Uma questão que vale a pena frisar aqui é a atenção da organização com os atletas, moradores do entorno da prova e com os torcedores. Todos os staffs são muito atenciosos. A prova é realmente contagiante.

Sobre o Percurso do Ironman 70.3 Rio 2023

A Largada e a natação

A largada aconteceu entre o posto 5 e o posto 6 de Copacabana, bem organizada no sistema “Rolling Start”  os atletas se alinham de acordo com o seu tempo previsto para o percurso de natação e a cada 5 segundos largava 10 atletas. O seu tempo começa a ser contabilizado no momento da sua largada.

O mar estava muito bom, temperatura boa só teve um detalhe que ouvi muitos atletas reclamando, sobre a orientação das bóias. Muitos atletas confundiram a bóia 2 com a 3, o que dificultou a orientação e precisaram nadar um pouco mais para corrigir o percurso que erraram. Os atletas sugeriram uma diferenciação nas cores das bóias.

Transição 1

Foi braba! A galera teve que correr uns 700m em partes com paralelepípedos e subida, do mar até a T1 onde estavam as bikes. Após pegar a bike tinha que descer esses 700m empurrando a bike até o ponto de montagem para iniciar a etapa de ciclismo.

O percurso de ciclismo

Parecia bem confuso olhando no mapa. Foram praticamente 3 voltas passando pelo túnel Marcelo de Alencar que colocou medo em muitos participantes, pois é como um mergulhão – um descidão seguido de um subidão – Os atletas passaram por ele, indo e vindo, 6 vezes. Mas ao terminar a prova conversei com meus amigos que disseram que foi tudo muito tranquilo e o percurso estava bem organizado, a prova de erros.

Os pontos de hidratação do ciclismo são muito bem estruturados e a cada 15 km. O atleta precisa apenas reduzir um pouco e pegar a squeeze branco com água ou a squeeze laranja com isotônico é oferecido banana e, caso o atleta precise, tem banheiros.

Transição 2

Foi bem rápida, acho que para compensar a T1 que foi bem demorada. O atleta chegava na área de desmonte, deixava a bike na mão do staff e já corria para o varal onde deixou a sacola e se arrumava rapidinho e saía correndo.

A corrida

Foi no Aterro do Flamengo, um percurso plano bem estruturado de 7km no asfalto liso bom. O atleta precisava dar 4 voltas no circuito repleto de torcedores enlouquecidos, gritando e vibrando. 

Os pontos de hidratação são a cada 2,5km e oferecem água, isotônico, banana, biscoito salgado, sal, refrigerante e paçoca. Ah! tinham banheiros limpos e com papel higiênico, segundo meu marido foi perfeito, pois ele teve dores de barriga durante a prova.

 A organização faz um percurso contando com a presença maciça dos torcedores, pois entende a importância dos torcedores durante toda a prova. Por isso fizeram um Guia dos Torcedores. Muito bacana! Assim deixaram todos cientes de como seria a prova. Baixei e salvei. Vou deixar o link do guia 2023 aqui só para vocês verem como a organização desta prova é sensacional.

A chegada é maravilhosa

Sempre é um espetáculo à parte. O pórtico de chegada tem um super tapete gigante personalizado num corredor repleto de bandeira e muita gente gritando e vibrando. Só digo uma coisa! É emocionante demais cruzar aquele pórtico.

O atleta que concluiu a prova recebeu uma linda medalha, uma camisa finisher verde linda e uma toalha grande laranja para se aquecer, secar e limpar.

Pontos Negativos

Será que tem? Sempre tem né. Como observadora e atenta a tudo que meus amigos falavam vou citar

  • Retorno para casa

Como a largada e a chegada eram em locais distantes houve um pequeno contratempo para quem estava sozinho, sem staff da família, sem carro etc. As formas mais indicada era o Metrô na estacão Flamengo, taxi, motorista por aplicativo ou pedalando (caso ainda tivesse disposição).

Quem foi de metrô reclamou muito pela estação ser longe e pela dificuldade de chegar lá cheio de bolsas das transições, bicicletas …. Imagine carregar tudo de volta pra casa no metrô? Descer ou subir escadas com bicicleta e um monte de coisas….

Quem tentou taxi ou motorista por aplicativo também teve dificuldades, pois nem todo motorista aceita uma pessoa toda molhada de suor e bicicleta dentro do carro.

  • Percurso de Ciclismo

Algumas pessoas acharam perigoso a grande quantidade de voltas que tiveram que fazer dentro do túnel, mas outras pessoas gostaram da experiência. Meu marido disse que foi tranquilo, mas fica aí um ponto de interrogação.

Considerações finais sobre a Prova Ironman 70.3 Rio 2023

Bom, depois de ter vivenciado essa experiência como torcedora, sem dúvidas nenhuma, serei a primeira pessoa a me inscrever para 2024.

Bom! Esse foi o conteúdo que preparei para relatar sobre essa linda prova que já virou minha queridinha e espero que gostem. Se quiser saber mais sobre provas do Ironman 70.3, clique aqui

Se quiser acompanhar minha rotina de treinos para o próximo 70.3 Rio de 2024 e para minha primeira maratona, acesse meu ciclo de treinos que você vai encontrar muitas dicas por lá.

Tem também o ciclo de treinamentos de 2023 para minha primeira maratona que não aconteceu, por conta de lesões. Neste ciclo conto tudo sobre as lesões e o processo de recuperação

Se preferir pode me adicionar em sua rede social favorita sou @alineqcorre no facebook e @alineqcorre no instagram, mas nem sempre fui Aline que corre, sou mãe, esposa, trabalhadora e se quiser saber mais como criei hábitos poderosos para sair do sedentarismo e seguir a rotina de uma triatleta, clique aqui.

Deixe um comentário