• Autor do post:

Abri a planilha nesta 3a semana de treino para Maratona e mais treino de tiro… Quem aguenta isso? Vinha tentando me auto convencer que em breve o condicionamento chegaria, mas quando tudo parece que estava ruim, piorou pra depois melhorar. Meu relógio Polar não carregava.

E agora, como vou cadastrar meus treinos? Como vou saber se estou na velocidade planejada? Como marcarei a distância? Era só o que me faltava. Gastar mais dinheiro pra comprar um relógio novo.

Mude a rota e trace novos objetivos para acabar com o estresse

Iniciar o treinamento de qualquer já é muito desafiador. Imagina treinar para uma Maratona que você nem sonhava tanto em fazer, mas caiu no seu colo de presente do Marido? Não dá nem pra dizer: Você se inscreveu agora aguenta o treino.

A mais pura verdade é que quase surtei quando ganhei o presente de natal e estava com meu nome na inscrição da Maratona do Rio 2023. Presente de Grego? Basicamente sim. Mas isso é história pra outro post (clique aqui e divirta-se). Mas como sou dessas que encaro de frente o desafio, tá na hora de focar nas coisas boas, mesmo que o relógio quebre e os treinos de intensidade me enlouqueçam.

Novos objetivos nesta 3a semana de treino para maratona foram:
  • Faz todos os treinos se baseando na sensação de esforço e não nas métricas do relógio,
  • Reiniciar os pedais longos do final de semana junto com a equipe,
  • Incluir a mobilidade na minha agenda de treinos (dores no Iliopsoas)

Pesquisando descobri que parece comum o carregador do Polar Vantage M quebrar com o tempo. Alguns colegas da equipe me ofereceram um carregador para testar.

Dos males o melhor! Testei e o problema era justamente no carregador por indicação comprei um carregador genérico, mas que vai demorar a chegar. Então preciso de uma alternativa para continuar treinando.

Uma super amigona me ofereceu compartilhar o carregador dela. Quem tem amigo tem tudo! Obrigada Fê, salvou os treinos aqui!

Fazer o treino baseado na sensação de esforço e esquecer o pace, pode dar bom.

Até descobri o problema do relógio fiz alguns treinos de tiro a moda antiga. Marquei a quilometragem no chão, corri pela sensação de esforço e deixei o celular registrando pelo app do strava no bolso da bermuda. Acredite, foi o melhor que eu fiz neste momento do meu treinamento!

Esquecer o pace, soltar as pernas e simplesmente fazer o treino de tiro na sensação de esforço me surpreendeu. Quando cheguei em casa e avaliei o treino estava muito melhor do que o planejado.

As vezes em situações estressantes podemos parar e pirar ou aproveitar a oportunidade para fazer melhor, experimentar algo novo e tirar proveito da experiência.

O treino de tiro sem relógio foi fundamental para testar meu cardio e avaliar minha sensação de esforço sem me preocupar com o tal pace. Que cá pra nós, as vezes atrapalha.

Agora se você está lendo esse meu relato e não faz ideia de como se programa treinos no relógio de corrida, dá uma passadinha nesta postagem aqui e experimenta um dia, vai perceber a facilidade que a tecnologia nos permite.

Sobrei, quebrei, cansei, mas recomecei os pedais longos com a equipe

Depois do Iron70.3 de Foripa em Abril, posso contar nos dedos da mão quantos pedais longos fiz. Foram poucos. Agora preciso recomeçar e conciliar os treinos da Maratona com os treinos do 70.3 que acontecerá um mês depois da Maratona.

Com a cara, a coragem, o marido e amigos fui para o primeiro pedal longo do ano. O plano era fazer o Circuito Olímpico.

Seguimos pela Orla da Barra e mesmo no super vácuo no meio do pelote meu cardio estava ferrado. Na verdade meu treinador passou por mim e gritou: “Aline, vai pra outra fileira”. O vento estava vindo pela lateral, o que me obrigava a fazer mais força que o normal. Pensei: “Não estou tão mal, a culpa é do vento”

Ai entramos na Reserva, onde geralmente o coro come e uma amiga furou o pneu duas bikes a minha frente. Moral da história abriu um buraco no pelote e não tive nenhuma condição de chegar no grupo a frente e só vi o povo se afastando. Pensei: “faltam só uns 60kms, dá pra ir sozinha”

Encontrei essas duas meninas na foto e segui pela reserva com elas. Quando de repente vou me aproximando de um amigo da equipe, dois, três, quatro, a parece o professor Betão reagrupamos formando um pelotinho de um pouco mais de 10 amigos que também sobraram.

E assim conclui meu primeiro pedal longuinho, escutando os amigos machões, justificando o porque sobraram na reserva…. kkk Esses meninos!

a6064ab95c066a8852c42582027eedc2. min
Dores no iliopsoas: incluir mobilidade + alongamento na rotina

Você sabe o que é o iliopsoas? É um músculo pequeno do quadril que dói demais quando está tensionado e de acordo com um dos professores da assessoria, super especialista em movimento e fisiologia, a melhor coisa é alongar, trabalhar mobilidade todos os dias e depois de todas as atividades físicas. Além de ter que fazer liberação. Pois bem, tô tentando! Se fazer maratona fosse só correr todo mundo faria…

Vou deixar aqui um link com uma das séries de alongamento/mobilidade que faço e ajuda muito a aliviar a dor do iliopsoas. Se você sofre deste problema, espero que ajude!

Volume na 3a semana de treinos

ALINE CORRIDA Fundo Transpa2 e1674496814267
40,94km↑ Corrida
ALINE CICLISTA1 SPEED TRANSP ALINE NA FRENTE e1674496774168
97,34km↑ Ciclismo
ALINE NATACAO puro Fundo Transparente e1674496733991
5562m↑ Natação
Musculacao
50min↓ Força

Deixe um comentário