• Autor do post:

Mais do mesmo aqui no Rio de Janeiro! O que foi essa Meia Internacional do Rio 2023? 21k na cidade maravilhosa! O mesmo percurso da Rio S-21k, Meia Maratona do Rio e da Asics Golden Run. Cheia demais! Só não é tão pior que a Meia Maratona do Rio no quesito lotação e organização!

Tanto a Meia Maratona do Rio como a Meia Internacional do Rio, entendem que superlotam suas provas e por isso cobram uma taxa a mais para os corredores que desejam largar mais a frente, no Pelotão Premium. O Pelotão Premium fica logo após a elite e na frente do pelotão geral. Isso facilita um pouco os que desejam correr para superar seus recordes pessoais. No entanto, a grande maioria dos inscritos sofrem um pouco com essa superlotação e vivenciam experiências desagradáveis durante a prova.

Qual o diferencial da Meia Internacional do Rio 2023?

Assim como todas as outras provas de 21km que citei acima, a meia internacional do Rio 2023 entregou: 

  • Cenário Deslumbrante: A rota da Meia Maratona oferece vistas espetaculares, passando por praias deslumbrantes, pontos turísticos famosos e paisagens exuberantes da cidade.
  • Vibração Energética: A atmosfera durante o evento é contagiante, com milhares de corredores e espectadores animados, criando uma experiência única e motivadora.
  • Diversidade Cultural: A corrida atrai participantes de diversas culturas e nacionalidades, proporcionando um ambiente multicultural que celebra a unidade através do esporte.
  • A expor na retirada do kit e arena da prova: Sempre contam com diversas empresas do ramo esportivo o que garante uma ótima oportunidade para conhecer as novidades nos produtos esportivos.
  • Os pontos de hidratação desta prova foram bem estruturados. A cada 3km tinha água dos dois lados da pista! E nos 12km ofereceram isotônico em sachê como a Rio S-21k, a maioria das meias no Rio distribui isotônico em copos descartáveis; dificultando muito para beber correndo. Mas foi só isso! nada de gel, frutas, nada durante o percurso.

Quais os pontos negativos da Meia Internacional do Rio em 2023?

  • Condições Climáticas: As temperaturas e umidade do Rio podem ser desafiadoras, especialmente para corredores não acostumados ao clima tropical. Essa prova acontece no inverno, o que a torna muito enigmática. Vai ter edição que será super quente e úmida e outras com uma temperatura boa de 18ºC e o risco de cair um pé d’água como esse ano de 2023. Choveu forte por 10 minutos e depois fez um calorzinho no final da prova.
  • SuperLotação: As mais famosas são também as que deixam mais a desejar. Assim como a super Meia do Rio, essa Meia Internacional é uma prova super cheia e isso a torna pouco atrativa para mim. É difícil correr num ritmo constante sem ter alguém te empurrando, gritando “sai da frente” ou você mesmo tem que pedir licença para passar pelos grupos que fazem um paredão humano e correm devagar.
  • Falta de conhecimento dos corredores: Esse tipo de prova lotada deveria investir na divulgação de boas maneiras na corrida. Fazer um panfleto com algumas informações básicas, tais como: os mais lentos largam mais atrás, correm pela direita, a esquerda fica livre para ultrapassagem e corra em dupla e evite fazer paredões na rua.Essas informações são básicas, mas muitos desconhecem.
  • Estrutura simples: Um mega evento com uma estrutura normal! Nada de novo ou que pudesse encantar/surpreender os participantes. 
  • Largada em pelotão único: Pra mim o pior que eles poderiam fazer! Corremos do início ao fim tendo que desviar dos grupos de corredores caminhando que largaram lá na frente.

Qual a melhor meia maratona do Rio de Janeiro?

Das 4 provas que corri estes ano e que possuem o mesmo percurso, destaco como melhores a Rio S-21k e a asics golden run. Ambas foram mais organizadas, surpreenderam e não estavam super lotadas como a  Meia Maratona do Rio e essa Internacional do Rio. Foram realmente mais rápidas pelo simples fato de não estarem lotadas e não sendo preciso desviar de tanta gente.

Minha preparação e treinamento para correr 21k

Estou longe da minha melhor performance, voltando aos treinos após uma lesão, recomeçando os treinos de velocidade com volume semanal de no máximo 40km, não podia exagerar na prova. Fui para fazer meu treino longo de 16km e aproveitar o evento.

Na alimentação segui o plano de sempre: Bastante água nos dias que antecedem a prova. Um aporte maior de carboidrato – comi uma pizza + uma garrafa de gatorade ao longo do dia e no jantarzinho regado no carbo e na proteína, curto: um aipim, batata doce, macarrão, uma sopa. Mas na véspera da prova comi mesmo foi tapioca com dois ovos. Delícia! Em véspera da prova, evito: Comer algo novo, verduras e qualquer coisa que solte o intestino.

Priorizei: Descanso, Água, Carbo, Gatorade e um filminho em casa pra relaxar sábado a noite. Dei aquele confere no meu checklist, na noite anterior e fui pra cama cedo (veja meu checklist com 13 dicas imperdíveis)

Meia-Internacional-do-Rio-2023

Qual o percurso da Meia internacional do Rio 2023?

Começando em Ipanema, no Jardim de Alah e terminando no Aterro, sem aquela parte ruim do centro, graças a Deus! Eles tiraram aquele monte de curva no Centro da Cidade, deixando o percurso mais linear.  

A temperatura foi de 21ºC e umidade de 86%, mas com uma pancada de chuva forte que durou uns 10 minutos, após 1 hora que a prova havia começado.

Estratégia para correr uma meia maratona

A minha é dividir a prova em 3 partes: 7/14/21

Meu treino deste domingo era 16km num pace entre 5:20 a 5:10. O que para mim já é mais arrojado, nesse retorno. 

Já fiz uma meia maratona com pace de 4:50, mas estava no auge do meu treinamento para ironman 70.3 e não tinha enfrentado nenhuma lesão até o momento.

Então meu plano foi aquecer os primeiros 4km e depois tentar chegar no ritmo planejado. Mantenho a mesma estratégia em praticamente todas as provas; mas nessa prova alterei um pouco:

  • Comi 2 bisnaguinhas com café ao acordar;
  • Ao largar tomei uma cápsula de bicarbonato e 1 comprimido de BCAA;
  • Os primeiros 4 km aqueci num pace mais confortável e moderado;
  • No km 6 tomei um gel de carboidrato com água da Mombora;
  • No km 12 estava um pouco enjoada e tomei metade de outro gel de carboidrato com água.
  • No KM 18 estava um pouco cansada e tomei a outra metade do gel e dei o máximo que pude até a chegada;
  • Pra mim o mais importante é beber um gole de água em todos os pontos de hidratação! Para não desidratar, 

Fui oscilando no ritmo, porque a prova estava muito cheia. Dei meu máximo, sem colocar em risco a estrutura do Tornozelo que não está 100%. Me senti bem e sem dores correndo. Nos 3 kms finais senti um pouco mais de cansaço, parei, bebi uma água e segui pra terminar✅

Não abro mão de fazer um aquecimento antes da corrida, mas como essa era uma prova treino, fiz meu aquecimento nos 4 km iniciais da prova. Para quem corre pra tempo é sempre bom ter atenção na largada para não começar muito forte e faltar energia para o final da prova.

Essa está longe de ser a minha prova favorita, mas para treinar ela cai bem. Se você correu a Meia Internacional do Rio e tem uma opinião diferente da minha, conta para a gente nos comentários o que mais te agradou nesta prova.

Hoje a Meia Internacional do Rio é organizada pela Yescom Veja o site da prova

Outras Provas inesquecíveis

Cada prova é uma história! O treinamento é um grande aprendizado, me ajuda a manter a rotina saudável. Faço amigos que me inspiram a dar o meu melhor e tem aqueles que de alguma forma inspiro também. Não porque queremos ser os primeiros colocados, mas porque queremos superar os nossos limites pessoais. Se isso nos levar à conquista de um pódio, ótimo. Mas a conquista principal é o novo estilo de vida: “ter mais saúde e mais oportunidades de aproveitar a vida com mais qualidade.” Simples assim!

Então essa é a minha percepção sobre a Meia Internacional do Rio 2023. Espero que tenha gostado desta resenha! Se tiver alguma dúvida pode colocar nos COMENTÁRIOS.

Em “PROVAS QUE PARTICIPEI”, sempre escrevo sobre os detalhes das provas que participei. Conto tudinho desde a preparação, a véspera, o dia da prova, o percurso, as coisas ruins e boas da prova e as emoções que vivi em cada quilômetro.  

Se preferir pode me adicionar em sua rede social favorita, sou AlineTri no facebook e AlineqCorre no instagram sempre coloco dicas legais e muito conteúdo sobre a criação e fortalecimento de hábitos saudáveis.

Espero que goste deste conteúdo e te encontro na próxima corrida!

Deixe um comentário