• Autor do post:

Da série etiquetas na corrida parte 3 – Tem tanta gente fazendo um monte de bobagem que penso: Só pode ser falta de conhecimento. Lembre-se de que a corrida de rua é uma experiência compartilhada com muitas outras pessoas, e agir com respeito, cortesia e responsabilidade é fundamental para garantir um evento seguro e agradável para todos os envolvidos. Aproveite a corrida, faça novas amizades e divirta-se correndo acima de tudo.

Separei alguns tópicos para abordar o assunto: Boas maneiras em provas de corrida de rua

Siga o percurso

Não corte caminho e mantenha-se no trajeto determinado pela organização da corrida. Isso é fundamental para garantir a justiça e a integridade da competição. Infelizmente há quem corte caminho para conquistar pódios, mas também há os corredores que retornam por que estão cansados ou não querem continuar ou os que se inscreveram em 10 km e no dia não estavam se sentindo bem e correram apenas 5km.

Algumas organizações colocam pontos eletrônicos que fiscalizam o percurso, desclassificando os candidatos que não fazem o percurso completo. Mas nem todas as organizações dispõem deste recurso e as pessoas que “cortam caminho” fazem a distância num tempo menor, conseguindo pódio na faixa etária. 

Neste caso há duas alternativas: 1 – Avise a organização que você não fez toda a prova, assim eles podem regularizar a classificação da competição. 2 – Se você vai correr num percurso diferente do proposto pela organização, retire o chip e corra sem contabilizar seu tempo oficial. 

Nada mais antidesportivo em corrida que cortar caminho para ganhar vantagens. Pega mal entre os colegas de esporte e, pior, quem faz isso se engana com o próprio desempenho. 

Utilize adequadamente os postos de hidratação

Geralmente a organização coloca uma placa avisando que a 100m terá um posto de hidratação. Utilize-os de forma organizada, evitando obstruir a passagem de outros corredores. E se não tiver nenhum aviso, mantenha-se atento ao percurso afinal de contas é de sua responsabilidade estudar o percurso com antecedência 

Se for utilizar o posto de hidratação vá se posicionando gradativamente nos cantos da pista para pegar sua água ou suplementação. Não pare! Pegue e siga mais a frente, se tiver que parar para beber sua água aproxime-se do meio-fio, sinalize, olhe para trás e tenha certeza de que não há ninguém atrás de você antes de parar.

Se não for utilizar o posto de hidratação mantenha-se no meio da rua e siga seu caminho sem obstruir a passagem.

Fique sempre atento e posicione-se corretamente com antecedência. Nunca faça mudanças bruscas de direção, pois pode gerar choques e causar acidentes.

Parece piada, mas quem corre sabe o risco que há nos postos de hidratação. Como não faz bem ingerir grandes goles de água, é comum beber um pouco e cuspir o resto. Mas é muito desagradável ser acertado pelo jato (sim, acontece!). Então, não custa se aproximar do meio-fio, olhar para trás e ter certeza de que não há ninguém lhe ultrapassando nessa hora. Muitas vezes, o corte não é apenas em uma curva, pela calçada, mas mudanças bruscas de direção podem gerar choques com outros atletas.

Nas competições,não jogue copos de água e sachês de carbogel no caminho. Lance-os próximo ao meio-fio, evitando que outros tropecem ou escorreguem no seu lixo. Isso também facilita o recolhimento do material pelos voluntários. Nos treinos, nunca jogue esses materiais no chão. Leve-os consigo até achar uma lata de lixo.

Descarte de lixo

Descarte o lixo corretamente. Não jogue copos de água e sachês de carbogel no caminho. Jogue-os apenas nos pontos de abastecimento ou em locais designados para esse fim. 

Lance-os próximo ao meio-fio, evitando que outros tropecem ou escorreguem no seu lixo. Isso também facilita o recolhimento do material pelos voluntários.

Caso utilize sachês de gel distante dos pontos de descarte, leve contigo suas embalagens, guarde nos bolsos, prenda no top ou na bermuda até encontrar o ponto certo para descarte.

Nunca jogue esses materiais no chão. Leve-os consigo até achar uma lata de lixo.

Não coloque grandes quantidades de água na boca para cuspir uma parte, pois é muito desagradável acertar um jato de água em outros atletas. Se precisar cuspir, soar o nariz se aproxime do meio-fio, olhar para trás para ter certeza de que não há ninguém e faça sem acertar ninguém.

Etiquetas na corrida parte 3: Qual lado da pista devo correr e sobre as ultrapassagens?

Utilizar as mesmas regras de trânsito, funciona bem para os corredores de rua. Se você está correndo de forma mais lenta se mantenha a direita da via e deixe a esquerda livre para os mais velozes ultrapassarem.

Sempre que perceber outro corredor se aproximando, desloque-se para a direita da via, cedendo lugar para a passagem. Se é você quem vai ultrapassar e notou que quem está à frente não o viu, vá pela esquerda (como faria no trânsito), desvie e siga adiante. Nunca grite é uma atitude extremamente grosseira. 

Sinalize de forma clara e antecipe suas intenções para evitar colisões e conflitos.

Correr acompanhado

Correr acompanhado é sempre bom, o problema é quando o grupo ocupa toda a via e impede as ultrapassagens. A solução é seguir em grupos menores, no máximo em trios, e sempre deixar espaço para quem vem acelerando do fundão para ultrapassagens

Evite falar o tempo todo, pois outros podem querer desfrutar deste momento; para uma introspecção. 

Para muitos corredores é estimulante se aproximarem de outros atletas para “acompanhar o ritmo”. mas o corredor pode não achar e ficar com a impressão de que é um alvo de uma disputa. Para evitar tal inconveniente, avise que vai acompanhá-lo.

Se você é quem está sendo seguido, não encare como se tivesse arranjado um carrapato, mas, sim, como alguém que pode auxiliar um colega.

Esteja sempre atendo

Priorize a segurança, esteja atento ao ambiente ao seu redor, especialmente em locais de cruzamentos de ruas ou em trajetos que compartilham espaço com veículos.

Se surgirem situações inesperadas durante a corrida, como engarrafamentos ou atrasos, mantenha a calma e siga as orientações da equipe de organização.

A distração principalmente as causadas pela música ou pelo conteúdo de áudio dos fones de ouvido pode levar a uma distração que te leva a um ritmo desequilibrado e distrações aumentando o risco de lesões.

Música alta e Uso de fones de ouvido

Embora seja comum ver corredores de rua utilizando fones de ouvido durante suas práticas, o uso desses dispositivos pode trazer alguns problemas e riscos que é importante estar ciente. Alguns dos problemas associados ao uso de fones de ouvido durante a corrida são:

  • Percepção reduzida do ambiente: O uso de fones de ouvido pode diminuir a percepção do ambiente ao redor do corredor. Isso pode tornar mais difícil ouvir avisos, instruções ou até mesmo sinais de perigo, como veículos se aproximando, outros corredores chamando ou situações inesperadas.
  • Risco de acidentes: A percepção reduzida do ambiente pode aumentar o risco de acidentes, como colisões com outros corredores, tropeços em obstáculos ou a incapacidade de reagir rapidamente a situações de emergência.
  • Incapacidade de seguir orientações: Em algumas corridas, os organizadores podem fornecer instruções importantes aos corredores durante o percurso. O uso de fones de ouvido pode dificultar ou impedir que o corredor receba essas orientações.
  • Caixa de som com música alta afeta negativamente a experiência de outros participantes e espectadores. Este tipo de atitude invade o espaço pessoal de outros participantes, que podem preferir correr em silêncio ou ouvindo sua própria música. Nem todos desejam compartilhar a mesma trilha sonora.

Se você optar por utilizar fones de ouvido durante a corrida de rua, esteja ciente dos riscos envolvidos e tome precauções adicionais para garantir sua segurança e a dos demais participantes. Lembre-se de que a segurança, o respeito e o espírito esportivo devem sempre ser prioridade durante a prática esportiva.

Incentive com respeito

Incentive e apoie outros corredores: Espalhe positividade e encoraje os demais participantes durante a corrida. Uma palavra de incentivo pode fazer toda a diferença!

É simpático dar “bom dia” ou um simples “oi” àqueles corredores que se vê com frequência. Quando for surpreendido com uma saudação, responda e siga em frente.

Cruzou a linha de chegada? O que fazer

Celebre suas realizações de maneira respeitosa e evite bloquear o caminho dos outros corredores que estão chegando.

Na dispersão, há mais corredores que lugares para tirar o chip da prova. É preciso exercitar a paciência: os postos de frutas e reidratação ficam cheios rapidamente. Respeite a fila, pegue os alimentos e ceda lugar.

Agradeça aos voluntários e organizadores que se dedicam para garantir um evento seguro e bem-organizado.

Esse com certeza não será o último post sobre esse assunto, em breve falaremos de novas etiquetas e boas maneiras na corrida. Se desejar contribuir, comprando este e-book completo de boas maneiras nas corridas de rua.

Se preferir pode me adicionar em sua rede social favorita, sou AlineTri no facebook e AlineqCorre no instagram sempre coloco dicas legais e muito conteúdo sobre a criação e fortalecimento de hábitos saudáveis.

Espero que goste deste conteúdo e te encontro na próxima postagem!

Regras e etiquetas em corridas de rua

R$4,90

Deixe um comentário