• Autor do post:

Uma coisa que sempre me preocupou foi correr e pedalar na rua. Afinal é pra correr na mão ou contramão dos carros? Como ter mais segurança correndo na rua?

Sempre que trago esse diálogo entre os corredores não existe consenso. Já li em vários sites de corrida que é mais seguro usar a contramão. O Código de Trânsito Brasileiro não trata a questão de CORREDORES usando a via de carros para correr. Trata corredores como pedestres (neste momento que escrevo este post) e tem apenas dois parágrafos tratando deste assunto.

O que diz o código de trânsito?

O pedestre deve sempre usar o passeio, as calçadas, as ciclovias compartilhadas, os parques e áreas de lazer para caminhar ou correr.

No Capítulo 4 do código que trata dos DOS PEDESTRES E CONDUTORES DE VEÍCULOS NÃO MOTORIZADOS, tem dois trechos que trata do assunto de usar a mão ou contramão da pista junto aos carros e apenas quando não tiver calçada/passeio/acostamento.

§ 2º Nas áreas urbanas, quando não houver passeios ou quando não for possível a utilização destes, a circulação de pedestres na pista de rolamento será feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única, exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida.

§ 3º Nas vias rurais, quando não houver acostamento ou quando não for possível a utilização dele, a circulação de pedestres, na pista de rolamento, será feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única, em sentido contrário ao deslocamento de veículos, exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida.

Art. 68 – Código de Trânsito Brasileiro

O Código de trânsito brasileiro é muito cuidadoso com o pedestre, na tentativa de protegê-lo dos demais veículos. Acredito que por isso não existe quase nada regulamentado sobre pedestre usar a mesma via que o carro, pois é algo extremamente PERIGOSO e por isso, para o CTB o lugar de pedestre é no passeio (calçada). Mas não é o que vivemos nas grandes cidades.

Link para o Código de Transito Brasileiro – Versão Digital e Versão na integra

O certo mesmo é não usar a rua para correr.

O certo mesmo é o pedestre usar a calçada, as ciclovias compartilhadas, as áreas de lazes, os parques, as esteiras, mas na pratica muitos de nós sabermos que muitas calçadas mal dão para andar sem cair num buraco ou tropeçar em ferros, pedras e desníveis.

Sabemos que ciclovia compartilhada é para poucos. Existe um projeto para ampliar as ciclovias no RJ para atender a realidade atual, mas enquanto não sai do papel precisamos nos virar nos 30. Já os parques, quando tem é bom, mas não é uma realidade para todos.

Nas ruas da cidade (Vias Urbanas) o fluxo é intenso de carros, na maioria das vezes em alta velocidade e não é aconselhado pelo nosso código de trânsito usá-las para correr, nem na mão, nem na contramão. Apenas em pequenos trechos quando não houver passeios/calçadas ou quando não for possível a utilização deles.

Mas a realidade é que temos um grande número de corredores e ciclistas praticando atividade física, correndo, pedalando e treinando por aí. Se cada um fizer o que bem entende para o seu próprio bem esquecendo de olhar o todo, vira o caos que vivenciamos todos os dias no Rio de Janeiro.

Quando optamos por dividir a pista com os carros precisamos ter na cabeça que é muito perigoso tanto na mão quanto na contramão. Já presenciei tantos acidentes que poderiam ter sido evitados, com um simples bom senso. Mas bom senso não é para todos. Infelizmente as pessoas olham sempre para o próprio umbigo e esquecem do bem estar do outro.

Porque pessoas correm na contramão dos carros?

O Código de Trânsito diz que nas Vias Rurais quando não houver acostamento a circulação de pedestres/Corredores, na pista de rolamento, será feita com prioridade pelos bordos da pista, em fila única, em sentido contrário ao deslocamento de veículos. Dito isso muitos sites de corrida e corredores acham que é para adotar essa postura em todos os lugares.

Nas vias urbanas tem uma dinâmica enorme de circulação de pessoas, bicicletas, sinais de trânsito e ninguém espera ver algo vindo na contramão. Seja Pedestre/Corredores/Bicicletas/Entregadores e aí são que os acidentes acontecem.

Entendo que muitos corredores preferem correr olhando os carros vindo para reagir no caso do carro vir na sua direção, mas esquecem que o tempo de reação é mínimo e as vezes fatal.

Quando decidimos correr na rua, precisamos saber que estamos atrapalhando o trânsito. Isso é fato. Nosso lugar como pedestre não é na via junto com os carros. Quando corremos na contramão, nas vias das grandes cidades, estamos atrapalhando o percurso de outros participantes do trânsito. Por mais que alguns corredores apresentem diversos motivos para discordar. Isso é fato, está bagunçando o trânsito.

Podemos gerar vários problemas/acidentes correndo na contramão, vejam só:

  • Se uma bicicleta vem no canto da via e se depara com um corredor na contramão pode não ter tempo suficiente, nem espaço para desviar e será acidente na certa;
  • Se um pedestre decide atravessar a rua vai sempre olhar para o mesmo sentido dos carros e de surpresa se chocar com o corredor na contramão;
  • Se um carro ao fazer uma curva fechada se deparar com um corredor na contramão pode não ter tempo de reação suficiente para frear;
  •  É mais difícil evitar o atropelamento: Andar na contramão é chegar nos carros mais depressa. Trafegando no mesmo sentido, o motorista precisa apenas diminuir a velocidade para evitar o atropelamento, tendo ainda muito mais tempo para reagir.
  • Como você chega mais rápido nos carros, você os pega de surpresa. Principalmente em curvas à direita: o motorista está fazendo a curva quando de repente aparece você vindo na direção dele. Não há tempo de reação. Ele não consegue frear, não pode ir para a esquerda porque há outros carros, na direita tem um carro parado ou a calçada. 
  • Os motoristas não te vêem nos cruzamentos: E falando especificamente na contramão, é fácil entender o motivo: quando um carro vira num cruzamento, o motorista olha apenas para o lado do qual os carros vêm. Imagine um carro entrando numa avenida: o condutor olha para a esquerda; se não vem carro, ele entra. 

E inúmeras outras situações que podem acontecer quando corremos na contramão dos carros das vias urbanas. Nas grandes Cidades, correr na contramão é uma situação incomum que vai atrapalhar o fluxo natural do trânsito e consequentemente causar os famosos acidentes “SEM QUERER”. Sem querer machuca também. Sem querer incomoda também.

Aí você pode dizer assim: “mas se eu for na mão dos carros não verei ele vindo na minhas costas e posso ser atropelada.” Fato! No trânsito temos diversos tipos de pessoas dirigindo, nunca saberemos quem está no volante, mas se um louco vier dirigindo, em alta velocidade na sua direção, pode te atropelar correndo de costas ou de frente pra ele, devido ao tempo de reação que fica reduzido quando estamos na contramão. Por isso é tão perigoso correr na rua.

O melhor é correr na mão ou contramão dos carros?

Como já disse neste post, é melhor não usar a rua dos grandes centros urbanos para correr, pois é bem perigoso. Mas vou dar a minha opinião como corredora, ciclista, pedestre e cidadã: Sempre que preciso usar a rua para correr, corro na mesma mão dos carros, por diversos motivos:

  • Os motoristas de carro e os ciclistas me veem com mais antecedência e tem tempo hábil para afastar e ultrapassar; Na contramão temos a sensação psicológica de que está mantendo a situação sob controle, quando na verdade não está. Se você vê um carro desgovernado vindo à sua direção, não dá tempo de desviar, principalmente porque suas velocidades estarão potencializadas: a velocidade com a qual o carro se aproxima de você é a sua somada à dele.
  • O ideal é fazer parte do trânsito. Participar das regras existentes. Ver os sinais de frente, os cruzamentos, os carros que saem da garagem, permito ser vista pelos pedestres, ciclistas e motoristas; No trânsito nunca crie suas próprias regras. O melhor a fazer é se integrar às que já valem aos demais veículos.
  • Se quer evitar acidentes, faça parte do transito, se integre: Se você segue as regras, sinalizando suas intenções, respeitando mãos de direção, sinais de tráfego, faixas de pedestre e etc., os motoristas o respeitarão mais.

Bom! Como disse essa é a minha opinião. Muitas pessoas e postagens por aí dizem categoricamente que é lei correr na contramão, mas não é. O Código de Transito Brasileiro só estimula esse tipo de pratica nas vias rurais, quando não houver acostamento. O CTB não regulariza a pratica de correr na via dos carros.

Se você for correr na rua preste atenção à estes detalhes

  • Não use fones de ouvido;
  • Use roupas chamativas;
  • Respeite as leis de trânsito;
  • Sinalize sua direção;
  • Tenha sempre uma atitude positiva, sinalizando para outros pedestres e veículos o lado para onde você está indo;
  • Corra em lugares conhecidos, reflita sobre a sua postura, observe o local, o espaço que tens e tenha certeza que ele é adequado para correr;
  • Não faça selfie ao correr na rua, cada coisa no seu devido momento;
  • Preste atenção nos buracos e irregularidades para evitar quedas;
  • Mantenha-se 100% focado.

No trânsito todos devemos fazer a nossa parte! Um proteger o outro, um cuidar do outro, um não atrapalhar o outro e seguir sempre as regras. Lembre que se alguém estiver fazendo bobagem não xingue, não banalize uma vida. Essa pessoa pode infelizmente não ter conhecimento da melhor prática. Proteja sempre!

O jeito de viver muda, as leis mudam e as coisas vão entrando no seu devido lugar, mas as vezes demora para organizar a estrutura e conscientizar as pessoas

Bons treinos✌️

Deixe um comentário