• Autor do post:

Não tem jeito! Treine Musculação independente se o seu objetivo for fazer 5km, 10km, 21km, 42km, uma ultra maratona ou se apenas quiser envelhecer com saúde, treine musculação.

Odiava, e nem sei se hoje já gosto, mas quando era jovem tentei várias vezes ser disciplinada na musculação, só que tudo me incomodava. Desde o cheiro de borracha às dores musculares absurdas que sempre sentia.

Nunca insisti tempo suficiente para criar o hábito de malhar. Perdi os melhores anos da vida: a juventude – onde todos os hormônios naturais do corpo estão ao nosso favor – e deixei de construir uma boa estrutura muscular. Hoje em dia me adaptei e tolero.

Vou contar um pouco como foi o meu processo de adaptação, o que funciona comigo. Além de colocar alguns vídeos das minhas séries preferidas de musculação (feitas por meus professores)

Como foi meu processo de Adaptação a musculação

Antes de iniciar a malhação sentia muitas dores musculares logo após os treinos de corrida e as provas corrida de rua eram muito dolorosas. Tudo porque minha musculatura estava enfraquecida. Na primeira consulta com médico do esporte uma das orientações foi: “Você precisa fazer musculação se realmente quiser correr por muito anos. Vai ajudar a proteger suas articulações e fortalecer seus músculos para aguentar o impacto da corrida.

2015 min

Março de 2016, meu primeiro mês na academia. Nossa! Era tudo tão diferente da corrida, a começar pelo ambiente fechado, cheio de gente maromba com má vontade para revezar os equipamentos, música alta e um cheiro horrível! Me sentia um peixe fora da água. No início achava chato e monótono. Era gente fofocando, mexendo no celular no aparelho, alguns fazendo barulhos bizarros ao fazer o exercício. Coisas típicas de academia.

Os primeiros 3 meses foram difíceis. Basicamente não queria ficar muito tempo na academia! Então pedi a professora para montar 5 séries, isso mesmo, cinco séries de 30 minutos para ficar o menor tempo possível na academia.

Esse foi o pulo do gato para me manter ativa na musculação. Mesmo indo todos os dias a academia ficava naquele ambiente por pouco tempo, até que em 6 meses minha visão daquele mundo de malhação começou a mudar.

Fui mantendo meu peso estável e mudando minha composição corporal, ganhei músculos e eliminei gorduras. As dores da musculação foram se estabilizando, só piorava com força na primeira semana após a mudança de série e fui me acostumando. A corrida foi ficando mais fácil e menos dolorida, mas ainda assim o ganho de massa muscular era demorado.

Tenho dificuldade pra ganhar músculos

Sempre achei que tinha algum problema. Dava meu máximo nas aulas de musculação, sentia dores musculares excessivas e não via os resultados que muitas pessoas tinham fazendo muito menos.

Não é o caso de menos é mais, nem uma questão alimentar. Porque sempre me organizei quanto a isso. Cheguei a travar batalhas para consumir água e dormir adequadamente. Sabemos que para ganhar músculos não basta só ir a academia, mas beber bastante água, ter uma alimentação certinha e dormir bem.

Mas e a genética, conta?

Sempre achei que não tinha nada a ver, que era uma questão exclusiva de esforço e processo bem feito. Com o tempo minha opinião foi mudando até fazer o teste genético da Genera e ler duas frases reveladoras no resultado relacionado a atividade física:

Predisposição para MAIOR DOR MUSCULAR após a prática de exercícios físicos.

Predisposição para GANHAR MASSA muscular com MENOS FACILIDADE

Com esse resultado genético acredito que a genética influência sim. Mas é possível buscar alternativas para driblar esse marcador genético e encontrar soluções que funcione. Sempre com a ajuda de um bom profissional da área.

Um pouco sobre o teste genético da Genera

O teste de DNA da Genera me surpreendeu positivamente em vários relatórios sobre meus marcadores genéticos, são eles:

  • ANCESTRALIDADE E ORIGENS (ancestralidade global, linhagem materna, parentes pelo mundo)
  • BEM-ESTAR (Nutri, Fit, Skin, Aging, You)
  • SAÚDE (Escala de risco genético, Doenças genéticas, Farma)

O relatório Fit foi revelador para direcionar o treinamento alcançando o máximo do meu desempenho e evitando lesões durante os exercícios (tudo a partir das informações do meu DNA). Descobri características genéticas em relação a resistência física, ganho de massa, força muscular, dores após exercícios, densidade óssea, riscos de obesidade, capacidade cardiorrespiratória, predisposições genéticas para diversas doenças e diversos outros aspectos.

Aqui vou deixar disponível um link para relatório FIT, um dos 11 relatórios genéticos que recebi. Fiz um post mais detalhado sobre todo esse teste genético, link tá aqui: Resultado do Teste Genera – O que diz meu DNA. Caso queira conhecer mais sobre o Teste de DNA Genera acesse o site https://www.genera.com.br/ e caso tenha interesse em realizar o teste tenho um cupom de desconto: CUPOM DESCONTO: GEN-4K0M3

Os treinos de força que funcionam

Desde 2016 venho fazendo musculação com bastante regularidade conheci muitos profissionais e testei várias séries e métodos diferentes. O que mais me adaptei foram os exercícios conjugados com pouco tempo de descanso entre as séries. No estilo Drop-set, bi-set e rest-pause.

No período que estava treinando para o 70.3 de Floripa, em 2021/2022 foi o que fiquei fisicamente melhor no esporte, mas não foi só fazendo musculação. Neste período além da musculação fiz muitos treinos de mobilidade, estabilidade, alongamento e fisioterapia para acelerar a recuperação. Além é claro de dar uma atenção super especial a alimentação. Sendo super acompanhada pela minha nutri

Quando me perguntam qual tipo de treino funciona ou se é melhor malhar antes ou depois de correr, sempre respondo: “Procure um bom profissional. Tudo vai depender do seu objetivo e acredite existem vários”. Abaixo vou colocar minha rotina atual de treinos pra vocês terem uma ideia de como funciona comigo.

Plano de treino primeiro mês

Alguns vídeos com as minhas séries

O segredo como sempre digo é ter um planejamento individualizado, com um bom profissional. Vou colocar aqui uma guia com vários treinos que faço, exercícios que gosto e vários movimentos indicados por profissionais que conheci ao longo do tempo no esporte.

Séries de Musculação

Espero que tenham gostado deste post, fiz com muito carinho e vou adorar receber um comentário seu.

Deixe um comentário