• Autor do post:

Olá amigos corredores que querem conhecer um pouquinho das provas do Rio de Janeiro

A Meia da Reserva tem um percurso inédito, que de primeiro momento parece ser incrível, mas toda vez que forço minha mente para lembrar da prova, só tenho más recordações. 

Vinha reclamando que todas as provas de 21km do Rio de Janeiro eram sempre mais do mesmo. Quase todas com o mesmo percurso, tais como a  Meia Internacional do RioRio S-21k, Meia Maratona do Rio e da Asics Golden Run. Se quiser saber um pouco sobre elas é só clicar no link, mas em geral, todas são muito parecidas, tendo como diferenciais a organização e a quantidade de inscritos (que faz toda diferença – Prova lotada é ruim demais)

Essa Meia da Reserva é organizada pela CORRE Eventos. No momento que fiz esse post o site divulgado no Facebook estava fora do ar. Então coloquei o link do perfil deles no instagram e facebook. Parece ser uma organização que fazia muitos eventos pequenos nos últimos anos e vem crescendo. Mas deixou a desejar em alguns quesitos básicos nesta Meia da Reserva de 2023. Vamos lá as minhas considerações.

A Meia da Reserva tem algum diferencial?

Diferentemente da maioria das provas de 21km do Rio, a Meia da Reserva tem um percurso único, mas nem tão único assim! Ela passa por parte do percurso da Rio City Half Marathon, organizada pela Iguana Sports, que é uma prova sensacional.

Ambas largam no mesmo local, só que a Meia da Reserva passa apenas pela Reserva.  A largada e a chegada são no mesmo local, no Posto 12 – PRAÇA TIM MAIA, os corredores seguem por toda Reserva até o Hotel Hyatt, aproximadamente 11,5km e depois volta tudo, um percurso de ida e volta.

Enquanto a Rio City Half Marathon larga no Posto 12 e a chegada é em São Conrado, um percurso só de ida.

Conforme citei acima, tenho dificuldade de lembrar de algo bom nesta prova, mas vou fazer um esforço, a Meia da Reserva entrega: 

  • Cenário lindo: A praia da reserva é a maior da Cidade do Rio de Janeiro, e faz parte de uma região costeira com 18 km de extensão com 4 lindas praias. Ela tem um pouco mais de 8km de extensão e fica numa área de proteção ambiental na Reserva de Marapendi que preserva a restinga e o manguezal desta parte da cidade.
  • Diferentemente da maioria das praias do Rio, neste trecho de preservação ambiental não tem prédios, apenas mar de um lado e manguezal e verde do outro.
  • Vibração Energética: Como em toda prova de corrida de rua a atmosfera durante o evento é contagiante, com muitos corredores e espectadores animados, criando uma experiência única e motivadora.
  • A organização separou as largadas apenas pela distância escolhida. A 1ª onda, às 6:30, era dos corredores de 21km. A 2ª onda, às 6:45, dos corredores de 10km e a 3ª onda, às 7h, dos corredores de 5km.

Quais os pontos negativos da Meia da Reserva em 2023?

Vou te dizer que a minha lista crítica vai ser longa, mas é porque sou uma pessoa com muitos critérios, o que para muitos pode ser chatice, mas vou falar assim mesmo.

  • Condições Climáticas: O pior de todos os problemas! Mas aí não dá para colocar na conta da organização, né? Podíamos ter tido a sorte de ficar nublado como em 2022, mas quem conhece a Praia da Reserva sabe que as condições climáticas ali são absurdas. Se fizer sol, vai ser castigo. Parte do percurso, uns 8km aproximadamente, são de Reserva Ambiental. Não tem prédio, não tem árvores altas, só tem sol, sol e sol o tempo todo. Às 6:30 a temperatura começa mais baixa, tipo 24ºC, mas quando o sol subiu, a temperatura também subiu rapidamente, e atingiu 30ºC em um piscar de olhos. O chão começou a esquentar e o vapor cozinhava nosso corpo. Graças a Deus não teve vento, pois quando começa a ventar é um verdadeiro tufão, com areia nos olhos e tudo mais. A força do vento ali naquela Reserva é absurda.
  • Água quente: Os postos de hidratação estavam distribuídos a quase 3 km de distância um do outro. Nos primeiros postos percebi que tinha água dos dois lados da pista, mas depois do km 6 notei que os postos de água estavam apenas de um lado. Mas como houve uma certa dispersão da galera a partir do 5 km, atendeu bem. O problema real foi que as águas estavam realmente quentes. Não sei se tinha pouco gelo ou se o gelo não deu vazão para o calor. Teve isotônico no saquinho (Ponto Positivo) no KM 11 e Paçoca no KM 15
  • Distante de tudo:  Não tem metrô perto e transporte público é precário. Quem mora na Zona Sul ou Norte, por exemplo, leva aproximadamente 55 min de carro para chegar até a largada. A organização não ofereceu nenhum tipo de ponto para transporte como outras provas no Rio de Janeiro oferecem. Apenas incentivou a “Carona Solidária”, legal! Mas aqui no Rio de Janeiro isso chega a ser visto até como perigoso. O que gera a necessidade de chegar ao local de carro, acarretando outros problemas que citarei abaixo
  • Engarrafamento: Pegamos um trânsito super chato tanto para chegar ao local da prova, quanto para ir embora.
  • Estacionamentos Lotados: Como muita gente foi de carro, pelos motivos explicados acima, além do problema com engarrafamento nas ruas ao entorno da largada, tive uma grande dificuldade de encontrar lugar para estacionar, rodamos muitos nas ruas da região até encontrar uma vaga.
  • Acordar super cedo: Acordei por volta das 3h30 da manhã e ainda cheguei em cima da hora da largada, não consegui nem aquecer. Quando encontrei a vaga para estacionar já estava quase na hora da largada.
  • Largada em pelotão único: É sempre ruim quando a prova escolhe fazer um pelotão único e não faz uma boa campanha de conscientização entre os corredores. O que acontece é que várias pessoas que são mais lentas largam na frente gerando o famoso paredão e o grande gargalo no início das provas. 
  • Falta de conhecimento dos corredores: As provas deveriam investir na divulgação de boas maneiras na corrida. Fazer um panfleto com algumas informações básicas, tais como: os mais lentos largam mais atrás, correm pela direita, a esquerda fica livre para ultrapassagem, corra no máximo em dupla e evite fazer paredões na rua. Essas informações são básicas, mas muitos desconhecem.
  • Filas enormes e demora excessiva na entrega dos KITs:  Por incrível que pareça, não tinha computador para localizar o candidato no sistema e entregar o kit. Estavam fazendo tudo manualmente, procuravam o nome do atleta num livro encadernado – bem no estilo daqueles livros das seções de votação. Fiquei 50 minutos na fila, mas teve gente que ficou 2 horas na fila para retirar o kit

Está aí a minha lista de pontos negativos. Meu marido disse que ano passado, em 2022, estava nublado e chuviscando que achou a prova bem legal. E que esse ano de 2023 realmente estava muito quente. Como foi a minha primeira vez na Meia da Reserva e estava esse calor infernal, não tive uma boa impressão e pode ter sido apenas pelo calor mesmo que gerou outros problemas na prova. Como a água ter esquentado rápido e o gelo não ter dado vazão.

Vou deixar uma dica aqui para quem quer muito fazer essa prova: Faça reserva num hotel, numa pousada ou um Airbnb próximo a largada da prova. Vá no dia anterior, acorde com calma, faça todos os seus preparativos e vá pra largada sem estresse.

Qual a melhor prova de 21km no Rio de Janeiro?

Das provas que corri estes ano, destaco como melhores a Rio S-21k e a asics golden run. Ambas foram mais organizadas, surpreenderam e não estavam super lotadas como a  Meia Maratona do Rio e essa Internacional do Rio. Foram realmente mais rápidas pelo simples fato de não estarem lotadas e não sendo preciso desviar de tanta gente.

Tem também a Rio City Half Marathon, corri essa prova em 2019 e quero repetir a dose. A organização e o visual me encantaram, mas sofri de calor na reserva também. O diferencial é que a organização colocou esponjas de água gelada durante o percurso, muito bem estruturada. Se está à procura de uma prova legal para fazer no Rio de Janeiro, dê uma olhadinha na Rio City também.

Minha preparação e treinamento

Estou longe da minha melhor performance, voltando aos treinos após uma lesão e com volume semanal de 40km. Não podia exagerar na prova. Fui para aproveitar o evento, fazer meu treino longo como parte do meu treinamento para a Maratona de POA em 2024 e testar as estratégias de prova. 

Na alimentação segui o plano de sempre: Bastante água nos dias que antecedem a prova. Um aporte maior de carboidrato – no almoço comi um MC Donalds porque estava na fila para retirar o kit e demorou demais. Também tomei uma garrafa de gatorade ao longo do dia e no jantarzinho uma macarronada a bolonhesa. Delícia!

Sempre digo que em véspera de prova não dá pra comer nada de novo, nem verduras ou qualquer coisa que solte o intestino. E priorizando sempre: Descanso, Água, Carbo, Gatorade e um filminho em casa pra relaxar sábado a noite, dar aquele confere no checklist e dormir cedo (veja meu checklist com 13 dicas imperdíveis)

Largada e percurso da Meia da Reserva

Como disse lá nos pontos negativos da prova, a distância atrapalhou bastante. Mesmo acordando às 3h30 da manhã, eu quase cheguei atrasada na largada. Como muitos atletas foram de carro, teve engarrafamento pra chegar e depois pra sair também e tive muita dificuldade de encontrar vaga para estacionar.  

Moral da história: Não deu pra aquecer, apenas bebi uma água e larguei.

A Praia da Reserva é uma reserva florestal, encontrei uma foto do alto, para vocês terem uma ideia de como o local é realmente lindo. A gente corre numa linha reta por aproximadamente 11km, faz a curva e volta. Parece interessante, mas tem as variáveis climáticas de calor e vento que podem fazer a prova ser horrível.

E neste dia o calor foi o vilão e tomou toda a cena. Não tem uma sombra, A prova começou com 24ºC  e subiu para 30ºC muito rápido. Os 11km de reta de ida começou bem, mas no km 7 os pés já começaram a queimar e quando fiz a curva e comecei a voltar o calor já estava castigando as pessoas.

meia da reserva

A gente via as pessoas parando, para molhar os pés (nunca faça isso, pois vai dar bolha com toda certeza), para molhar o corpo, caminhando e passando mal. O que mais vi foram pessoas arrotando e fazendo ânsia de vômito. 

A água no percurso estava quente e o calor não estava de brincadeira. Parei para ajudar uma amiga, algumas vezes, até que comecei a ficar tonta também. Minha pressão estava caindo, olhei ao meu redor para procurar uma sombra e não encontrei nada. Deixei outra pessoa para ajudar essa amiga, caso contrário quem iria precisar de ajuda era eu. Partir, sem olhar para os lados, rumo à chegada que estava a 5km.

Minha estratégia sempre é dividir a prova em 3 partes: 7/14/21

Meu plano era aquecer no km1, ir com calma desviando das pessoas na largada, que foi em pelotão único, e já entrar no ritmo 5:10 a 5:20 a partir do km2 e foi o que fiz.

No km3 percebi que o calor não estava pra brincadeira,  então já usei meu gel um pouco antes do km6 e não no 7 como planejo sempre, pois sabia que estava gastando uma energia maior que o normal por causa do calor.

O gel já não desceu bem, mas fui ingerindo bem aos poucos para não ficar enjoada. 

Depois tomei o gatorade no km 12 e um gel no 14. Água, mesmo água quente eu bebi em todos os postos de hidratação.

Pra mim o mais importante é beber um gole de água em todos os pontos de hidratação! Para não desidratar, 

O ritmo seguiu constante até aproximadamente o km 13, quando parei para ajudar uma amiga. Depois disso não consegui voltar ao ritmo planejado. Estava com muito calor e mentalmente abalada de ver a galera passando mal.

Dei meu máximo, pra terminar a prova, sem colocar em risco a estrutura do tornozelo que ainda não está 100%.

Ao terminar a prova senti um pouco de dor no meu quadril e glúteo direito. Algo a ser observado nos próximos treinos

Bom é isso! Terminei essa prova dizendo: “NUNCA MAIS, NA VIDA, FAÇO A MEIA DA RESERVA NOVAMENTE.” mas será? Ano que vem veremos!

Outras Provas inesquecíveis

Cada prova é uma história! O treinamento é um grande aprendizado, me ajuda a manter a rotina saudável. Faço amigos que me inspiram a dar o meu melhor e tem aqueles que de alguma forma inspiro também. Não porque queremos ser os primeiros colocados, mas porque queremos superar os nossos limites pessoais. Se isso nos levar à conquista de um pódio, ótimo. Mas a conquista principal é o novo estilo de vida: “ter mais saúde e mais oportunidades de aproveitar a vida com mais qualidade.” Simples assim!

Então essa é a minha percepção sobre a Meia Internacional do Rio 2023. Espero que tenha gostado desta resenha! Se tiver alguma dúvida pode colocar nos COMENTÁRIOS.

Em “PROVAS QUE PARTICIPEI”, sempre escrevo sobre os detalhes das provas que participei. Conto tudinho desde a preparação, a véspera, o dia da prova, o percurso, as coisas ruins e boas da prova e as emoções que vivi em cada quilômetro.  

Se preferir pode me adicionar em sua rede social favorita, sou AlineTri no facebook e AlineqCorre no instagram sempre coloco dicas legais e muito conteúdo sobre a criação e fortalecimento de hábitos saudáveis.

Espero que tenha gostado deste conteúdo verdadeiro e te encontro na próxima corrida!

Deixe um comentário