• Autor do post:

Estes 9 erros dos ciclistas no trânsito pode acabar com a frase mais dita pelos iniciantes: “Eu não sabia”! Essa geralmente é a desculpa. Só que acidentes não desculpam, eles acontecem e as vezes não dão segundas chances. Claro que já errei, mas o mais importante quando erramos, não é apenas nos desculparmos, porque as vezes nem temos esta oportunidade, precisamos sim é buscar conhecimento para fazer o certo, sempre.

Não basta comprar uma bike e sair pedalando por aí. Existe um Código de Trânsito Brasileiro com regras para um bom relacionamento entre todos. Gestos, gentilezas, companherismo e um monte de outros pequenos detalhes aliados a este CTB podem fazer a diferença entre a vida e a morte no trânsito.

Com minhas pedaladas pelas ruas do Rio, vejo tanta gente alienada, seja a pé, de patinete, moto, skate, carro… De crianças à adultos, cada um achando que tem a sua razão, a sua preferência, mas respeitar, ceder passagem, diminuir velocidade são pouquíssimas pessoas que fazem e por isso precisamos levar essa mensagem de cordialidade a todos – “Educação é uma via de mão dupla!”.

Vamos ao que podemos mudar fazendo a nossa parte e incentivando os outros a fazerem a a deles.

1. Usar fones de ouvido pedalando no trânsito, não!

Clássica entre os ciclistas iniciantes: O fone de ouvido! Ele te coloca em risco. Ao pedalar precisamos estar com os 5 sentidos apurados em atenção plena. A audição é um dos sentidos importantes no trânsito e por mais que você seja o tal expert na bike, se não puder ouvir com antecedência uma situação pode se colocar em risco e provocar um acidente.

Por isso vemos alguns ciclistas, que curtem demais uma música, com o celular no bolso e ouvido sua musiquinha. O ruim disso é que outras pessoas próximas escutam a mesma música e nem todos curtem o mesmo estilo.

Outras pessoas escutam música com apenas um lado do fone no ouvido, tem provas de ciclismo que permitem o uso de fones em apenas um ouvido e ainda definem o ouvido à título de fiscalização.

Não critico, mas num esporte tão perigoso, num trânsito tão caótico como os das grandes cidades o ideal mesmo é curtir o seu momento com o esporte. Prestar atenção em todos os sons que o ciclismo te proporciona, se unir a sua bike e aproveitar. Som na corrente, do seu coração, do vento, do trânsito e da natureza. Deixe a música para relaxar depois do pedal!

2. Esquecer os itens de segurança, jamais!

Vamos analisar juntas uma situação: Você motorista dirigindo a noite, numa via com pouca iluminação e de repente aparece um ciclista, numa bike escura, numa roupa escura e sem nenhuma iluminação… Que Susto, né? Se ele estiver vindo na contramão pior ainda, é mais difícil de desviar.

Quantos ciclistas, espero crê que sejam iniciantes, vemos pedalando na rua, junto com os carros, sem capacete? Os itens básicos de segurança são feitos para minimizar riscos e em caso de acidente salvar vidas. Tenha sempre contigo:

  • Capacete: Opte pelos certificados pelo Inmetro. As quedas sem capacete podem ser fatais.
  • Faróis e refletores: Garante que o motorista veja a bicicleta de longe. Na frente com luz branca e atrás com luz vermelha. Existem modelos para te fazer ser visto e os voltados para iluminar percursos escuros.
  • Óculos: Protege os olhos de insetos, de areia e pequenos objetos que estejam no ar. Existem lentes mais claras para dias com pouca luminosidade. Lentes transparente para usar a noite e lentes escuras para dias de muito sol.
  • Luvas. Garantem aderência ao guidão. Evita a mão ficar escorregando com o suor e protegem as mãos no caso de queda
  • Roupas refletoras: Opte por roupas que permita ser visto facilmente, roupas claras, coloridas ou com riscas refletoras. As roupas específicas para ciclismo também ajudam a evitar aqueles desconfortos no selim. Se sofre com dores e assaduras ao pedalar, dê uma conferida neste post: Assaduras em ciclistas: 8 Dicas para evitar.
  • Kit Ferramentas para uma troca de pneu ou um ajuste de emergência garantem uma pedalada segura. O que levo no kit ferramentas: Chaves Allen, Philips, Fenda e a torx, Espátulas, Bomba de ar ou CO2, Câmara de ar ou kit remendo. Coloco no bolso ou na bolsa de selim.

3. Usar Celular

Atender ligações, filmar, fotografar, responder e ler mensagens é arriscado e proibido para motorista de veículos automotores, imagine para quem está pedalando? Qualquer acidente numa bike pode ser fatal! Um descuido na atenção, um avanço de sinal, um cruzamento, essa falta de atenção que o celular proporciona pode gerar um acidente grave em questões de segundos.

4. Desconhecer o Código de trânsito

Eu não sei porque o Código de Trânsito não é aprendido na escola. O Basicão sobre faixa de pedestre, semáforo e placas até se aprende. Mas precisamos de mais pessoas instruídas a conhecer seus direitos e seus DEVERES também. Está tudo escrito lá! Basta estarmos mais dispostos a ler, conhecer, aprender e colocar em prática.

5. Esquecer de fazer manutenção regular na bike

Toda bicicleta precisa ter respostas imediatas aos nossos comandos. Freios, marchas, correntes, pneus devem ser chegados sempre. Todos os componentes merecem atenção com regularidade.

6. Não sinalizar com antecedências suas ações

A direção defensiva vale para os ciclistas também. É muito mais seguro sinalizar com antecedência.

Se for parar, não pare de repente. Avise com antecedência que vai parar e vá diminuindo até parar.

Se for mudar de faixa, não faça zigue-zague, avise com antecedência que vai mudar de faixa e vá se posicionando gradativamente.

Garanta que todos vejam sua sinalização. Por isso não sinalize bem no momento que precisar parar ou mudar de direção. Comece avisando bem antes da ação acontecer.

Os sinais são universais e servem para indicar as ações do ciclista no trânsito. Faz total diferença pedalar e sinalizar corretamente suas ações com antecedência,

Fiquem atentos e sempre agradeçam a menor gentileza dos demais veículos ou pedestres.

Lembre-se que no trânsito os MAIORES sempre PROTEGEM os MENORES. Isto é:
Os motoristas protegem os ciclistas e os pedestres.
Os Ciclistas protegem os pedestres.

Experimente, é legal! A melhor maneira de ter Respeito no trânsito é vivendo em harmonia com todos. Seja a mudança!

7. Pedalar na contramão, na calçada e entre os carros

Aqui no Rio de Janeiro aumentou demais a quantidade de ciclistas na rua, seja no esporte, como entregadores ou como meio de locomoção e com isso aumentou demais os acidentes, principalmente por conta dos ciclistas estarem circulando na contramão dos carros ou nas calçadas. Os mais prejudicados são os próprios ciclistas e os pedrestres.

Já presenciei várias vezes pessoas que ao tentar atravessar uma via de mão única, olham se está vindo carro apenas no sentido dos carros e pronto, são atropeladas por um ciclista na contramão que não conseguiu parar a tempo.

Outra questão é que quando a bicicleta que vem na contramão se aproxima muito rápido dos carros e o tempo de reação de ambos é reduzida, o que pode causar um baita acidente. O código de trânsito é claro, bicicleta deve circular na mesma mão dos carros.

Bicicleta na calçada apenas desmontada. O ciclista não pode pedalar na calçada! Certa vez uma amiga estava saindo de uma loja e quando pisou na calçada foi atropelada por uma bike. Precisamos mudar estas situações e educando é uma forma de mudar.

8. Pedalar acima da velocidade permitida em ciclovias compartilhadas e áreas de lazer

Tá ai uma coisa que fiz muito errado até conhecer esta norma de trânsito. Em muitas ciclovias a velocidade máxima permitida é de 20km/h e nas áreas de lazer também.

Em algumas áreas de lazer apenas crianças podem pedalar. Então fiquem atentos, não insistam!

Nas ciclovias tem muitas pessoas que estão aprendendo, crianças pedalando então todo cuidado é pouco! Circule devagar, com atenção e se quiser treinar, busque por áreas de treinamento, como as APCCs ou uma assessoria que vai lhe auxiliar nos locais adequados para o treinamento. Não sabe o que são APCCs? Vou valar sobre elas nos próximos posts.

20220116 084603 min

9. Pedalar ao lado do amigo ocupando toda via.

Se você está pedalando com um grupo reduzido de amigos, numa via super movimentada ou estreita tome cuidado! Prefira pedalar um atrás do outro e se mantenha a direita da via, mas nem tanto.

Se estiver pedalando no acostamento fique totalmente no acostamento, jamais faça movimentos bruscos. É perigoso para você e todos que estão junto contigo. Pedalar ao lado atrapalha o trânsito. Além de dificultar que outro ciclista te ultrapasse.

Falando em ultrapassagem, sempre facilite, numa acelere. Quando um ciclista iniciar a ultrapassagem permita que ele conclua, mesmo que isso te faça reduzir a velocidade. Depois, se necessário basta ultrapassá-lo. Nunca coloque a vida de outra pessoa em risco, por ego ou capricho.

Acima de tudo precisamos ter empatia com o próximo! Nunca faça com o outro o que não gostaria que fizessem com você – Ditado antigo da vovozinha que serve nos dias de hoje.

IMG 0117 min edited

Muito além destes 9 erros dos ciclistas no trânsito

Um ciclista educado é melhor recebido nas ruas. É importante agradecer quando alguém aguardar ou der passagem, isso criará simpatia no motorista, ajudando a vê-lo como uma pessoa e não como um entrave atrasando ou um atraso a mais em sua pressa.

Muitos motoristas enxergam o ciclista como “um folgado ocupando a rua”, e sim, tem muitos deles por aí, mas o nosso papel e fazê-los pensar “pelo menos esse ciclista é educado”. Já é alguma coisa e pode ser a diferença entre uma situação de risco ou não. E esses passarão a tratar melhor o próximo ciclista que virem. Ou seja, com boas maneiras no trânsito você acaba ajudando a todos nós. 🙂

Bons treinos e boas pedaladas

Se tiver oportunidade deixe um comentário, será um enorme prazer receber sua opnião, dicas ou seu oi!

Deixe um comentário