• Autor do post:

Quase desisti no primeiro dia de pedalada. Minha bunda e a pepeca doíam muito. E quando os pedais eram mais longos?! A virilha sofria com assaduras, ardia pra tomar banho e as vezes até pra urinar.

Daí comecei a pesquisar por mulheres ciclistas no instagram enchendo o direct delas de perguntas. Muitas são minhas amigas até hoje e serei eternamente grata pela ajuda. Agora vim compartilhar algumas dicas que toda CICLISTA iniciante deve conhecer!

Você está sofrendo com incomodo no selim ao pedalar? Confira estas 8 dicas para evitar

1. Escolha o banco ideal!

Cada pessoa tem um tamanho de quadril e os ossos (ísquios) que apoiam no selim tem distâncias variadas. Para gerar mais conforto é importante o banco dar o apoio certo para estes ossos ficarem acomodados e sustentarem bem o peso do tronco.

Existe um aparelho que mede a distância dos ísquios e assim podemos comprar o selim mais adequado e confortável para a nossa estrutura física. Além do tamanho certo, algumas marcas já fazem selim feminino e masculino. Os femininos geralmente tem a parte de trás mais larga e a ponta mais curta e macia.

2. Posição certa do banco

O selim deve se manter na horizontal em relação ao solo. Se ele estiver inclinado para frente ou pra trás, seu corpo vai fica o tempo todo escorregando pra frente ou pra trás causando dores e assaduras. Além de pressionar mais a região genital ou o bumbum, causa também um desequilíbrio no corpo e na estrutura da bike.

3. Bermudas de gel ou espuma

Quando comecei a pedalar não sabia que existiam estas bermudas. Elas ajudam demais proporcionando mais conforto. Os forros podem ser mais densos ou mais finos, o que vai definir é a distância, depois a sua adaptação a eles.

As mais densas, de gel, tem maior absorção de impacto usada geralmente em pedais mais longos. Já as de espuma para pedais mais curtos e menos intensos. Tem também as de triathlon bem mais finas para podermos nadar, pedalar e correr de forma mais confortável possível .

Dica de ouro:

A bermuda precisa ser justa, se ficar frouxa, não vai oferecer o suporte adequado, podendo ficar assada. O ideal da parte acolchoada é que seja o mais larga possível para proteger a virilha também.

4. Não use calcinha

Pode parecer estranho e difícil de acostumar, mas a calcinha não é amiga da ciclista. Gera muito atrito, absorve o suor provocando muita umidade. As bermudas de ciclistas são feitas para usar sem roupa íntima e possuem tecido que favorece a transpiração local.

A calcinha fica muito molhada, causa assaduras e em alguns casos corta a pele onde tem costura.

zero atrito evite assaduras ciclistas

5. Proteja, lubrifique e evite assaduras

Para reduzir o atrito entre a pele e o tecido use cremes lubrificantes específicos para partes íntimas, eles diferentemente da vaselina possuem fórmulas que mantém o equilíbrio do pH na região íntima. Eu uso e indico o Zero Atrito que é 100% vegetal para passar na virilha antes de iniciar o pedal. Em outras regiões a vaselina é bem vinda.

Se após pedalar perceber qualquer tipo de assadura use imediatamente uma pomada protetora e cicatrizante. Não espere agravar na próxima pedalada. Mantenha sempre a região hidratada.

6. Troque a bermuda assim que o pedal acabar

Não espere! Tenha uma roupa extra e troque assim que o pedal terminar de pedalar. Procure um banheiro próximo faça uma higiene pessoal com lenços umidecidos que são bem práticos. Isso evita assaduras e infecções.

Aproveite para lavar o rosto, tirar o excesso de sujeira, hidratar e reaplicar o protetor solar. Aliás, encontrar o protetor solar ideal para o rosto é outro assunto muito importante para nós mulheres e, pelo menos pra mim, foram muitos testes até encontrar o ideal para pratica esportiva, que não saí, não escorre e permanece por mais tempo. Veja este link com minhas observações sobre vários protetores solares faciais

7. Hidrate! Receita natural

Manter a região hidratada é sempre o melhor a fazer após os pedais. Isso prepara, repara e deixa a pele pronta para o próximo treino. É possível usar hidratantes poderosos da linha Bepantol baby para cuidar das assaduras ou procure hidratantes que não altere o Ph da região intima feminina. Existem alguns interessantes no mercado

Receita Natural

30ml de óleo Vegetal Rosa Mosqueta + 5 gotas óleo essencial de lavanda + 5 gotas óleo essencial de tea tree misture bem e pronto para usar

8. Tamanho da bike, altura do selim e bike fit

Altura do selim e tamanho de bike são duas condições importantíssimas para evitar desconfortos e assaduras ao pedalar. Estou preparando um post com mais informações a sobre este assunto e espero que ajude. Em geral, se a bike for grande demais ou pequena além de ser mega incomodo pode gerar lesões no joelho, quadril ombros, cervical, lombar….

Se sua bike estiver desconfortável, verifique se o tamanho está certo, ou se o banco está alto demais pressionando a virilha, ou baixo demais trazendo mais atrito, ou se o guidão está muito afastado te jogando muito pra frente e pressionando muito sua perereca.

São várias observações a considerar, pois isso antes de comprar sua bike converse com um profissional para ter todas as orientações possíveis. E por último, mas não menos importante, o ajuste da bike para a fisiologia de quem está usando é indispensável. Isso é feito por num bikefiter 😉

Não sabe o que é um bikefit? É um especialista que analisa todos os ângulos, comprimentos, distâncias e ajusta sua bike para que ela fique totalmente personalizada pra você. Quanto custa? O valor do seu conforto e da redução de riscos de lesão. Vale a pena

Para ver outros temas sobre ciclistas iniciantes clique aqui e veja alguns temas para ciclistas no meu Instagram.

🚴🚴‍♀️Meninas é possível sim, pedalar sem dor no bumbum e evitar assaduras na pepeca e na virília! Acreditem, experimente e depois me conte se esse post te ajudou! Seu feedback é muito importante.

Beijocas, espero te ajudado. Se tiverem dúvidas perguntem nos comentários que será um prazer responder!

Bons pedais.

Deixe um comentário