O protetor solar tem como principal finalidade prevenir o câncer e o envelhecimento da pele. Pode parecer fácil, mas a grande dificuldade está em encontrar o protetor certo que te proteja, não incomode, não irrite os olhos quando suamos, não saia durante o exercício, não deixe a pele cheia de bolinhas, não manche a roupa e é sobre isso que tratarei neste post.

O sol aumenta a pigmentação da pele causando queimaduras e de forma prolongada o envelhecimento da pele e alterações que podem causar câncer.  Certamente você já deve ter ouvido falar que correr e fazer muito exercício aeróbico de alta intensidade envelhece

Sim, envelhece! Vai na lata mesmo. 

Mas Aline uma deusa fitness da internet mostrou que ela correr todos os dias e continua com rosto de boneca.

Sim, ela está linda e cheia de botox ou outro tratamento da moda. Nada contra o botox. Certamente um dia eu devo fazer, mas parece contraditório a pessoa gastar tanto dinheiro fazendo tratamento facial e aparecer linda dizendo que correr não envelhece.

Estamos envelhecendo todos os dias, correndo ou não. Por isso vale a pena envelhecer praticando esporte por todos os benefícios que o esporte proporciona a saúde. E neste caso vamos precisar redobrar os cuidados com a pele para desacelerar o tal envelhecimento. Concorda?

Com os cuidados certos podemos equilibrar a balança e envelhecer naturalmente. Falarei do básico e indispensável: Testei muitos e aqui vou trazer alguns bons protetores solar para correr, nadar, pedalar ou praticar qualquer outro esporte.

Protetor solar facial para prática esportiva

Primeiramente isso não se trata de propaganda. Estou trazendo a minha opinião pessoal após testar por vários anos alguns filtros solares disponíveis no mercado.

A variedade é enorme de produtos, o mais importante é fazer o teste para ver se determinado protetor funciona pra você, mas como geralmente protetor solar facial tem um preço mais elevado fica difícil testar muitas marcas. 

Tive a sorte de conseguir muitas amostras grátis com minha dermatologista então pude testar muitos produtos e avaliar o que melhor se enquadrava no meu tipo de pele. Vamos a algumas observações.

Protetores faciais que NÃO funcionam bem para uso ESPORTIVO

Testei os produtos (com e sem cor) das marcas da L´Oreal, Neutrogena, Nívea, Episol, cenoura e bronze entre outros e não gostei do resultado na pratica esportiva.

Durante a transpiração o produto escorre e sai com muita facilidade do rosto. Quando escorre para dentro dos olhos arde bastante e se pinga na roupa junto com o suor fica difícil de tirar. Sem contar que, ao escorrer deixa de proteger a pele e terminamos a corrida, natação, pedal ou qualquer exercício realizado num dia de sol queimada, vermelha e ardida. Aconteceu comigo diversas vezes. 

 O custo é mais acessível, entre R$25 e R$50. Para o dia a dia algumas destas marcas podem até atender a sua necessidade,  mas para praticar esporte não servem bem.

Protetores faciais que gostei, mas tenho observações

Gostei muito da PinkCheeks e da BRA Zinco são as marcas de protetores solares para quem ama esportes. Parece que foram desenvolvidas especialmente para corredoras. Bacana né?! São Ideais para pessoas que curtem uma atividade física sem abrir mão da proteção.  

A parte boa é que eles protegem e não escorrem pelo rosto quando começamos a suar. Maravilha! E por isso não arde os olhos.

Outro ponto importante é que eles possuem cor e aí vai um super ponto positivo para PinkCheeks. Eles tem vários tons para diferentes tipos de pele! Arrasaram!

Como já comentei, os protetores solares com cor ajudam ainda mais na proteção do rosto, pois além do fator de proteção alto a cor ajuda a refletir o sol e a proteger ainda mais a pele.

A única observação que tenho é que eles tem um pouco de oleosidade e se passar a mão no rosto durante a atividade pode tirar a proteção, sujar a mão e se limpar a mão na roupa, vai sujar a roupa também. 

Eu tenho a pele oleosa e estes protetores, dependendo do meu período do ciclo, causam um pouco mais de espinhas no rosto. Mas super valem a pena experimentar! Vou deixar o link do site da amazon.com 

Protetores que gostei muito

Estes são os meus TOP 3 preferidos! Eles fixam na pele por um longo período de tempo. Formando uma camada firme e mais seca na pele que é muito difícil de sair durante a atividade física, seja nadando, correndo ou pedalando. Não sai da pele!

A diferença mais visível entre os 3 produtos é a camada que forma na pele. Vou comentar sobre eles.

TOP 1 - O protetor solar CHRONOS da Natura

É mais delicado, forma uma camada mais suave, uniforme e natural na pele. É ótimo para quem já tem machas na pele, pois clareia áreas escurecidas e ainda previne o aparecimento de novas manchas. 

Disponível em dois tons: Claro Médio e  Médio Escuro que super disfarça as imperfeições (Eu uso o claro médio que fica muito parecida com a minha cor natural, como a cobertura é bem suave fica bom até na minha filha que é muito branca.

Onde Comprar: Se você mora no Rio de Janeiro, super recomendo comprar com a Fernanda Rocco. Foi ela que me apresentou esse protetor e hoje só uso ele! Mas você pode procurar no Site da Natura

TOP 2 - Protetor Solar BIODERMA Cover Touch

Foi indicado pela minha Dermatologista, pois ele forma uma camada protetora permanece na pele durante as atividade físicas mais longas. Já fiz triathlon (nadei, pedalei e corri) por um período longo de horas no sol e a pele ficou super protegida.

Minha pele é oleosa e este é específico para peles mistas e oleosas. Tem uma cobertura mais grossa, não escorre, não sai por nada (só com sabão) e mesmo assim a pele respira 

Está disponível em dois tons: Claro ou Dourado (Eu uso o Claro, fica um pouco mais claro que a minha cor natural)

Onde comprar:  no Site da BIODERMA tem uma simulação para comprar online com o preço disponível em diversas lojas

TOP 3 - Protetor Solar e Corretivo Cover&Block FPS 60

Comprei este protetor para usar os meus treinos de natação no mar. Na época buscava um super protetor resistente a água. Ele é bem parecido com os protetores que falei acima com duas desvantagens, é mais caro e acaba mais rápido.

É um ótimo protetor e corretivo. Tem é suave, suaviza olheiras, manchas e cicatrizes. E é hipoalergênico, provavelmente é por isso que custa mais caro.

Está disponível em sete tons, vale a pena ir na loja encontrar a cor que mais se aproxima da sua pele

Onde comprar?  Nas lojas ou no Site da Demarge 

Tão importante quanto proteger a pele com protetor solar é sabe limpá-la

Terminou sua atividade física, suada e cheia de poeira no rosto. Se você estiver usando um destes protetores que indiquei eles não irão sair facilmente. Então é importante fazer uma boa limpeza para não deixar os poros obstruídos.

Tire o excesso com lenço umidecido ou água micelar e depois lave com sabonete facial para o seu tipo de pele. Seque bem a pele e hidrate com seu creme usual.

Em outras postagens vou dar dicas e receitas para limpeza de pele mais profunda. Eu adoro fazer máscara de argila com óleo essencial pelo menos duas vezes na semana. Vou explicar tudinho no próximo post.

Espero que tenha gostado deste conteúdo, se você tem alguma dica de protetor solar, por favor envie aqui nos comentários que vou adorar saber e experimentar. Tenho certeza que outras leitoras também irão curtir.

Obrigada por acompanhar minhas dicas e sempre que puder compartilhe!

O compartilhamento pode ajudar sua amiga esportista que sofre na busca de um protetor ideal para prática de atividade física e me ajudar a divulgar este espaço.

Deixe um comentário