• Autor do post:

Quando se trata de meias de corrida, cada detalhe pode fazer a diferença no conforto e no desempenho do corredor. As meias podem parecer apenas um acessório, mas a escolha certa pode melhorar significativamente a experiência durante os treinos e corridas.

Se você, assim como eu, já teve bolhas nos pés, vou te ajudar com a possível causa: E não se trata apenas da composição da meia que está correndo!

Essa postagem será direta ao assunto. Descubra se as suas bolhas nos pés são causadas pela sua meia de corrida.

8 dicas para escolher as melhores meias de corrida

  1. Dizem que o material ideal para meias de corrida deve conter maior teor de POLIAMIDA com um pouquinho de ELASTANO. São tecidos sintéticos de secagem rápida. Esses materiais ajudam a manter os pés secos, evitando bolhas e desconforto causado pelo acúmulo de suor.
IMG 20230727 000155147 MFNR min edited scaled

Poliamida é um tecido mais macio e fino, geralmente utilizado nas camisas de corrida. Tem alta durabilidade, maciez ao toque, conforto e respirável

Poliéster é um tecido muito forte e durável, resistente a encolhimento, mofo e abrasão, contudo, é um tecido que não “respira”.

Elastano é um tecido muito elástico e geralmente é utilizado junto com outras fibras em sua composição, como o poliéster e a poliamida.

Exemplo de uma boa composição de meias para corredores

96% Poliamida + 4% Elastano 

52% Poliéster + 45% Poliamida + 2,4 % Elastano

Mas para mim só esta informação não basta. As minhas meias precisam ser mais finas. As meias com reforço nas pontas dos dedos, proporcionam mais calor e, eu, não gosto.

Isso tudo é um gosto pessoal.

  1. A maioria dos corredores fogem da meia de algodão. Eu particularmente uso meias com algodão na sua composição, mas prefiro as mais finas e que fiquem justas, mas não apertadas nos pés;
  2. Ajuste adequado: Escolha meias que se ajustem corretamente ao seu tamanho de pé, evitando que elas escorreguem ou fiquem muito apertadas. Um ajuste inadequado pode causar desconforto e até mesmo bolhas.
  3. Escolha adequada para a estação do ano: Para o verão, opte por meias mais leves e respiráveis, com mais poliamida, enquanto para o inverno, procure meias mais quentes e isoladas, como o poliéster, por exemplo.
  4. Se você tem muita facilidade para ter bolhas nos pés, pode usar a pomada zero atrito ou a famosa vaselina. Passe entre os dedos e nos locais mais prováveis.

Se você seguir as duas primeiras e principais dicas já estará no caminho certo, mas se quiser garantir maior conforto durante os seus treinos e provas de corrida, veja estes plus que algumas marcas oferecem – Vejam essas dicas extras:

  1. Acolchoamento e suporte: Algumas meias de corrida geralmente possuem acolchoamento adicional nas áreas de alto impacto, como calcanhares e a parte da frente dos pés. Além disso, elas podem fornecer suporte no arco do pé para reduzir o risco de lesões e aumentar o conforto durante a corrida.
  2. Sem costura: Meias sem costura minimizam o atrito e o risco de bolhas nos pés, tornando-as mais confortáveis para corridas de longa distância.
  3. Compressão: Algumas meias de corrida oferecem compressão gradual, o que pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea e reduzir a fadiga muscular durante e após a corrida.

Mas, como te falei, cada pé é único, no meu caso precisei experimentar e, para minha surpresa algumas meias ditas como super boas para corredores de poliamida, reforçada, sem costura e com compressão ideal me causaram bolhas.

Aqui no Rio de Janeiro, sofremos com muito calor e umidade e quanto mais macia, simples e fina for a meia, para mim fica mais perfeita. O meu conselho é: Vá na loja, toque, observe as mais grossas, as mais finas, as de poliamida, as de algodão. E vá por eliminação: Compre um modelo, lave e use dias quentes, frios, umidos e secos para ter uma real noção.

Onde comprar meias de corrida?

A Decathlon tem sempre meias com bom custo benefício e boa composição para nós corredores, mas você também pode dar uma olhada nas opções disponíveis na:

Nike, Adidas, Asics, Hupi, Lupo, Kalenji, Artengo, fiber, Insider, Norden, Track&Field entre outras

Lembre-se de que cada corredor é único e pode ter preferências pessoais diferentes. Portanto, é sempre uma boa ideia experimentar diferentes tipos de meias para descobrir qual funciona melhor para você e para o seu estilo de corrida. As meias certas podem tornar seus treinos e corridas mais agradáveis e reduzir o risco de desconforto e lesões nos pés.

Escolher as meias certas é essencial para corredores que buscam conforto, suporte e melhor desempenho.Experimente diferentes modelos e encontre aquelas que melhor se adequam às suas necessidades, garantindo uma experiência de corrida impecável em cada jornada!

Uso as meias mais simples possíveis com 96% de poliamida e 4% de elastano e super me ajuda a evitar calos. Espero que tenha gostado e se tiver alguma sugestão pode colocar nos COMENTÁRIOS.

Em “PROVAS QUE PARTICIPEI”, sempre escrevo sobre os detalhes das provas que participei. Conto tudinho desde a preparação, a véspera, o dia da prova, o percurso, as coisas ruins e boas da prova e as emoções que vivi em cada quilômetro.  

Se preferir pode me adicionar em sua rede social favorita, sou AlineTri no facebook e AlineqCorre no instagram sempre coloco dicas legais e muito conteúdo sobre a criação e fortalecimento de hábitos saudáveis.

Espero que goste deste conteúdo e te encontro na próxima postagem!

Deixe um comentário