• Autor do post:
Olá, amigos atletas amadores! Sigo equilibrando os pratinhos que teimam em cair

Mais uma semana equilibrando os pratinhos, mas alguns caem e está tudo bem. Qualquer mudança em nossas vidas leva um tempo para se estabelecer, exige uma série de experimentos e fracassos. Mas quando entendemos que temos total poder sobre os nossos hábitos, temos a liberdade de transformá-los e quando erramos, sabemos que podemos tomar novamente o curso certo.

Às vezes me pego sentindo pena de mim, às vezes penso que não darei conta de tudo. Quem nunca né!? É difícil mesmo conciliar tudo e talvez essa seja a maior dificuldade de um atleta amador, trabalhador e com família.

Equilibrando os pratinhos: Ajustando a rotina dos filhos à minha 

Vez ou outra estou tendo dificuldades de ajustar minha rotina à rotina dos meus filhos. Minha filha mais nova é a única que atualmente mora comigo. Ela tem 14 anos e todos aqueles problemas da adolescência.

É o tipo de filha perfeita, que ela não escute/leia isso. Aliás, meus três filhos são incrivelmente diferentes e ao mesmo tempo filhos maravilhosos. Só tenho a agradecer.

Minha jovem adolescente é uma menina estudiosa, sociável que curte sair com as amigas para praias, festas de XV anos. Adora esporte e jogos de futebol, mas tem as famosas amizades problemáticas.

Quando nossos filhos são pequeninos somos a maior referência deles, mas quando eles crescem e começam a voar sozinhos outras pessoas viram referências também, sejam professores, pais de amigos, treinadores e os amigos tbm.

Por isso reservem sempre na agenda de vocês um tempo de qualidade para conversar com seus filhos, saber o que está acontecendo, apoiar em tudo e qualquer coisa. Independente do nosso cansaço, nossos filhos precisam da nossa presença, dos nossos conselhos e da nossa amizade incondicional e verdadeira.

Só assim podemos dar a liberdade que eles precisam para se desenvolverem e conhecerem o mundo, que não é um mar de rosas. O mundo é difícil e muitas pessoas são cruéis!

Se tem uma coisa que aprendi como mãe é que nossos filhos precisam que as coisas sejam DITAS, precisamos FALAR e não achar que eles já sabem o óbvio. O óbvio para você, pode não ser óbvio para seu jovem filho que está conhecendo o mundo.

Então falem, sejam repetitivos, sejam amigos, escutem, perguntem, estejam disponíveis e saibam a hora certa de dizer o sim e principalmente o não.  Mas porque estou falando de filhos, numa postagem de treinamento para maratona?

Metas de curto, médio e longo prazo

Eu tenho uma meta pessoal: Quero completar a Maratona de POA em um determinado tempo. Sei que será uma missão desafiadora. Toda minha família está ciente dos meus objetivos pessoais de curto prazo, me apoiam e me ajudam com isso.

Mas tenho objetivos de médio e longo prazo que envolvem minha saúde integral, criação de jovens que farão a diferença.

E tem missão no mundo mais importante que criar filhos? Tem responsabilidade maior do que ser responsável por influenciar positivamente a próxima geração? E ao mesmo tempo cuidar do nosso trabalho e das nossas metas pessoais?

Por isso te digo uma coisa: Se o plano da semana não deu certo, se o pratinho que tentou equilibrar hoje caiu, vamos catar os cacos, colar e seguir em frente.

O importante é conhecer seus propósitos, definir suas prioridades e ficar bem com as escolhas que está fazendo.

Dica de mãe

Ultimamente estou focando bastante em minhas leituras científicas. Adoro livros voltados para desenvolvimento pessoal. Terminei a leitura do livro “GARRA – O Poder da Paixão e da Perseverança” de Angela Duckworth e super indico para as mães de adolescentes é enriquecedor na difícil arte de educar. Principalmente nos dias de hoje onde a tecnologia rouba todo tempo de nossos filhos. Deixando-os cada vez menos comprometidos com uma atividade na adolescência e mais escondidos nas telas das redes sociais.

Um livro incrível para todos que querem se comprometer de fato com objetivos e influenciar positivamente a próxima geração.

Meu objetivo na 12ª Semana de treinamento para Maratona:  Sigo equilibrando os pratinhos

Na semana passada tinha por objetivo encaixar o pedal na minha rotina de treinos, ajustar todas as minhas atividades para conseguir dormir as 21:00 para acordar de madrugada para pedalar, mas não consegui equilibrar alguns pratinhos. Sigo buscando o equilíbrio e ajustando diariamente minha rotina até encontrar a ideal para mim e minha família. 

Veja como foi a semana passada do meu ciclo de treinamentos em: Agora ficou divertido com o Ironman 70.3 do Rio 2024 – 11ª semana

Vou deixar aqui alguns conteúdos que já escrevi neste período de treinamento, caso queira acompanhar um pouco mais.

Veja a Postagem: Mães Atletas: Dicas para conciliar família e os treinos

Se quiser entender como construir bons hábitos, leia a série que escrevi sobre hábitos: Hábitos Poderosos parte 1: Loop do hábito

Volume de treinos na 12ª Semana de treinamento para Maratona de Porto Alegre

cJnr4 brW2v16RrIIW8lIGQC55UDlozkDj96BjnybRmpst DP9w1c1hTEryYz1 Nh3NP6pIDdNxMHRZjppA4me4h7Q6W91oN9ZI4OfC6z5Ye KfoJbAUmYkgtH8TN GKqv zy5JZDDL1xK4nxMAhUf2pjKMi8P4oeCW9lcJB0sy0NleuT0mKe5nlDxOtF6qoqPKbDvXtwXt220n Dz6lDirK kq1Z26dVw K2GB6Ia PB2esmAZ6uAe4biVOSUwTPigh kPX8e023s5WU9DXikoY6qfrWD5CnFgDsFT0YXRaplVmE24LT81a7D4BXbS24mvdTo1oaNpWNw4H9C IM 47agIxCZHjjgPaGngeaDtpBddf W6PxY1hWksZ hy k3T8lNWsi6RSFvO2X7WR6zTTQCnq3bJ2
ModalidadeCorridaCiclismoNataçãoMusculação
Previsto35km100km 3800m2h 
Realizado30,5km 0km 2200m 1h
Acumulado440,5km30km 10970m 22h

Planilhas de treino detalhado no Strava

Uma observação geral sobre os treinos: Na corrida estou terminando bem, SEM sentir dores durante e nem após a corrida. Quadril e tornozelo não doem mais. No entanto quando pedalo, ou quando faço subidas, meu tornozelo sempre dói. Semana passada pedalei na Orla e o tornozelo ficou dolorido depois, até inchou um pouquinho. Quando subi a vista no treino de domingo passado, também senti muito desconforto no tornozelo subindo e descendo. Mas nada que durasse muito tempo.

Planejamento não pode faltar. É preciso equilíbrio, foco e determinação. Família, amigos com os mesmos objetivos também ajudam muito a nos manter motivados em cada treino. Por isso sempre digo: Encontre a sua tribo, mesmo que seja um grupo de duas pessoas, se vocês seguirem em busca do mesmo propósito a força de um inspira o outro e vice-versa!

Atualizei minha planilha com detalhes de todos os meus treinos deste ciclo. Só com planejamento podemos avaliar onde estamos e onde queremos chegar. Planejamento é poder! 

Conheça também o Planner Organizador de Treinos que utilizo semanalmente, clique aqui. Vou deixar também o link aqui o meu Planner Organizador da alimentação caso tenha interesse em adquirir e utilizar.

Sigo na minha luta diária. Se quiser acompanhar minha rotina de treinos para minha primeira maratona, semana a semana, acesse meu ciclo de treinos para a Maratona de Porto Alegre 2024. Você vai encontrar muitas dicas e todos os desafios estarão lá.

Se preferir pode me adicionar em sua rede social favorita sou @alineqcorre no facebook e @alineqcorre no instagram, mas nem sempre fui Aline que corre, sou mãe, esposa, trabalhadora e se quiser saber mais como sair do sedentarismo para seguir a rotina de uma triatleta, clique aqui.

Até! Simbora que vem mais uma semana de treinos por aí

Este post tem um comentário

  1. Patrícia Santos

    Estou adorando acompanhar seu treinamento. Estou treinando para uma maratona também e percebo que não é difícil só pra mim

Deixe um comentário