• Autor do post:

Nunca pensei que vivenciaria o pesadelo do sonho adiado. Há 3 semanas meu treinador disse: Se eu fosse você transferia a maratona para 2024, o volume e a intensidade de treinos já era pra estar aumentando e quando você voltar será trotando, com baixo volume, baixa intensidade para não lesionar novamente.

Me dei mais chances, mais esperanças. Queria esperar para ver como meu corpo reagiria ao retorno as corridas após os dias de descanso. E, para minha surpresa após de 3 dias de corrida: Pé inchado e dolorido novamente 😔

Resumindo a minha Saga para a conquistar minha primeira Maratona

Me lesionei no final de fevereiro pedalando. Quando estava descendo uma ladeira me deparei com uma moto na contramão, precisei freiar e desclipar rápido para não cair. Essa manobra me fez torcer o tornozelo e com a intensidade dos treino seguintes foi só piorando. Comecei a enfrentar uma Tendinite nos fibulares

Descanso Recuperação

A orientação inicial eram 10 sessões de fisioterapia com medidas analgésicas, antinflamatórias e liberação miofascial na musculatura; Antinflamatório por 5 dias; Gelo por 20 minutos 3 vezes ao dia; Além de ter que parar de correr por 20 dias.

Recomeço

Após 23 dias sem correr e cumprindo todo tratamento, voltei a correr na esteira. Inicialmente 30min e descalça, pois o tênis (mesmo o mais baixo e estável) gera um desequilibrio gerava dor nos tendões fibulares do tornozelo.

Comecei trotando na esteira por 30 minutos, semana seguinte fiz 6km sem olhar pace – só na sensação de esforço. Nesta semana o treinador me passou 2 corridas livres de 8 km. Deixei o pace de lado e só corri sendo cautelosa com a pisada, com atenção para não tropeçar, não pisar em burados e fluiu tudo bem. A única coisa que incomodava um pouco era no momento que fazia curvas.

Recaída

A semana parecia perfeita! Era feriado, meu filho recebeu uma folga do Futsal e depois de quase 12 horas viajando estava aqui conosco. Estava super feliz e empolgada com as corridas fluindo sem dor. Até que decidi ir ao treino de corrida da equipe. Foi quando, correndo junto com a galera, me empolguei e, sem dores, corri 15 km. No último quilometro já comecei a sentir o tornozelo.

Cheguei em casa fui direto para o gelo, o pé inchou e a dor voltou com tudo.

SONHO ADIADO

Achei de verdade que tudo fluiria bem. Que aquele tempo de repouso, fisio e remédios iriam resolver a lesão no tornozelo. Agora faltando tão pouco para Maratona, não vai dar tempo de me recuperar. Se eu corri 15 km e a dor voltou forte, como correrei 42km daqui a 40 dias? Infelizmente não vai dar.

Agora é seguir no processo de recuperação, com o objetivo exclusivo de me recuperar da lesão. Vou abrir mão da minha primeira maratona, mas ainda tenho um Iron70.3 em julho pra fazer e quem sabe o sonho da maratona fica pro final do ano?

Volume de treino nesta 16ª Semana

aline corrida
ALINE PEDAL
ALINE NATACAO
ALINE MUSCULACAO

31km

Corrida

87,53km

Ciclismo

0 m

Natação

120mim

Força

Deixe um comentário