• Autor do post:

Olá amigos Nadadores que querem conhecer um pouquinho das provas do Rio de Janeiro.

Vou comentar sobre a Prova Rainha do Mar que aconteceu em Copacabana. Me arrisco dizer que é uma das melhores provas de natação do Rio de Janeiro

Quando fiz a prova Rei e Rainha do mar pela primeira vez, me apaixonei! Foi um Beach Biathlon 1km de natação + 2,5km Corrida na Areia em 15 de Dezembro de 2019 e desde então todos os anos faço pelo menos uma das edições.

A organização desta prova é muito especial principalmente para os iniciantes. Eles fornecem um apoio e uma estrutura que confere segurança para quem deseja se aventurar nas primeiras provas no mar. 

Qual o diferencial das provas Rei e Rainha do Mar?

Como atleta amadora, uma coisa posso dizer: a prova Rei e Rainha do mar é maravilhosa. Pela estrutura, organização e segurança. A prova perfeita para quem tem medo ou receio de se aventurar em provas aquáticas.

É um evento para toda família! Todos podem participar, tem diversas distâncias no mar, desde 500m à 10km de natação. Tem corrida na areia, tem corrida com natação e tem provas infantis, tanto no mar como na areia. Então meus amigos, junte a família que a diversão será garantida.

A natação no Mar de Copacabana. Como é?

Digamos que é uma experiência apaixonante, até quando o mar de Copacabana “não está para peixe”, isto é: É bom até quando o mar não está bom.

Copacabana entre o posto 5 e o posto 6 é famoso por atividades aquáticas, durante a semana esse trecho é palco de diversas atividades aquáticas. Muitas assessorias e escolas de natação estão ali ensinando seus alunos a nadar ou praticar alguma atividade no mar. Porque é calma em 90% das vezes, tem um nascer do sol estonteante e tem momentos que o Mar está tão lindo que fica até difícil descrever tamanha beleza. 

Mas tem dias de ressaca que fica uma bosta de suja e mexido. Mas na maioria das vezes está muito boa para nadadores.

Como foi minha Prova Rainha do Mar em Copacabana?

A Prova Rainha do Mar é uma prova exclusiva para Mulheres com 1ª Edição em 2022, mas para quem é novo por aqui saiba que existe o tradicional Rei e Rainha do Mar que recebe atletas profissionais e amadores de todos os sexos.

Com a correria do dia a dia, só pude participar da prova nesta 3ª Edição em 2024. Ganhei a inscrição na véspera da prova. Organizei tudo por aqui e estava lá às 6h30 para largada que seria às 7h.

Foi a primeira vez que faria uma prova exclusiva de natação, pois todas as outras edições do Rei e Rainha do Mar me inscrevia no Beach Biathlon. Desta vez larguei para fazer apenas 1km junto com muitas mulheres. Numa prova exclusiva para mulheres.

A Largada

Pela primeira vez não senti aquele frio na barriga. Me sinto liberta da pressão pessoal em nadar bem. Não me importo se vou chegar em primeiro ou se vou chegar em último, hoje em dia o importante pra mim é nadar, curtir a prova, dar o meu melhor e concluir.

Me sentia super confortável.

Tinha seguido todo meu protocolo, coloquei bastante vaselina nas axilas, no pescoço, me espremi dentro da minha roupa de borracha, coloquei a touca, o óculos e quando iniciou a contagem regressiva coloquei o tampão no ouvido. Pronto! O som ficou abafado e de longe escutei a buzina dando início a prova.

Corri, junto com todas as meninas para a água, mal sabia o que me esperava.

O Percurso

Nunca fui tão chutada e espremida numa prova de natação. Verdade! Larguei no meio. Nem na frente com as brutas, nem no final. Fiquei na meiuca e pelo amor de Deus, foram muitos tapas, braçadas e pernadas. Tinham mulheres que não sabiam para onde iam, numa total falta de conhecimento na navegação do mar.

Queria nadar de boa, mas quando comecei a ser espremida pela mulherada, decidi fazer um pouco mais de força para sair logo daquele meio. Passei por esse sufoco por uns 500m depois deu uma aliviada e segui num ritmo de respiração 3×1 constante.

A Chegada

Quando virei na penúltima boia já dava para visualizar a chegada de longe, tinham poucas nadadoras no meu campo de visão e por um segundo pensei: Será que estou indo para o lugar errado?

Não. Estava tudo certinho! Fechei a prova de 1km de natação em quase 20min e curti bastante a prova e meu desempenho.

Quais os pontos negativos da prova Rainha do Mar?

Como atleta amadora posso dizer que a prova é bem bacana e não tenho do que reclamar.

Por ser uma prova bem segura, tem muitas mulheres iniciantes no mar com dificuldade de navegação. Isso ficou claro pra mim durante o percurso desta prova. Isso dificulta um pouco a navegação, mas gente! Faz parte. Quer nadar sem bater em ninguém? Vai fazer prova em piscina..kkkk

Já ouvi outras pessoas, que vão em busca de pódio, reclamarem que às vezes eles erram na classificação, mas não sei avaliar.

Nesta edição eles fizeram uma modalidade apenas para as atletas profissionais, o que achei bem legal!

No mais a vibe da prova é muito bacana e se você tem vontade de participar de uma prova no mar, essa é a sua oportunidade.

Se tem uma coisa que amo fazer e ver as pessoas fazendo é algo pela primeira vez.  Então acho super bacana uma prova cheia de pessoas estreando. É o máximo!

Outras Provas inesquecíveis

Cada prova é uma história! O treinamento é um grande aprendizado, me ajuda a manter a rotina saudável. Faço amigos que me inspiram a dar o meu melhor e tem aqueles que de alguma forma inspiro também. Não porque queremos ser os primeiros colocados, mas porque queremos superar os nossos limites pessoais. Se isso nos levar à conquista de um pódio, ótimo. Mas a conquista principal é o novo estilo de vida: “ter mais saúde e mais oportunidades de aproveitar a vida com mais qualidade.” Simples assim!

Então essa é a minha percepção sobre a Meia Internacional do Rio 2023. Espero que tenha gostado desta resenha! Se tiver alguma dúvida pode colocar nos COMENTÁRIOS.

Em “PROVAS QUE PARTICIPEI”, sempre escrevo sobre os detalhes das provas que participei. Conto tudinho desde a preparação, a véspera, o dia da prova, o percurso, as coisas ruins e boas da prova e as emoções que vivi em cada quilômetro.  

Se preferir pode me adicionar em sua rede social favorita, sou AlineTri no facebook e AlineqCorre no instagram sempre coloco dicas legais e muito conteúdo sobre a criação e fortalecimento de hábitos saudáveis.

Espero que goste deste conteúdo e te encontro na próxima Prova!

Deixe um comentário