• Autor do post:

Olá, amigos atletas amadores! Hoje, quero compartilhar com vocês uma jornada pessoal que reflete não apenas os altos e baixos da vida de um atleta amador, mas também uma condição específica que me desafiou recentemente: a tendinite da pata de ganso. Este post é um relato sincero sobre os sintomas, o tratamento e minha experiência pessoal com essa lesão.

Já comentei por aqui que um dos dilemas das redes sociais é a tendência de apenas compartilhamos os momentos de glória, omitindo as adversidades. Raramente alguém admite que o treino foi um desastre total por sua própria culpa. Parece que há sempre uma “história inspiradora” por trás de cada fracasso, criando a ilusão de que as dificuldades são exclusividade de alguns poucos “azarados” e estes na maioria das vezes somos nós “As pessoas reais”.

Mas deixem-me dizer algo a vocês, pessoas reais, como eu: o fracasso é universal. Todos enfrentamos dificuldades, e está tudo bem. Não somos atletas profissionais; temos nossas próprias vidas e responsabilidades. É natural que, em alguns dias, o treino não saia como planejado, que enfrentemos lesões ou outros contratempos. Cada dia é uma nova oportunidade de superar obstáculos, sejam eles físicos, mentais ou emocionais, e de aprender com eles – ou não – porque tem gente que demora a aprender…rsrs

Se eu acreditasse em má sorte, diria que fevereiro é um mês azarado. Em fevereiro de 2023, torci o tornozelo. E agora, neste fevereiro de 2024, estou lidando com uma tendinite na pata de ganso.

Lesionada novamente? Há algo de errado contigo?

Sim, de fato, há algo acontecendo comigo. Sou mãe de três filhos incríveis, responsável por quatro gatos e uma cadela, além de trabalhar para outras empresas. Assumo o papel de motorista particular para meus filhos, sou esposa, e ainda cuido de uma casa e de uma horta. As mulheres que se dedicam ao lar sabem que essa tarefa é um trabalho sem fim.

Existem momentos em que tento treinar após uma noite mal dormida e acabo não rendendo nos treinos. Às vezes, esqueço de tomar os suplementos necessários, o que me faz cansar rapidamente durante os exercícios. Há dias em que estou tão exausta que simplesmente não consigo ir à academia. Sem mencionar as vezes em que o despertador toca às 3:30 da madrugada e eu simplesmente não ouço, pois estou profundamente cansada.

Então, sim, deve haver algo de errado comigo: muitas responsabilidades e pouco tempo. Quem não sofre desse mal?

Sobre a Tendinite da Pata de Ganso – O que é e como tratar?

Existem inúmeras variáveis que podem ter contribuído para essa lesão, tornando difícil apontar uma causa específica. A falta de sono, alimentação ou hidratação inadequadas, fortalecimento insuficiente, entre outros. Mas, oh, não é por falta de acompanhamento especializado, pois isso eu tenho. O verdadeiro problema é a escassez de tempo, que, com tantas coisas na cabeça, me faz esquecer ou não conseguir seguir corretamente o plano de treinamento de uma atleta amadora.

E como resolver isso? Insistindo e priorizando. Não há outro jeito. É uma questão de organização e de estabelecer prioridades.

Segundo meu médico, essa tendinite da pata de ganso é típica por excesso, pelo aumento do volume de treinos, sendo uma lesão bem característica de corredores.

Essa condição pode ter sido agravada pelo fato de ter ficado quase 9 meses com o tornozelo lesionado, o que provocou um enfraquecimento na musculatura da perna direita e, consequentemente, uma sobrecarga nos tendões que se inserem no local conhecido como pata de ganso

O que é a dor no joelho conhecida como “Pata de Ganso nos Corredores”

Achei esse vídeo na internet que explica e mostra bem onde é a dor da pata de ganso. Vou deixar o link aqui para vocês olharem: COMO ALIVIAR A DOR NO LADO DE DENTRO DO JOELHO – PATA DE GANSO

A dor no joelho conhecida como “pata de ganso” é uma inflamação ou irritação de um conjunto de três tendões na parte interna do joelho. Especificamente na região onde se inserem próximo à tíbia. Esses tendões pertencem aos músculos sartório, grácil e semitendinoso. Os médicos chamam essa dor de “bursite anserina” ou “tendinite da pata de ganso”.

Esse tipo de dor é comum entre corredores, ciclistas e indivíduos que praticam atividades que envolvem movimentos repetitivos do joelho ou sobrecarga nessa região. Além disso, pode ser mais prevalente em pessoas com alterações na biomecânica do joelho, como joelhos voltados para dentro, pé plano ou arco elevado, que podem alterar a distribuição de carga sobre a articulação do joelho e os tendões envolvidos.

Quais os sintomas que senti no joelho que caracteriza “Pata de Ganso”

Os sintomas da tendinite da pata de ganso incluem dor e sensibilidade na parte interna do joelho, especialmente ao correr, subir escadas ou após períodos prolongados de inatividade. A dor inicialmente é leve e vai aumentando gradualmente com a continuidade da atividade física.

Como descobri que estava com tendinite da “Pata de Ganso”

Correndo e sentindo dor no joelho. Na verdade, o problema começou de repente. Um dia estava correndo e do nada um incômodo leve no joelho que parava logo após o aquecimento.

Com o passar do tempo a dor foi permanecendo durante todo o treino até que foi aumentando e piorando ao ponto de não conseguir pisar no chão durante a corrida.

E só então procurei um médico. Do primeiro sintoma até esse momento de dor insuportável foram menos de 2 meses.

Diagnóstico da Tendinite no joelho “Pata de Ganso”

O diagnóstico foi bem simples. O Médico Ortopedista avaliou o local da dor no joelho, pediu uma ressonância e decretou com toda certeza: É tendinite da pata de ganso e quis me tranquilizar dizendo que toda estrutura do joelho está perfeita.

Que bom né? Ficaria melhor ainda se não precisasse parar de correr por quase um mês como forma de tratamento.

Tratamento da Tendinite no joelho “Pata de Ganso”

Segundo meu médico, o tratamento é repouso, gelo, fisioterapia e no meu caso foi preciso antiinflamatório por 7 dias. 

O ortopedista me disse: “Você vai precisar parar de correr por 15 dias no mínimo. Hoje você nem está performando nos treinos, nem está tratando essa tendinite”. A pura verdade a cada treino eu regredia, não conseguia atingir os objetivos do treino devido a dor e  consequentemente a dor só piorava.

Além do tratamento, o médico me aconselhou para quando estiver liberada para correr eu escolher o tênis que me traz mais conforto e usar apenas ele – Comprar uns 3 pares do mesmo tênis e usar só ele. 

É importante sentar com o treinador e revisar a rotina de treinamento. Fazer ajustes para evitar que a tendinite volte. Isso pode incluir a modificação do volume, intensidade e frequência dos treinos e aprimoramento da técnica de corrida. A prevenção também envolve um aquecimento adequado mais adequado antes dos treinos e lógico a manutenção de exercícios de fortalecimento e mobilidade de todo o corpo.

Bom, acho que não esqueci nada. Agora me dedicarei nestes 15 dias a ficar boa. Não posso correr, não posso pedalar nem rápido demais, nem em montanhas. Também fui orientada pelo médico a neste período de crise não fazer exercícios de agachamento e nem nenhum outro que provoque dor no joelho. Nadar está liberado, desde que não use pé de pato. 

Planilhas de Treino Detalhado no Strava: 15 dias de repouso

Não tem muito o que mostrar neste período de repouso a não ser muita fisioterapia e gelo umas 6 vezes ao dia, mas consegui fazer algumas coisinhas. não fiz mais porque fiquei menstruada com dores e aproveitei para descansar logo de vez.

Fechei a semana indo acompanhar, na torcida, meus amigos de treino que foram fazer o Rio Triathlon no Aterro do Flamengo e foi muito bacana acompanhar a galera vivenciando seus momentos de superação. Torci muito e fiquei cansada… rsrs

bXMNee6jImqv13EE6 MaYiFcoyDKGeSLYPNXpFuRredD3b6KEi4caKNs7g1mbRj39QYKX5gK yy nL1ZGGIn9JSiIIMpp9YZ5DoBiPQsFCoxA1ZVma3ZnomCv9wbz OU2WsLpRRb53vUWsCfjkcxuUd7GDxptw0uW3k5 qCfxdyZzsO3vyYxBqeQu6HaPd5Zi5lwc0gRYUrgLGATjwf2YL6 uHL608Wk9VwXbd48NO AfXKApk9cB0I8qledOVQxdxEo25uDqHp0dy35Rv72ojMqb6ak4juvMo8V7EOAgUdcwGBGss5jcC9GAWfFJ4OJVg 8OXzEkxS0w3RI1AH2F huysyDvLFs43VZ0DivFTQBU1zBbc2Ld8UNtEjNRVtbdY9gSxXcB7Jn34KgFCgvY5EBQ c8hTZiYXCfAeY cCthKEVR012coLYzdPplpEgGnNiodF1mo seqWEa8M
ModalidadeCorridaCiclismoNataçãoMusculação
Realizado0 km 30km 6800m 2h
Acumulado603,4km279,53km 46804m 37h40

Seg, 26/03/2024 Natação Júlio Delamare – 3000m (sem relógio)

sex, 15/03/2024 Pedal na orla

qua, 13/03/2024 Maratona Aquatica Dia das Mulheres

ter, 12/03/2024 Musculação na SMARTFIT

seg, 11/03/2024 Natação Júlio Delamare

Ferramentas de Suporte: Planner Organizador de Treinos e Alimentação

Para manter esse nível de organização, utilizo um Planner Organizador de Treinos semanalmente, uma ferramenta indispensável para qualquer atleta que deseja ter um registro detalhado de sua evolução. É o meu diário de treinos. Anoto tudo lá e na minha planilha de corrida online

Além disso, o cuidado com a alimentação é essencial, razão pela qual também faço uso de um Planner Organizador de Alimentação, garantindo que meu corpo receba os nutrientes necessários para suportar a demanda dos treinos. 

Conecte-se e Inspire-se

Para aqueles interessados em acompanhar mais de perto minha preparação para a Maratona de Porto Alegre e o 70.3 do Rio em 2024, convido-os a seguir meu ciclo de treinos. Lá, compartilho não apenas dicas práticas, mas também os desafios enfrentados ao longo dessa jornada. E para uma conexão mais direta, estou presente nas redes sociais como @alineqcorre no Facebook e @alinemsnogueira no Instagram. Embora hoje eu seja conhecida como Alineqcorre, minha jornada até aqui foi repleta de aprendizados, desde superar o sedentarismo até abraçar a rotina desafiadora de uma triatleta.

Seguindo em Frente

Então, é isso, pessoal! Continuarei a compartilhar minha jornada rumo à Maratona de POA e ao 70.3 Rio em 2024, mantendo sempre o foco na saúde e no bem-estar. Estão prontos para se juntar a mim nessa aventura? Até a próxima atualização!

Deixe um comentário