• Autor do post:

Olá, amigos atletas amadores! Sabem como é, a vida de um futuro Maratonista não é feita só de treinos, mas também de muita reflexão.

No post de hoje darei dicas de corridas em Jaraguá do Sul, compartilharei experiências dos treinos desta semana, contarei um pouco sobre meu histórico de lesões ao longo da vida como corredora e as valiosas lições aprendidas no processo. Trago uma reflexão profunda sobre como o esporte pode ser um poderoso veículo para o autoconhecimento e a superação pessoal.

Onde correr em Jaraguá do Sul – Santa Catarina

Depois de uma visita ao meu filho, eis-me de volta ao Rio de Janeiro, pronta para dar tudo de novo nos treinamentos. enfrentando o rigor dos treinos, superando as adversidades trazidas pelas lesões e mergulhando profundamente em reflexões que transcendem o aspecto físico do esporte. Este caminho para a Maratona de Porto Alegre e o 70.3 do Rio em 2024 é pavimentado com mais do que apenas asfalto; é construído sobre histórias de superação, aprendizado e, acima de tudo, um compromisso com o autoconhecimento e a busca pelo crescimento pessoal.

Deixei Jaraguá do Sul para trás e voltei para o nosso querido “Hell de Janeiro”. Confesso que nunca imaginei que sentiria falta desse calorão. Mas, olha, apesar da alegria de estar ao lado do meu filho por alguns dias, não foi lá muito produtivo para os meus treinos em Santa Catarina. Calma, vou explicar o porquê.

Acho que dei azar com uns dias chuvosos. E, vamos combinar, chuva não combina muito com corrida, né? Encontrei algumas dificuldades para achar lugares bons para correr. Mas vamos lá, encontrei 3 opções:

  1. Correndo pela cidade: Mesmo com muitas ciclovias pelo caminho existe o imprevisto de ter que parar nos cruzamentos.
  2. Ao redor da Arena Jaraguá: Um circuito mais organizadinho, curto, com várias voltas e curvas. Tinha bebedouro, asfalto de qualidade e bastante movimento de pessoas
  3. Subidas desafiantes: Descobri duas boas subidas, são elas:
    1. Chiesetta Alpina, com asfalto lisinho e uma boa inclinação. Encontrei o segmento no strava, para quem deseja subir de bike, mas é perfeitamente possível subir correndo, pra quem gosta de fazer bastante esforço. Veja abaixo como é intenso.

Distância 3,06km – Ganho de elevação 401m – Inclinação média 13,1% 

Elev. mais baixa 184m – Elev. mais alta 585m – Diferença de elev. 401m

  1. Pico Malwee Parque, por outro lado, é de terra e cheia de buracos – até os carros sofriam para subir. Neste caso é um lugar maravilhoso para quem curte trail. Ambos os lugares são um espetáculo e valem a visita 

18ª Semana de Treinos para Maratona de Porto Alegre

Essa semana foi quase uma ponte aérea. Cheguei no Rio lá pelas 18h e só queria descansar.

Ainda estou tentando voltar a pedalar com regularidade, mas consegui nadar e cumprir todos os treinos de corrida. Sinto que, mesmo devagar, estou progredindo. Ainda estou longe do meu auge, e sinceramente não sei se voltarei a ser como antes, mas de uma coisa eu tenho certeza: vou continuar firme e forte em busca do meu melhor.

Histórico de Lesões na Corrida

No caminho para o 70.3 de Florianópolis em 2022, enfrentei um grande desafio: me lesionei no início do ano. Tive Síndrome do Impacto Iliotibial esquerdo, com posteriorização da cabeça da fíbula, e para complicar, uma limitação na dorsiflexão tibiotársica esquerda. E acreditem, tudo isso por causa de um tênis de placa. Sim, amiga corredora, tênis com placa não é para qualquer um. Definitivamente, não é pra mim.

Desde então, voltei aos meus tênis básicos, no estilo Saucony Kinvara e Fila KR5, ambos de Drop baixo e super leve. Mergulhei de cabeça no mundo da fisioterapia, mobilidade, fortalecimento e alongamento. E, com sorte, consegui manter meu treinamento em baixa intensidade, o que me permitiu completar meu primeiro 70.3. Foi uma jornada difícil e a prova foi sofrida, mas eu consegui.

Em fevereiro de 2023, me preparava para minha primeira Maratona no Rio e meu segundo 70.3 – com o objetivo de melhorar minha performance em relação a 2022 e ter uma boa experiência com a prova – e quase fui atropelada por uma moto que fez a curva na contramão enquanto pedalava. Resultado? Lesionei o tornozelo e desenvolvi uma tendinite no tendão fibular. Foram necessários 9 meses de tratamento para me recuperar e as duas provas foram canceladas/adiadas para 2024.

Agora, quase recuperada do tornozelo, comecei a sentir dores leves no joelho. Dá para acreditar? Por enquanto, estou focada em observar, aplicar gelo, alongar e ter muita cautela. Quero acreditar que logo essa dorzinha vai passar.

Será que voltamos a correr normalmente depois de lesões?

Vou compartilhar um segredo com vocês, algo que normalmente guardo só para mim: sinto-me frustrada por tentar voltar e ser interrompida por outra lesão. Algumas surgem por acaso e outras, parece que por estresse.

Desde o final de 2021, quando me aventurei a treinar com tênis de placa, desencadeei uma série de problemas estruturais. Talvez alguns desses problemas já existissem, mas o desequilíbrio os trouxe à tona.

Se fosse para responder à pergunta sobre voltar a correr normalmente depois de lesões, diria que, por experiência própria, a resposta até agora é não. No entanto, vejo tantos amigos e outros atletas que retornam com tudo após superarem suas lesões. Então, acredito que essa resposta seja totalmente individualizada. Depende de vários fatores:

  • De você,
  • Da lesão,
  • Do tratamento,
  • Do profissional que te acompanha, e, principalmente,
  • Do quanto você quer e pode se dedicar à recuperação total.

Por isso, mantenho a fé de que voltarei mais forte do que nunca. Meu treinador, Walter Tuche, é extremamente experiente e dedicado aos seus alunos. Confio que, com sua ajuda, tudo dará certo. Enquanto isso, continuo treinando, sonhando e me questionando, até a minha Maratona de POA e meu 70.3 no Rio em 2024.

Reflexões e Perspectiva: Esporte e Qualidade de Vida

Este período de reflexão me levou a uma compreensão mais profunda não só do meu corpo, mas também da minha mente e espírito. O esporte, para mim, transcendeu a simples busca por medalhas ou tempos recordes. Tornou-se uma jornada de autoconhecimento, onde cada passo, cada respiração e cada gota de suor contam uma história de superação, de aprendizado.

Aprendi a ouvir meu corpo, a respeitar seus limites e a entender que a verdadeira vitória está em manter-se em movimento, independentemente da velocidade ou da distância. O esporte me ensinou a ser resiliente, a enfrentar adversidades com coragem e a nunca perder de vista os meus verdadeiros objetivos.

Em meio a essas reflexões, também percebi a importância de compartilhar minhas experiências. Seja através do meu site, das redes sociais ou mesmo nas conversas após os treinos, cada palavra que troco com vocês se torna parte dessa incrível jornada coletiva. Juntos, somos mais fortes, mais inspirados e mais motivados a buscar não só a superação pessoal, mas também a construção de uma comunidade saudável e vibrante.

Olhando para o futuro, vejo 2024 não apenas como um ano de provas e competições, mas como um marco na minha jornada pessoal e esportiva. Um ano para consolidar o equilíbrio entre performance e bem-estar, entre alcançar novos patamares e desfrutar cada momento. Um ano para celebrar não só as conquistas, mas também os desafios superados e as lições aprendidas.

E, claro, continuarei aqui, compartilhando cada passo dessa jornada com vocês. Seja nas manhãs frias de treino, nas linhas de largada ansiosas, ou nos momentos de reflexão e gratidão após cada conquista, saibam que cada um de vocês faz parte dessa história. Juntos, vamos mais longe, superamos mais desafios e transformamos o esporte em uma verdadeira celebração da vida.

Planilhas de Treino Detalhado no Strava: Uma Visão Semanal

AD 4nXdeOcaS RImy 7T7OyKayqwiUyTIsIcV8RJkLFF5E66vKjOpoOqO8uvNeZLBb0BIYPffaJxMSlESTuYf2ei5nMVsGKDn8uJdvAGbOvNQGQv9WLjxZyDzxg68 Qhw1 pVNpgznYQ7YEnpd3kvHc7PXQ?key=emoPDahAyizpeE9KjXNYNgAD 4nXfgmaEsoC7BOhItL9ID3IGuTTyCaXUvzSrNQCE7x2NVPLNBRjXRcmpwu4hRUUOOmeX4wB3x4BbY2KbrpnApq6bumqx9ToIhvmwwdmWdLlTJFCD McHeN DePPFv7yyD0X3TJto4ALF7xoDx VKkMw?key=emoPDahAyizpeE9KjXNYNgAD 4nXfdzVsD6W3IwfvTsAjcOY53 MiJGSD637yoUvwIk7XmKQdS4bgrC zbF04XO6CV0S4GWpiyxurxq3ype6yyGsfO2Olv36K5uAD 4nXftVrNRnKseVz tFSDeDm gFHm9Vi ykdJhXw4RbBdOWzU6rhPTK Mg96hrFXJ1c69uW04RvOtzC3eDx0RejBRbP7XtEnVx8zBlmLD3kC qouEvhgLjR6hX5SHL WwA1 cyvfYJtqG1 C TdqoToQ?key=emoPDahAyizpeE9KjXNYNg
ModalidadeCorridaCiclismoNataçãoMusculação
Realizado28km 0km 3200m 1h
Acumulado543km196km 26420m 30h
  • Segunda: Desafio de velocidade na Arena Jaraguá – 600m repetições x 200m descanso.
  • Terça: Dia de viagem de retorno de Jaraguá do Sul para o Rio de Janeiro. Apesar de ser um dia sem treinos físicos, aproveito para realizar exercícios de mentalização e planejamento dos próximos passos.
  • Quarta: Natação intensiva de 2000m no Clube. 
  • Quinta: Corrida livre de 12km seguida de uma sessão de musculação focada na Bios. Essa combinação é essencial para construir força e resistência.
  • Sexta: Sessão de natação no Julio Delamare, focando em aprimorar minha eficiência das braçadas e respiração.
  • Sábado: Dia de descanso ativo. Utilizo este dia para recuperação muscular, com atividades leves ou até mesmo um merecido repouso.
  • Domingo: Treino coletivo 8km com a equipe – Subidas e educativos. Esses dias são fundamentais para construir espírito de equipe e compartilhar experiências. 

A Importância do Planejamento e da Comunidade

A chave para manter-se no caminho certo é o equilíbrio, o foco e a determinação. Ter o apoio de família e amigos, especialmente aqueles que compartilham dos mesmos objetivos, é inestimável. Essa rede de apoio não só nos mantém motivados, mas também nos inspira a continuar. Por isso, sempre encorajo: encontre sua tribo, mesmo que pequena. Quando compartilhamos um propósito comum, a força de um impulsiona o outro.

Ferramentas de Suporte: Planner Organizador de Treinos e Alimentação

Para manter esse nível de organização, utilizo um Planner Organizador de Treinos semanalmente, uma ferramenta indispensável para qualquer atleta que deseja ter um registro detalhado de sua evolução. É o meu diário de treinos. Anoto tudo lá e na minha planilha de corrida online

Além disso, o cuidado com a alimentação é essencial, razão pela qual também faço uso de um Planner Organizador de Alimentação, garantindo que meu corpo receba os nutrientes necessários para suportar a demanda dos treinos. 

Conecte-se e Inspire-se

Para aqueles interessados em acompanhar mais de perto minha preparação para a Maratona de Porto Alegre e o 70.3 do Rio em 2024, convido-os a seguir meu ciclo de treinos. Lá, compartilho não apenas dicas práticas, mas também os desafios enfrentados ao longo dessa jornada. E para uma conexão mais direta, estou presente nas redes sociais como @alineqcorre no Facebook e @alinemsnogueira no Instagram. Embora hoje eu seja conhecida como Alineqcorre, minha jornada até aqui foi repleta de aprendizados, desde superar o sedentarismo até abraçar a rotina desafiadora de uma triatleta.

Seguindo em Frente

Então, é isso, pessoal! Continuarei a compartilhar minha jornada rumo à Maratona de POA e ao 70.3 Rio em 2024, mantendo sempre o foco na saúde e no bem-estar. Estão prontos para se juntar a mim nessa aventura? Até a próxima atualização!

Deixe um comentário