• Autor do post:
As amigas mães atletas, é dificil conciliar família e os treinos

Conciliar família e os treinos sem dúvida é uma tarefa difícil para todas nós mães, imagine quando estamos treinando para uma Maratona ou uma prova que demanda de muitos treinos tipo um IRONMAN ou uma Ultra Maratona?

No entanto, me arrisco à dizer que o início foi muito mais difícil do que agora que estou treinando para minha primeira Maratona. Um dos meus maiores problemas/dilemas quando iniciei nas corridas, lá em 2015, foi conciliar família e os treinos. Principalmente por me culpar, achando que estava errada em dar um pouco mais de prioridade para mim, ao invés de estar 100% me dedicando aos meus filhos e família.

Naquela ocasião, tentava adequar minha agenda de treinos com a agenda dos meus filhos. Treinava sempre quando eles estavam na escola, ou quando estavam jogando bola, no judô, na música ou na natação. Procurava uma academia pertinho ou uma pista de corrida e treinava o tempo que dava até a atividade deles acabar.

Já aconteceu de eu ficar correndo em volta de uma quadra de futsal porque minha filha queria que eu assistisse o jogo dela. Como aquele era o único horário que tinha para treinar, corria em volta da quadra e assistia o treino dela ao mesmo tempo. Depois de um tempo outras mães estavam me acompanhando na corrida ao redor da quadra.

Como conciliar família e os treinos sem se sentir culpada

Com o tempo fui percebendo que não havia nada de errado em priorizar minha saúde, em tirar os meus “minutinhos”. Toda vez que me permitia tirar o aquele tempinho para atividade física, me sentir melhor e revigorada, tratava muito melhor todos que estavam ao meu redor – incluindo meus filhos.

E a partir daí, passei a conversar com meus filhos sobre a importância do treino na minha vida. Mostrei como me tornava uma pessoa melhor, mais calma, paciente, feliz e mais saudável com os meus “minutinhos de treinos” diários. 

Com pratica e muita insistência fui encontrando e descobrindo outras tecnicas que me ajudavam a conciliar familia e os treinos. Se você está enfrentando este dilema também, vou citar algumas coisas que me ajudaram muito.

7 dicas que me ajudam a conciliar família e os treinos

  • Criar um plano de treino: Além de conversar constantemente com meus filhos sobre a importância dos treinos na minha vida. Foi importante pensar num plano de treino que levasse em consideração as responsabilidades familiares.  Como informá-los sobre meus horários que escolhi para treinar. Isso impactava o mínimo possível na rotina deles, ser previsível e consistente ajudou muito.
  • Flexibilidade: Na família imprevistos sempre acontecem, por isso sempre tinha o plano A, B e C. Às vezes é preciso adiar, mudar de horário ou encurtar um treino para atender às necessidades da família. Ter planos A,B,C são importante para não nos frustrar e nem frustrar nossa família.
  • Inclua a Família: Tive a sorte do meu marido abraçar minha decisão de treinar. Ele me apoia, treina comigo, me ajuda na conversa com nossos filhos sobre a importância dos treinos nas nossas vida e sempre torna possível a realização dos meus treinos quando os planos A,B e C não funcionaram. Envolver a família no nosso treinamento é uma oportunidade para passar tempo juntos ao ar livre. Por exemplo, você pode pedir ajuda aos seus filhos, no final de semana, sempre que for correr e ele te acompanhar de bicicleta levando água e suplementos… Isso sempre é uma atividade maravilhosa! Ou você pode apenas andar de bicicleta com seus filhos. Isso promove um estilo de vida ativo para toda a família.
  • Planeje Atividades em Família: Reservar um tempo de qualidade para atividades em família ajuda a compensar o tempo gasto com o treinamento e fortalecer os laços familiares. Planeje sempre passeios, jogos ou jantares em família regularmente.
  • Utilize todos os Recursos Disponíveis: Aproveite recursos como creches, escolas esportivas ou ajuda de parentes ou amigos para cuidar das crianças enquanto você treina.
  • Defina Expectativas Realistas: Esteja ciente de que, em alguns momentos, pode ser difícil equilibrar tudo perfeitamente. É importante definir expectativas realistas para si mesmo e entender que haverá desafios ao longo do caminho.
  • Auto-cuidado: Não negligencie sua saúde e bem-estar. Priorize o autocuidado, incluindo boa nutrição, sono adequado e tempo para relaxar, para que você possa estar em seu melhor estado físico e mental.

A chave é encontrar um equilíbrio que funcione para você, sua família e seus objetivos de treinamento. A comunicação aberta e a flexibilidade são fundamentais para enfrentar os desafios e manter a harmonia entre o treinamento e as responsabilidades familiares.

Sigo na minha luta diária. Se quiser acompanhar minha rotina de treinos para minha primeira maratona, semana a semana, acesse meu ciclo de treinos para a Maratona de Porto Alegre 2024. Você vai encontrar muitas dicas e todos os desafios estarão lá.

Se preferir pode me adicionar em sua rede social favorita sou @alineqcorre no facebook e @alineqcorre no instagram, mas nem sempre fui Aline que corre, sou mãe, esposa, trabalhadora e se quiser saber mais como sair do sedentarismo para seguir a rotina de uma triatleta, clique aqui.

Até! Mamys! Ficarei muito feliz se compartilhar com a gente as suas dicas também. Como você se vira nos 30 entre esporte e família? Conta pra gente

Deixe um comentário