• Autor do post:

Sou carioca, moro e treino todos os dias no Rio de Janeiro e por isso escolhi a Maratona de Porto Alegre para ser a minha 1ª maratona e não a Maratona do Rio.

Ano passado estava inscrita para correr a Maratona do Rio, mas lesões me tiraram dos treinos (contei tudo aqui), não fiz a prova, mas acompanhei meus amigos e marido durante toda a prova, por dois anos consecutivos. 

A maioria dos amigos que correm a Maratona do Rio amam a prova, mas também odeiam. É um paradoxo. A Maratona do Rio de Janeiro é linda e plana, mas é dura, quente, úmida e, se você não tiver muita sorte, ainda pode pegar um vento horrível na Orla da Praia de Copacabana. Para piorar as coisas nos quilômetros finais tem zigue-Zague no centro da cidade horrível, com várias curvas de 90 graus.

Qual maratona escolher para ser a primeira?

Pesquisei muito, entre amigos e na internet. Muito cuidado com a internet, que tem postagens pagas (que são muitas) de pessoas falando bem de uma prova por pura propaganda. Infelizmente tem muito disso aqui no Brasil.

Sobre a Maratona do Rio mesmo, você vai ver muitos elogios de pessoas dizendo que é a melhor do Mundo. Mas depende do que é melhor para você e do que é melhor pra mim. Né?

Comecei a correr em 2015 e tem algumas coisas que me fazem sofrer e outras que me impulsionam a ir além. Se você já é corredor, é importante escolher a prova que mais combina com você.

Por exemplo, eu não gosto nada de correr no calor, sinto dores de cabeça horríveis e a umidade piora muito meu rendimento. Já não ligo para correr contra o vento, nem em subidas. Mas o calor me quebra. Uma característica estranha para uma carioca, que já era para estar super adaptada ao calor,  mas não gosto. Dependendo do tempo de exposição ao sol, sinto até febre. 

Imagina correr 42km no calor do Rio de Janeiro, pra mim não dá! Já fiz várias provas de 21km aqui no Rio. Amo a Meia Maratona do Rio, mas 42km no calor não dá.

Por que escolhi a Maratona de Porto Alegre para ser a minha 1ª Maratona?

Decidi que quero fazer uma prova plana, rápida e sem passar sufoco com o calor. Lendo muitas resenhas desta prova e ouvindo amigos que já fizeram, penso que é a prova ideal para ser minha primeira maratona.

Acredito que precisamos estudar a prova desde o momento da escolha. Tem que ser uma prova que fortaleça nossos pontos fortes e minimize os pontos fracos. Principalmente os primeiros 42km que já vem cheio de dúvidas.

Aí sim, depois que concluir a primeira Maratona e receber aquela injeção de ânimo, do tipo: ”Eu sou uma Maratonista” e sentir que tudo é possível. Partir para escolher outras opções e grandes desafios.

Já correu a Maratona de Porto Alegre?

Farei aqui um apelo aos Maratonistas que já correram a Maratona de Porto Alegre. Me conte o que acharam, please! Pode ser nos comentários, no email, nas redes sociais. Queria receber dicas e trocar figurinhas com vocês.

Se você está se preparando para sua primeira Maratona também, vambora compartilhar e evoluir … esse é o lema por aqui. No final desta postagem deixo meus links de contato, ou se preferir deixe uma mensagem nesta postagem, será legal compartilhar e ler experiências de outras pessoas.

Maratona Semana a Semana

Na semana passada conversamos sobre 3 coisas importantes para fazer antes de começar os treinos para uma maratona, quanto tempo é necessário para estar pronto para Maratona e como foram os treinos da minha primeira semana.

Treinos para minha Primeira Maratona: 1ª semana

Nesta semana fiquei focada nos treinos e tentando ajustar a alimentação com o planejamento da nutri. Estou seguindo um cardápio bem variado, caprichado na proteína para obter melhores resultados na academia e me permitindo comer umas pequenas bobagens, às vezes. Em breve tudo entrará nos eixos.

Objetivos na minha 2ª Semana de treinamento para Maratona

  1. Manter o foco no retorno a corrida

Todo retorno é difícil, principalmente quando retornamos de uma lesão. Muitos medos surgem e precisamos superá-los. Medo de machucar novamente, medo de forçar demais, a lesão voltar e precisar voltar novamente.

Então, mesmo sentindo que o cardio está bem e que posso ir além na velocidade, preciso segurar e fazer exatamente o que o treinador pede.

Se o treino são 7 tiros de 800 metros, à 5 ’20, por 400 metros livres, é o que vou fazer. Mesmo eu conseguindo fazer os 800m com pace de 4 ´50. vou segurar porque o estrutural do corpo precisa voltar a se adaptar para nas próximas semanas ir além.

Também não quis iniciar o pedal essa semana, pois se alguma parte do meu corpo começasse a doer, ou se a lesão incomodasse, não saberia se o motivo era a corrida ou o pedal. Então achei prudente recomeçar um de cada vez.

  1. Seguir meu plano alimentar para Maratona

O início do treinamento para uma Maratona é parecido com o início de outras provas de corrida. Não vamos iniciar do zero ao longão de 30km. Vai ser tudo gradativo. Então neste primeiro bimestre o volume de treinos será baixo e por isso vou focar mais em fortalecer a base (com treinos de musculação, mobilidade e flexibilidade).

Preparar o corpo para aguentar os treinos longos e exaustivos que virão. Por isso a alimentação neste início está focada no fortalecimento. Meu plano alimentar tem mais proteínas e uma quantidade de carboidratos suficientes para o meu gasto calórico, que ainda está baixo. 

É de extrema importância ter um plano alimentar definido por uma profissional. Quando iniciei na corrida achei que era super poderosa e que as blogueiras do instagram poderiam me ajudar se seguisse todas as dicas delas, moral da história: Fiquei esquelética, emagreci demais e perdi muito músculo, por conta da dieta restritiva. Depois foi muito duro e demorado recuperar minha massa magra. 

Se você está aqui me acompanhando, lendo este post, acredite: A alimentação personalizada é indispensável para quem quer correr, principalmente uma maratona.

  1. Utilizar meu Planejador Fitness 

Planejar e controlar! Comigo funciona super bem, gosto de escrever, fazer minhas anotações e depois comparar como foi o treino, se estou evoluindo, o que me deixa mais cansada, qual pré treino me dá mais gás. Em quais condições evoluo mais e assim por diante.

Essa semana estou introduzindo a utilização do planner para alimentação, treinos e criação de novos hábitos. Veja também: Planner Organizador da Alimentação

Volume de treinos na 2ª Semana de treinamento para Maratona de Porto Alegre

Ia0rqYLiASHyPMHzC krn7nhqBYSKns67CSoAQheNYXB7XAtHlRLrP7ZrLmp1GKD7z6M4TDEcw KZEYiwm7n rPpRp1dLO2t5 B l8YbrtVZCoQ5LQHOCgYsXMZBxFY760WLrm D2Yw946iByq4WRobgYWeJ cMjyo88q7c kDQXMf5N56J y2SMNHdfnAhem8JYLuNkULMJhyAQwSNlks7 k0Ai1MQLu6Z3zYdFN0RAelFGZHmPivu8EbTCCYKqtcDD8UB4rSjceObhZsWg9UHgfO1jqjJavG7921 BsWCczRMQvV JNAQTZCM4XoKaMdQGIj4HZLN0yUDXTzATf8ej6G3Y2L7jJVNMKvMC1u2CqWOvAUH2oog8RENRpW1NX7vVxqP uTXcuOTcz22Zx9hCmvRSVjpsYj9NaJ7ClvqlIvtAVyoqalJuPOpIySEB61LLEiFJWopn1ZmRJqIl523p3NPtiuK 3WxWUh5eVdgxrT5eH MQATCrGXwkTEA8OMLSCFcZgJKxP9 bjRMQDXiV c2VcNew5Z
ModalidadeCorridaCiclismoNataçãoMusculação
Previsto30,8km100km 3600m2h 
Realizado31,63km↑ 0km↓ 0m↓ 2h
Acumulado59,10km0km 0m 4h

Planilhas de treino detalhado no Strava

Uma primeira semana de adaptação! Normal. Bate aquela ansiedade de começar a correr feito uma louca por aí, mas não pode! Um passo de cada vez e feliz por estar de volta às corridas.

Simbora para a terceira semana de treinos!

Se quiser acompanhar minha rotina de treinos para minha primeira maratona, semana a semana, acesse meu ciclo de treinos para a Maratona de Porto Alegre 2024. Você vai encontrar muitas dicas e todos os desafios estarão lá.

Se preferir pode me adicionar em sua rede social favorita sou @alineqcorre no facebook e @alineqcorre no instagram, mas nem sempre fui Aline que corre, sou mãe, esposa, trabalhadora e se quiser saber mais como sai do sedentarismo para seguir a rotina de uma triatleta, clique aqui.

Até!

Deixe um comentário