• Autor do post:

Na 20ª semana de treinos para a Maratona de Porto Alegre, encontrei-me refletindo a minha jornada busco:Qualidade de vida ou competição? Essa até foi uma semana produtiva, sim, mas com as férias se aproximando e a casa cheia de vida e risadas, a importância de equilibrar meu treinamento com momentos preciosos em família nunca foi tão evidente.

Quando comecei no mundo do esporte, buscava mais qualidade de vida. Mas, à medida que me inscrevia em uma corrida atrás da outra, a vontade de me superar crescia exponencialmente. Logo, os pódios em minha faixa etária começaram a se tornar uma frequentes, e com eles, o desejo de bater mais recordes e a necessidade de mais e mais treinamento. Foi então que me deparei com um dilema: esporte por qualidade de vida ou esporte por competição?

Esta semana, quero mergulhar na escolha que fiz pela qualidade de vida, pela longevidade e pela família. Apesar de amar profundamente o esporte e me desafiar, meu objetivo principal é viver mais, viver melhor e aproveitar cada fase da vida ao lado da minha família. O tempo é um recurso não renovável, e há momentos em família que simplesmente não voltam mais. Por isso, minha prioridade é sempre criar e desfrutar de momentos de qualidade com meus filhos e meu marido. O esporte, para mim, é um meio para alcançar uma vida mais plena e feliz.

Esporte por qualidade de vida ou competição? Gestão do tempo nos treinos para maratona

Desde o início da minha jornada no mundo do endurance, entendi que as horas dedicadas ao treinamento seriam muitas e, à medida que as semanas avançavam, meu tempo livre para momentos em família diminuía muito. Comprometer-me com a preparação para um Ironman 70.3 e uma maratona significava não apenas a necessidade de descanso adequado e  alimentação balanceada, mas também horas e mais horas de treinamento. Isso reduzia o tempo disponível com meus filhos, especialmente durante essa fase tão dinâmica da adolescência.

Apesar de manter um diálogo aberto e eles compreenderem e apoiarem minha dedicação ao esporte, o verdadeiro desafio surgiu no equilíbrio entre não perder os momentos preciosos em família. Lembro-me como se fosse ontem de um dia, minha filha, com quase 14 anos, expressou sua compreensão sobre minha necessidade de treinar, mas também revelou sua tristeza por eu ser a única mãe ausente nos eventos do seu círculo de amigas. Essas palavras pesaram profundamente em mim, marcando um ponto de inflexão na maneira como passei a perceber a gestão do meu tempo.

Naquele ano, enquanto eu me preparava para meu primeiro 70.3 em 2022, houve ocasiões em que minha filha participou de eventos importantes sem mim, como um fim de semana em uma pousada com as amigas, momento do qual me ausentei devido ao treinamento. A realização daquele 70.3 foi incrivelmente gratificante, mas a reflexão subsequente sobre o custo dessas conquistas me levou a reavaliar minhas prioridades.

Equilíbrio no treinos para Maratona e o tempo com a família

Hoje, percebo a importância de um equilíbrio mais harmonioso entre meus treinamentos e o que verdadeiramente valorizo: o tempo com minha família. À medida que meus filhos crescem e começam a trilhar seus próprios caminhos, torna-se ainda mais evidente que cada momento compartilhado é precioso. Minha filha mais velha, agora com 24 anos, está em Portugal, fazendo mestrado. Meu filho de 18 anos divide seu tempo entre os estudos para o vestibular de medicina e o futsal profissional, enquanto minha caçula, aos 15 anos, está cada vez mais imersa em suas próprias experiências.

O esporte continua sendo uma paixão e um dos pilares para uma vida com mais qualidade, assim como os momentos em família são insubstituíveis. A busca por um equilíbrio entre essas duas esferas da minha vida é agora mais consciente. Hoje, priorizo ainda mais as oportunidades de construir memórias duradouras junto aos que amo e continuo praticando minha atividade física de forma amadora, como tem que ser. Afinal não sou atleta profissional, o esporte é oficialmente um meio para alcançar longevidade e consequentemente uma vida mais plena e feliz ao lado dos que amo.

Para explorar mais sobre como equilibrar a maternidade com o esporte, confira este conteúdo: Mães Atletas: Dicas para conciliar família e os treinos

Esporte por qualidade de vida ou competição: treinos para maratona

Adaptando os Treinos às Férias de Dezembro

Nem começou dezembro e a caçula já entrou de férias. O time de futsal do meu filho conquistou uma vaga na final do Campeonato Paranaense de futsal e virá passar uma semana em casa para descansar e relaxar. Afinal de contas, o ano foi repleto de desafios no primeiro ano que ele vivenciou fora de casa, jogando no Futsal profissional. 

Esse é o momento ideal para adaptar minha rotina de treinos, privilegiando atividades que posso desfrutar junto à minha família. Esta época é propícia para desacelerarmos um pouco, curtir ao máximo os momentos juntos.

Nesta semana, por exemplo, treinei normalmente até quinta. Já sexta e sábado, com a chegada do meu filho em casa depois de longos 7 meses ausentes, foi motivo de festa e comemoração.

Ajustar os treinos durante as férias não significa perder o foco nos meus objetivos para a Maratona de Porto Alegre e o 70.3 do Rio. Pelo contrário, vejo como uma oportunidade para recarregar as energias e iniciar o ano novo com ainda mais força e motivação. Além disso, é uma maneira de ensinar aos meus filhos sobre a importância de encontrar um equilíbrio entre perseguir nossas paixões e valorizar o tempo com a família.

Planilhas de Treino Detalhado no Strava: Uma Visão Semanal

Treinos para maratona: Qualidade de vida ou competição?

Esta semana foi produtiva dentro do possível. Na terça-feira, iniciei o dia com uma corrida de 8km livre, seguida de um treino funcional na areia que se torna um desafio após a corrida. À noite, encarei a musculação – confesso que com uma pontinha de relutância. Porém, sei o quanto ela é essencial para fortalecer meu corpo e melhorar meu desempenho na corrida.

Na quarta-feira, mergulhei nas águas para a sessão de natação, que sempre traz um equilíbrio entre mente e corpo. A quinta-feira veio com um intensivo de velocidade – 8 tiros de 400 metros com intervalos de 200 metros, complementado com um treino funcional na areia.

Então, veio o final de semana. Decidi dedicar a sexta e o sábado para aproveitar momentos preciosos ao lado do meu filho, que veio nos visitar, e celebrar com minha caçulinha, que acaba de concluir mais um ano letivo e está de férias. Esses momentos em família são meus carregadores de energia.

Domingo foi dia de reencontrar a equipe WT para um treino coletivo de corrida na Lagoa, um momento de compartilhar energias, desafios e conquistas com colegas de treinos que buscam suas superações pessoais. É um momento bem bacana onde dividimos experiências, trocamos ideias e dicas sobre nosso esporte.

Com dezembro chegando, a ansiedade para reunir a família aumenta. Minha filha mais velha, que está em Portugal, logo estará conosco, trazendo ainda mais alegria para nosso lar. Esses momentos em família são o combustível para seguir em frente. E eu amo muito!

NZuBkaOTCtMyD NvSsmOHRkyf8s X7Xz19GDkLrSPLJLmYSmFFEfynLTKJAY3cqm2muo0EsKlErdHZrSljRRvbhn46mqVwBi3S8yLfpJ9bPJ7A9PBgF EWMI2a LRHI8eFCdf F3pWA7dF8jO5cFgz
ModalidadeCorridaCiclismoNataçãoMusculação
Realizado27km 0km 2000m 2h
Acumulado593,4km249,53km 38404m 33h40

Ferramentas de Suporte: Planner Organizador de Treinos e Alimentação

Para manter esse nível de organização, utilizo um Planner Organizador de Treinos semanalmente, uma ferramenta indispensável para qualquer atleta que deseja ter um registro detalhado de sua evolução. É o meu diário de treinos. Anoto tudo lá e na minha planilha de corrida online

Além disso, o cuidado com a alimentação é essencial, razão pela qual também faço uso de um Planner Organizador de Alimentação, garantindo que meu corpo receba os nutrientes necessários para suportar a demanda dos treinos. 

Conecte-se e Inspire-se

Para aqueles interessados em acompanhar mais de perto minha preparação para a Maratona de Porto Alegre e o 70.3 do Rio em 2024, convido-os a seguir meu ciclo de treinos. Lá, compartilho não apenas dicas práticas, mas também os desafios enfrentados ao longo dessa jornada. E para uma conexão mais direta, estou presente nas redes sociais como @alineqcorre no Facebook e @alinemsnogueira no Instagram. Embora hoje eu seja conhecida como Alineqcorre, minha jornada até aqui foi repleta de aprendizados, desde superar o sedentarismo até abraçar a rotina desafiadora de uma triatleta.

Seguindo em Frente

Então, é isso, pessoal! Continuarei a compartilhar minha jornada rumo à Maratona de POA e ao 70.3 Rio em 2024, mantendo sempre o foco na saúde e no bem-estar. Estão prontos para se juntar a mim nessa aventura? Até a próxima atualização!

Deixe um comentário