Sempre me disseram que a natação é um esporte completo, mas quando jovem, nunca tive interesse. Resolvi aprender a nadar aos 37 anos com minha filha mais velha.
No início achava a coisa mais difícil do mundo porque não conseguia ir de uma borda a outra sem achar que iria morrer. Hoje já nado sem sofrer e a cada dia aumenta mais a minha certeza de que todos somos capazes, basta dedicar tempo, seguir com constância, afinco e quando menos esperamos a mágica acontece.
A coragem para tentar nadar veio no dia 7 Janeiro de 2017, digo coragem porque muitas pessoas da minha idade acham que estão muito velhas para experimentar algo novo, mas entenda que nunca é tarde demais.
Entrei na piscina, pedi aos meus filhos e marido que olhassem como estava nadando e encarei os 25 m da raia na piscina. Quase morri de falta de ar, parei várias vezes, mas completei meus primeiros 25m.
E adivinhem só a resposta deles?
“Até que você está nadando direitinho”. Pedi para filmarem e também não achei tão ruim assim, mas hoje vejo como eles foram generosos comigo
Impossível aprender a nadar depois de velha?
Meu objetivo era nadar 25m sem pensar que ia morrer, depois 100m e assim sucessivamente. Para mim era difícil pra caramba puxar o ar pela boca e ir soltando, aos pouco pelo nariz, hora fora da água ora embaixo da água.
Já sabia que seria difícil, assim como foi muito difícil respirar e correr ao mesmo tempo, mas aprendi. Se aprendi a correr do zero com 35 anos, não tinha dúvidas que ira aprenderia a nadar do zero com 37 anos.
Comecei a correr em 2016, aprendi a nadar em 2017 e a bike chegou em 2019 para iniciar um novo ciclo em minha vida, mas isso é história para outro post. O que vim falar pra vocês hoje é:
Nunca, nunca mesmo, pense que você está velho demais, pesada demais, cansada demais para começar algo. Apenas comece! Você verá que muitas crenças irão mudar e você se tornará uma nova pessoa. E com o esporte, com certeza uma pessoa melhor!
Agora se você está pensando em aprender a nadar vou aproveitar para te dizer que sim, a natação é um esporte completo e pode ajudar demais a nossa vida, trazendo diversos benefícios, entre eles estão:
- Não tem impacto. O que é ótimo para quem quer evitar se machucar ou para os que já praticam outros esportes possam usar a natação como recuperação ativa – para corredores e ciclistas ou qualquer outro esporte;
- Proporciona equilíbrio muscular e trabalhando vários músculos, para quem quer começar é perfeito. Para quem já correr ou pratica outros esportes pode ajudar no controle da força e energia utilizadas nas corridas;
- Melhora a postura e a flexibilidade dos tornozelos;
- Melhora a capacidade aeróbica, aumenta o volume pulmonar;
- Promove a circulação e melhora a flexibilidade dos músculos. Ajudando na recuperação muscular causadas por esportes de alta intensidade;
- Requer maior gasto de energia, pois na água os músculos trabalham de cinco a seis vezes mais.
Com auto estima, esforço e dedicação tudo acontece! Acredite em você.
Se você quer começar e acha que não vai dar conta, pode ser que esteja com vergonha só. Então deixa a vergonha de lado, porque ninguém paga suas contas, o melhor a fazer é não se importar com o pensamento dos outros. Receba o apoio das pessoas que te cercam, explique para família como isso é importante pra você e o quanto te fará feliz aprender a nadar que com certeza receberá o apoio.
Aí é só colocar a natação como importante na sua agenda, inclua na rotina, escolha um bom profissional e comemore toda sua evolução, mesmo que seja demorada (o que é normal) é a sua evolução!
Legal né? Sempre que conto esta história recebe mensagem bem legais das histórias de outras pessoas que começaram a nadar tarde e todo benefício que a natação trouxe para vida delas.
Você tem uma história de superação com a natação? Conta nos comentários ou me envie uma mensagem será um prazer conhecer seu momento com esporte
E sim, a natação é um esporte completo e nosso corpo agradece. Mas atenção para alguns cuidados e entre eles está o sol! Eu demorei um pouco a encontrar o protetor solar que me protegesse debaixo da água e por isso trago os que mais gosto e que me protegem nesta aventura. Espero que goste e ajude!