• Autor do post:

Recebi o resultado do meu Mapeamento genético e surpresa! Na verdade nem tanta surpresa assim. Um dos resultados foi do jeito que esperava: O meu corpo geneticamente desempenha melhor as atividades curtas de força e explosão.

O gene chamado ACTN3, presente no cromossomo 11, é responsável pela produção de uma proteína encontrada nos músculos, que desempenha um papel importante na realização de contrações fortes e rápidas. O marcador rs1815739 nesse gene foi associado à performance atlética. As pessoas que possuem o alelo C nesse marcador apresentam predisposição para melhor desempenho em atividades de força e explosão, que requerem força e contrações musculares rápidas, enquanto portadores de duas cópias do alelo T apresentam predisposição para melhor desempenho em atividades de resistência, geralmente atividades de longa duração.  

pequeno trecho de um dos marcadores genéticos do teste Genera

Mas será que o Mapeamento genético pode realmente ajudar no treinamento?

Conversando posteriormente com meu cardiologista chegamos ao senso comum que muitas informações são meros marcadores. Se não existir um protocolo a seguir com base naquela informação, ela não serve de nada. Apenas para deixar a pessoa ansiosa. Veja estes três exemplos que tirei do meu relatório onde diz que tenho risco aumentado de desenvolver determinada doença até os 95 anos.

  • Risco aumentado de desenvolver Câncer de bexiga, Diabetes tipo 2 e Colite ulcerativa até os 95 anos

Estou com meus exames super em dia e hoje tenho zero indício destas doenças e nada que possa fazer para reduzir esse risco aumentado. Então o que faço com esta informação? Nada. Além de continuar vivendo minha vida de forma saudável.

Em contrapartida algumas informações do Mapeamento genético são bem legais, como:

Os relatórios de Bem Estar são bem legais e esclarecedores, pois são informações que podemos usar para tomar uma atitude imediata, como os relatórios Fit, Nutri, Skin, Farma e outros

  • Sem predisposição para aumento da ansiedade após consumo de cafeína;
  • Sem predisposição para perda de peso com a dieta mediterrânea; Predisposição para a perda de peso com as dietas low fat e high fat;
  • Sem predisposição para IMC elevado ao consumir uma dieta low carb; Sem predisposição para apresentar fome emocional;
  • Predisposição para maior captação de oxigênio e maior resistência física; Predisposição para maior dor muscular após a prática de exercícios físicos; Sem predisposição para danos musculares após a prática de atividade física de alta intensidade;
  • Predisposição para redução dos níveis de colesterol total em resposta ao exercício físico; Predisposição para ganhar massa muscular com menos facilidade;
  • Predisposição para desenvolver tendinopatia de Aquiles; Predisposição para maior capacidade cardiorrespiratória;
  • Predisposição para expectativa de vida mais longa; Sem predisposição para início tardio da menopausa natural
  • Proteção contra o desenvolvimento de osteoporose

Esses são alguns dos muitos temas amplamente abordados no Mapeamento Genético. Gostei muito de fazer e ter tantas informações importantes sobre o meu DNA.

É claro que o que está escrito no nosso DNA não é absoluto e nem pra sempre. Podemos adotar posturas positivas para mudar o que é ruim e fortalecer o que é bom usando para termos vantagens no que escolhemos fazer.

Concluo que foi positivo realizar este Mapeamento genético

Hoje sei que minhas dores musculares excessivas após o exercício é algo genético e vou adotar posturas para lidar melhor com elas. Entendo que funciono melhor em curtas distancias e que mesmo assim consigo fazer uma Maratona, mas vou ter que me empenhar mais.

Descobri o motivo do porque ganhar massa magra é difícil pra mim e que tenho uma boa capacidade cardiorrespiratória para explorar além de muitas outras coisas que estão lá documentadas no meu Teste Genera.

Se ficou curiosa e quiser fazer o seu MAPEAMENTO GENÉTICO use MEU CUPOM de desconto GEN-4K0M3 não vou ganhar nenhum dinheiro com essa indicação, apenas um painel exclusivo será desbloqueado com mais dados meus e estou curiosa para conhecer. Acesse o Site Genera

Vou deixar aqui um link para dos meus relatórios, caso queira dar uma espiadinha.

Como foram os treinos nesta 6a semana após o teste genético

Começo dizendo que meu carregador do Polar finalmente chegou, nunca pensei que seria tão difícil treinar sem meu relógio GPS. Fez falta! Meu Iliopsoas continua doendo muito e mantenho os exercícios de mobilidade e gelo que vinha fazendo nas últimas semanas, realmente não tem muito o que fazer.

Prioridades nesta semana

Estou dando prioridade aos treinos de tiro corrida que estão no planejamento para Maratona. Com isso fico mais cansada e necessito de mais horas de sono. Prejudicando os treinos de ciclismo que são nas madrugadas, mas como opção estou acordando mais tarde, às 6h e não às 4h, parece até piada. E treinando ciclismo de montanha pela floresta da Tijuca.

Comecei a testar o tênis que usarei na maratona Nike Tempo Next, é o mesmo que estava usando, porém novo. Por isso preciso “amaciá-lo” e durante os treinos vou intercalar o nike novo com o velho. Tenho um história boa sobre a minha adaptação ao Nike tempo Next, mas isso é história para outro post. Só digo que foi difícil e me custou um mês parada com lesão na posterior da coxa, joelho e panturrilha.

Musculação e Natação seguindo conforme o planejado e sem neuras com a musculação, apenas pegando um pouco menos pesado para evitar as tais dores fortes no pós treino e não prejudicar a corrida

Volume de treinos nesta semana
aline corrida
30,55km↓Corrida
ALINE PEDAL
57km↑ Ciclismo
ALINE NATACAO
3700m↑ Natação
ALINE MUSCULACAO
3h19↓
Musculação

Clique aqui e acompanhe detalhes dos treinos no Strava

Nesta semana o trato iliotibial deu uma trégua, não doeu tanto, resultado de muita liberação, alongamento e fortalecimento… Em contra partida domingo fiquei menstruada e sempre fico devastada, tenho sangramento muito intenso o que prejudica demais meu desempenho nos dois primeiros dias.

Estou acompanhando de perto o meu ciclo e uso o aplicativo Google fit para monitorar. Quero evitar com todos os recursos disponíveis ficar menstruada no dia das minhas provas alvos (Maratona do Rio e o 70.3). Não tenho condições de fazer uma prova sangrando da maneira que sangro.

Em outro post falarei sobre as alternativas que estou experimentando junto com a minha ginecologista. Por enquanto estou apenas acompanhando de perto o inicio e o total de dias do meu ciclo.

Seguindo para mais!

Até a próxima!

Deixe um comentário