Esse é um assunto pra ser discutido com especialistas. Já conversei muito sobre esse assunto com meus médicos e acredito que a fórmula mágica para fortalecer a imunidade é o estilo de vida saudável. Nada feito de forma isolada vai proteger a nossa saúde. Então observar o equilíbrio entre os pilares exercícios, alimentação variada e descanso tudo com regularidade é super importante.
Ultimamente meus médicos estão, quase que em unanimidade, dando atenção especial a saúde intestinal. Após iniciar alguns protocolos senti que minha saúde recebeu um “gás” a mais.
Saúde intestinal
Penso que o ideal é incluir na rotina alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade, fortalecendo a flora intestinal. Ricos em fibras, probióticos e prebióticos como frutas, verduras, cereais integrais, iogurte, kefir, kombucha, aveia, banana, chia, linhaça, maçã e outros.
Existe também a facilidade dos probióticos em sachês comprados prontos ou cápsulas manipulados. No meu caso e acredito que no seu também o ideal é que tenha prescrição médica.
Os mais comuns comprados em famácia são: Lactopro (sache) ou Sinfort (sache) ou Probiatop (sache) diluído em 200ml de água antes de dormir.
No final desta postagem uma receita rápida e prática que ajuda na saúde intestinal
Amo os shots: Eles funcionam para fortalecer a imunidade?
Comigo sim, funcionam. Peço a minha nutri para inserir no meu programa alimentar, principalmente em épocas mais intensas de treinamento, perto de provas ou em períodos mais frios. Vou deixar aqui uma receitinha que sempre uso.
Mas saibam que para funcionar o organismo deve estar preparado para absorver os nutrientes. Além é claro de ingerir a quantidade certa que é necessária no seu dia. Tudo precisa estar dentro do planejamento alimentar individualizado..
Ao longo de alguns ciclos de treinamento aprendi a equilibrar alguns pilares que me mantém saudável. Se quiser conhecer um pouco da minha relação imunidade e plano de treino dê uma olhadinha deste post que fiz:
Imunidade caiu e agora? 4a semana de treino para Maratona do Rio
Deixo aqui uma receita do shot antigripal que sempre funciona pra mim. Se funciona pra você também deixe um comentário dizendo como cuida da sua imunidade.
Deixo aqui um texto sobre imunidade escrito pela Minha Nutri Erika Santinoni
Ter uma grande variedade de alimentos que podem fortalecer a imunidade se usados corretamente. Aquela velha história de prato colorido. Sempre que posso posto fotos dos meus pratos no instagram, como forma de inspiração para meus dias, firmando e reforçando meu compromisso com a saúde.
A base alimentar saudável é bem similar para todos nós. O diferencial está nas particularidades de cada um. Por isso é importante termos uma educação alimentar bem definida e levar alimentação/hidratação, treinos e descanso em total harmonia, coloridinhos e inspirados
Alimento bom para saúde deve estar presente no dia a dia. Uma alimentação saudável melhora a imunidade o que ajudará o organismo a reagir melhor numa possível infecção. Seguem os alimentos e dicas que podem auxiliar na melhora da imunidade:
- Frutas (laranja, kiwi, mamão, goiaba, acerola, abacaxi, frutas vermelhas…) ricas em vitamina C, compostos antioxidantes e fibras (bom para a saúde intestinal). Consumir pelo menos 3 vezes ao dia para manter as concentrações de vitamina C no sangue ao longo do dia.
- Folhosos verdes escuros e hortaliças / frutas amarelo alaranjadas, fontes do antioxidante betacaroteno que se transforma em vitamina A no corpo.
- Gema do ovo, carnes e laticínios são fontes de vitamina A importante para a imunidade.
- Oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, macadâmia…) e abacate, fonte de vitamina E.
- 2 a 3 castanhas do Brasil (ou do Pará) / dia – fonte de gordura boa, selênio e vitamina E.
- Gema do ovo e sardinha são boas fontes de vitamina D. Se possível, 15 minutos de exposição solar por dia sem filtro solar.
- Sardinha, atum, linhaça, chia, alga Nori (da comida japonesa) fontes de ômega 3.
- Cereais integrais, como arroz integral, granola, aveia, fontes de vitaminas do complexo B.
- Carne vermelha, peru, frango, gema do ovo, feijão, semente de abóbora, oleaginosas, são boas fontes de zinco. E para quem gosta e pode, as ostras.
- Proteínas animais ou vegetais são importantes para formar anticorpos.
- Proteínas de origem animal, leguminosas, inhame e ora-pro-nobis são boas fontes de ferro.
- Temperos como: sálvia, canela, gengibre, noz moscada, tomilho, hortelã, anis estrelado e chá mate são fontes de ácido caféico. Alho (preferir crú), cebola, cúrcuma ou açafrão da terra com pimenta. Dica: não aqueça a cúrcuma para não perder suas propriedades.
- 1 dente de alho ao dia (inibe mais de 8 vírus diferentes e uma das ações é destruindo a parede lipídica do vírus), pode usar alho envelhecido fermentado. Cacau em pó, cogumelo shitake, gergelim, espirulina são Produtos apícolas: própolis, geleia real e pólen. O própolis pode ser marron ou verde, os mais encontrados no Brasil. Em crianças ou pessoas com estomago sensível evitar a versão alcoólica.
- Alimentos crus (ricos em fibras, fitoquimicos e polifenóis) e alimentos fermentados (chucrute, kombuchá, kefir)) favorecem uma boa saúde intestinal, a qual é fundamental para uma imunidade adequada.
- Aveia, cogumelos, levedura nutricional são fontes de betaglucanas que auxilia na imunidade.
Espero que gostem! Se usar algum protocolo para fortalecer a imunidade conta aqui pra gente nos comentário. Dividir e Multiplicar!