• Autor do post:
Olá, amigos atletas amadores!

Percebo que o fortalecimento e a cautela estão me tornando cada vez mais forte. Melhorei a imunidade, cumpri quase todos os treinos da semana e fechei esta 6ª semana de treinos para Maratona de Poa 2024 feliz por atingir os objetivos e concluir bem a Meia internacional do Rio.

Na semana passada comentei sobre as estratégias para melhorar a imunidade que naturalmente dá uma caída no inicio dos treinamentos. Por isso é tão importante tomar cuidado redobrado na adaptação para evoluir gradativamente nos treinos,

Veja mais em: Maratona: Imunidade caindo e a gripe chegando na 5ª semana de treinos

Nesta semana as coisas fluíram relativamente bem, tirando uma dor nova no joelho. Neste meio da corrida o que mais aparece são novas dores. Mas não podemos nos acostumar com elas. precisamos conhecê-las, saber o que é e como tratar para ela sumir de vez e não aparecer mais.

Objetivos na minha 6ª Semana de treinamento para Maratona: Fortalecimento e a cautela

O principal objetivo desta semana é voltar ao ritmo pós-gripe: incluir os treinos funcionais na areia para fortalecer o equilíbrio do tornozelo tornando-o cada vez mais forte após a lesão  e me manter atenta para não exagerar na intensidade. 

Sempre faço todo meu planejamento de treinos semanais usando o planner de treinos que desenvolvi para as minhas necessidades e acompanhamento. Sempre digo: O que não se pode medir, não dá pra avaliar. Então anotar tudo está sendo muito valioso para avaliar meu crescimento e desempenho.

Sem contar que faz super bem consegui ver nosso crescimento pessoal nos treinos. Aqueles distâncias/velocidades que antes eram difíceis, se tornando mais fáceis à medida que o treinamento avança. Isso proporciona um ânimo extra nesta jornada

Por que os treinos funcionais na areia são bons?

A superfície macia e instável da areia pode ajudar a desenvolver uma técnica de corrida mais eficiente. Correr na areia exige passadas mais curtas, uma postura mais ereta e um impulso mais forte dos pés. 

As minhas panturrilhas são a primeira a reclamar, mas como sempre digo: ir com moderação para adaptar o corpo ao exercício vai só trazer vantagens para corrida.

Sem contar que fazer exercício na areia exige mais esforço cardiovascular devido à resistência adicional oferecida pela superfície fofa. Isso pode ajudar a melhorar a capacidade cardiovascular, a resistência e a capacidade pulmonar, o que são benefícios valiosos para nós corredores.

Maratona Semana a Semana

Nesta semana, quando fui fazer meu primeiro treino da semana, na terça-feira, senti uma dor chata na parte interna do joelho, apenas na perna esquerda. Achei bem estranha aquela dor. Fiz meu aquecimento de 3km e a dor se manteve leve e persistente.

Parei imediatamente o aquecimento e fui conversar com os professores. Logo que expliquei o que estava sentindo veio a resposta: Está parecendo Pata de Ganso. Minha reação foi de susto e medo: Isso é grave?

Mas o que é essa tal pata de ganso em corredores?

A fisioterapeuta da assessoria me disse que é o nome popular dado a três tendões musculares presentes na perna que passam pela coxa e se ligam nessa tal pata de ganso que fica no joelho e que podem desenvolver uma lesão de tendinite. 

Fui orientada a não realizar o treino de corrida neste dia e alongar bastante a perna na parte da frente, de trás e interna.Coloquei gelo na região dolorida e na quinta -feira já estava nova em folha e pronta para o treino.

Como sempre digo aqui: preste atenção ao seu corpo, nunca exagere ou treine com dores. Pode piorar muito, siga sempre orientação profissional que logo estará pronta para um novo treino.

É claro que esse foi um dos primeiros sinais de que algo não está bom. Por isso a luz amarela está acionada. Ficarei alerta a qualquer sintoma e atenta ao joelho.

Volume de treinos na 6ª Semana de treinamento para Maratona de Porto Alegre

Como deixei de fazer o treino de terça, o volume caiu um pouco, mas consegui chegar em todas as intensidades propostas nos demais treinos da semana. 

Foram 2 treinos de corrida, sendo um de 12km intervalado e outro de 21km na meia internacional do rio num ritmo de 5:10 a 5:20. Fiquei mega feliz que ambos encairaram bem, tanto o cardio quanto o estrutural muscular. Sorte a minha né? Que nada, méritos de um planejamento progressivo. Logo logo estarei na mesma forma de onde parei! 

PArw 3YvqPGQ4CpK gZ jm7TOV1CWW4R3reThFJoeUOMizg5LEX9yo qOXx1uARTt74BRfpXe0TZTeSf1sf8k9mGMrFDA3R5RLUcRa8b3P9pP7jdWRD8cQqdjrgXZXvPR6Oirc4 XAcn0Fp22VikHhkFeaXrUdg0nUbUKk66L9 NZ70cqwc6BNePmGvAc lCGVoR6 zMxScOckxQEG0C5pJF2wWQAQmMkNsj7q9TW7CjoanFXWh8Mk3S0DvOWfoY7SFqxGHQUFq5q3Hqe0Gzwv7Ad 1Ta5FfZAh8bMab1AmB34v1pqHT 5Aveb3IqxSORjLmcOsiAx0QnDLGT2v 9AAXAA04fWkCadp DWPIz9o37NGHKAJbzzk KAFNcNm5mCXhN5jeujOcx guTgBgXmO8yysMkFs7QMOY mWsb EYC 6HDfM3I4MWmf4SbO3Oah34nJM
ModalidadeCorridaCiclismoNataçãoMusculação
Previsto40km100km 3800m2h 
Realizado39km↓ 0km↓ 2200m↓ 2h
Acumulado232,95km0km 5000m 12h

Planilhas de treino detalhado no Strava

Planejamento não pode faltar. É preciso equilíbrio, foco e determinação. Família, amigos com os mesmos objetivos também ajudam muito a nos manter motivados em cada treino. Por isso sempre digo: Encontre a sua tribo, mesmo que seja um grupo de duas pessoas, se vocês seguirem em busca do mesmo propósito a força de um inspira o outro e vice-versa!

Atualizei minha planilha com detalhes de todos os meus treinos deste ciclo. Só com planejamento podemos avaliar onde estamos e onde queremos chegar. Planejamento é poder! 

Sigo na minha luta diária. Se quiser acompanhar minha rotina de treinos para minha primeira maratona, semana a semana, acesse meu ciclo de treinos para a Maratona de Porto Alegre 2024. Você vai encontrar muitas dicas e todos os desafios estarão lá.

Se preferir pode me adicionar em sua rede social favorita sou @alineqcorre no facebook e @alineqcorre no instagram, mas nem sempre fui Aline que corre, sou mãe, esposa, trabalhadora e se quiser saber mais como sair do sedentarismo para seguir a rotina de uma triatleta, clique aqui.

Até! Simbora que a terceira semana de treinos vem aí.