• Autor do post:

Quem nunca terminou um treino cheirando mal levanta a mão? O tal do Cecê ou sovaqueira, bodum, xexéu, asa-monstra ou cheiro de gambá, seja lá como chamam, não vem do suor de uma pessoa saudável. É a reação do suor quando expostos à ação de bactérias e fungos, que geralmente estão impregnados na roupa que ao esquentar, com o treino e a umidade, começa a exalar um odor fétido.

A boa notícia é que esse cheiro horrível pode acabar rapidamente se cuidarmos das roupas que estão contaminadas. A noticia ruim é que as tais bactérias e leveduras já devem ter tomado conta de todo seu guarda-roupa, pois muitas das vezes a própria máquina de lavar está contaminada.

Amaciante e sabão não tiram cecê

Para combatermos as bactérias e leveduras e evitarmos sua proliferação precisam de algo como desinfetantes e antissépicos. Então com paciência e um passo-a-passo é possível tirar o mau cheiro das suas roupas e “abraçar” os amigos sem preocupação ao finalizar seu treino.

Passo a passo para tirar a sovaqueira das roupas.

  1. Chegou do treino mergulhe sua roupa em água corrente e tire o excesso de suor e bactérias
  2. Deixe de molho por no mínimo 15 minutos na solução desinfetante. A proporção é de 1/2 copo de desinfetante para 1 litro de água – Podemos usar qualquer desinfetante doméstico ou o famoso VINAGRE BRANCO
  3. Decorrido o tempo do molho – a grande maioria das bactérias estarão mortas – não precisa enxaguar, basta colocar as peças na máquina de lavar roupa, sempre seguindo as recomendações na etiqueta de sua roupa.
  4. O processo de lavagem pode ser na mão ou na máquina mesmo, use sabão neutro que é um excelente desengordurante e evite o amaciante, pois ele fecha as fibras da roupa e impede que a transpiração atravesse o tecido. 
  5. Terminada a lavagem com sabão, estenda imediatamente no varal, sem colocar uma roupa por cima da outra e deixe secar preferencialmente num local arejado.
  6. Provavelmente as bactérias não serão eliminadas 100% na primeira lavada. É importante repetir esse processo por alguns dias. Além de fazer uma limpeza em sua máquina de lavar (que deve estar contaminada e espalhando bactérias para todo o seu guarda-roupa).
Como descontaminar sua máquina de lavar?

Para combatermos as bactérias e leveduras e evitarmos sua proliferação precisam de algo como desinfetantes e antissépicos. Então com paciência e um passo-a-passo é pos

  1. Certifique-se de que não haja roupas dentro da máquina de lavar roupa;
  2. Coloque ½ litro de água sanitária, no local indicado para sabão;
  3. Algumas máquinas tem o modo limpeza, se não tiver coloque a programação para uma lavagem normal. Caso sua máquina tenha a função de água aquecida aproveite e use na limpeza nesta limpeza mensal.
  4. Selecione se possível o modo de enxágue único.
  5. Deixe a máquina realizar o programa completo de lavagem. Lembrando que ela deve estar sem roupa.
Cuide de todas as suas roupas, para evitar a proliferação.

O cecê impregnado nas roupas esportivas, contamina a máquina de lavar roupa que contamina as todos os outros tipos de roupas. Por isso devemos ter um cuidado geral com as roupas do seu guarda-roupa, não apenas as esportivas. Neste processo de descontaminação poste na combinação de produtos específicos para combater os microrganismos, os bactericida e fungicida. Fique de olho no passo a passo: 

  • Ao lavar suas roupas sociais, vestidos, shorts, pijamas, meias e etc, coloque uma tampa de bactericida juntamente com o sabão;
  • Para substituir o amaciante, use o vinagre branco no reservatório adequado da máquina. Como expliquei, o produto é excelente para eliminar cheiros desagradáveis;
  • Ajuste o ciclo de lavagem adequado para sua roupa e pronto! 

Deixe um comentário