• Autor do post:

Olá, amigos atletas amadores!

Mais uma meia maratona concluída, desta vez inscrita oficialmente na ASICS Golden Run 2024. Se me perguntarem quantas provas de 21km já fiz, não faço ideia, pois quando passei pela 15ª parei de contar e me importar com números e resultados.

Quem acompanha a saga para minha primeira maratona e leu a postagem anterior sabe que estava me recuperando após o Iron 70.3 do Rio e, ainda com muitas dores musculares. 

Meu plano é, ou era, fazer a Maratona de Porto Alegre em 2024, então me inscrevi em quase todas as meias maratonas do Rio de Janeiro como forma de treino.

Depois da prova de domingo nem sei mais se farei ou não POA. Tenho muitas dúvidas, meu corpo não está reagindo bem aos treinos, sinto muitas dores musculares e estou com bastante dificuldade de focar.

Asics Golden Run 2024: Erros e acertos

Vamos falar de coisas boas primeiro. Para mim é a melhor prova do Rio! A mais bem organizada e estruturada. O percurso é lindo com a largada no posto 12 do Leblon, passando por lindos pontos turísticos, sem zig-zag no centro da cidade e chegada no Aterro.

O diferencial é que não é lotada, tem um staff maravilhoso e, é em julho uma ótima época do ano em que sofremos menos com calor.

Esse ano o clima estava super agradável, por volta dos 19ºC, bem úmido, mas sem chuva. Uma beleza!

Coisas ruins será que tem? Acho que não, mas acabei cometendo alguns erros.

Tive dificuldades de me adaptar ao tênis! Me senti uma verdadeira marinheira de primeira viagem.

Gosto de tênis simples e leve, e super me adaptei aos tênis da Fila da linha KR. No entanto, para longas distâncias comprei o Fila Float Maxxi e para meu azar o tênis parece estar com defeito.

Apenas o pé esquerdo está me machucando demais. Terminei essa prova desolada, com a unha do dedão roxa e os dedos todos assados.

Como meu amigo e treinador falou: “Tem coisas que só acontecem contigo, Aline.”

E tenho que concordar que é uma coisa bem estranha! Cheguei a achar que depois da lesão no tornozelo tinha ficado com um pé mais fino que o outro, mas era muita loucura, uma vez que todos os outros tênis estão calçando bem, só esse que está com esse problema apenas no pé esquerdo.

Escrevi um e-mail para a Fila, sem muita esperança que eles vejam, mas achei importante comunicar, pode ser que outras pessoas estejam tendo esse problema….Ou pode ser “uma coisa que só acontece comigo” como meu amigo disse. rs

Se quiser saber mais sobre essa prova, veja o post que escrevi em 2023 com mais detalhes: Asics Golden Run é realmente os 21km mais rápidos do Rio de Janeiro e muito mais.

Qual a estratégia de prova?

Meu plano era fazer a Asics Golden Run 2024 num pace entre 5:40 a 6:00. Como disse no início deste post, além de estar muito dolorida das últimas provas, meu corpo não está respondendo bem aos treinos após retorno das lesões. Então meu objetivo continuava o mesmo, correr confortável para não machucar o joelho.

Fui razoavelmente dentro do planejado até o km 10 depois a coisa começou a ficar complicada, não senti nenhum desconforto no joelho, nem no tornozelo. O incômodo começou a aparecer no pé esquerdo.

Começou com uma dormência nos dedos, depois uma ardência embaixo, logo em seguida o dedão doía absurdamente. Parei para ajustar o cadarço, mas não adiantou. Parei para tirar a meia faltando uns 4km e foi o que aliviou por um tempo

Faltando 2 km eu já estava desistindo de correr, pensei: Vou tirar o tênis e andar até chegar! Quando um amigo da assessoria passou e disse: “Vamos Aline!”

Ele reduziu um pouco para que eu entrasse no ritmo, foi gradativamente me puxando até os metros finais e, com um sprint, chegamos! Finalmente chegamos. Aleluia!

Pós-Prova e retorno aos treinos

Imediatamente ao terminar a prova agradeci ao meu amigo Lapa! E agradeço novamente! Valeu pela força Lapa!

Tirei o tênis e caminhei descalço até a tenda, com os pés doendo e a musculatura da coxa tremendo.

O esforço, o estresse me deram uma baita dor de barriga novamente! Putz, eram calafrios assustadores e umas 5 ou 6 idas no banheiro naquele domingo.

O restante da semana foi off, os músculos estavam mega doloridos. Na quinta fui até a tenda de treinamento do Walter, mas não consegui correr, pois o dedão do pé estava dolorido ainda. Então fiz apenas o funcional na areia para marcar o retorno aos treinos.

Tem um post bem interessante sobre bolhas e unhas roxas: Unhas Roxas nunca mais

Por fim, fiquei praticamente off o restante dos dias, logo surgiu uma viagem para Portugal e tudo mudou na minha vida!

Ah! E minha unha ficou roxa e caiu…. Após 9 anos correndo, minha primeira unha caiu! Obrigada Fila por essa experiência sensacional #SQN

Mais um tênis sendo aposentado com pouquíssimos quilômetros rodados. É isso! Uma merda.

Até a próxima

Ferramentas de Suporte: Planner Organizador de Treinos e Alimentação

Para manter  a organização e planejamento nos treinos utilizo um Planner Organizador de Treinos semanalmente, uma ferramenta indispensável para que eu consiga guardar um registro detalhado daquele dia de treino e da minha evolução. É o meu diário de treinos. Anoto tudo lá e na minha planilha de corrida online, que está se transformando num aplicativo completo sobre esporte e saúde

Além disso, o cuidado com a alimentação é essencial, razão pela qual também faço uso de um Planner Organizador de Alimentação que vou deixar o link aqui caso queira conhecer.

Conecte-se e Inspire-se

Para aqueles interessados em acompanhar mais de perto minha preparação para a Maratona de Porto Alegre e saber como foi meus treinos para Ironman 70.3 do Rio, convido-os a seguir meu ciclo de treinos. Planejo trazer atualizações regulares sobre minha preparação, insights sobre o treinamento, como estou lidando com a recuperação de lesões e, claro, minha participação nas competições. Além disso, vou compartilhar mais sobre o que funciona para mim, dicas de nutrição, e como equilibro minha vida de atleta amadora com a vida pessoal e profissional.

Perguntas e Respostas

Está se preparando para sua primeira maratona ou seu primeiro Ironman 70.3 e sente-se um pouco perdido ou ansioso? Eu entendo perfeitamente. Cada passo nessa jornada traz seus próprios desafios e descobertas, acompanhados de muitas dúvidas. Suas dúvidas e anseios também são os meus, e é por isso que cada comentário e pergunta se torna uma fonte de inspiração e motivação para mim. Juntos, temos a força para ir além.

Se ainda não me segue, conecte-se comigo (@alineqcorre no Facebook e @alinemsnogueira no Instagram) e faça parte dessa jornada.

Estou ansiosa para compartilhar cada momento com vocês e, quem sabe, inspirar outros a perseguirem seus sonhos, seja no esporte ou em qualquer outra área da vida.

Até a próxima atualização! Deixe seu comentário, adoro a integração com outros que compartilham os mesmos propósitos.