Chegou a semana que antecede a prova alvo do semestre: Maratona do Rio de Janeiro 2023. Quem acompanhou a saga do meu 1º ciclo para maratona sabe que adiei este sonho na 16ª semana de treinamento por causa de uma lesão no tornozelo em fevereiro e outra no quadril em abril, mas a esperança me acompanhou até as vésperas da prova e a louca aqui foi correr os 21k acompanhando uma amiga para curtir a “festa”.
Já eu, sabia que não correria os 42km do Rio, mas queria acompanhar bem de pertinho o Alisson neste desafio. Ele almejava um mega desafio: “Concluir a Maratona em 3h20”. Alisson sabia que seria um missão muito difícil, pois estava se curando de uma fascite e para piorar quinze dias antes da prova começou a sentir uma dor chata na panturrilha. Estava também cheio de dúvida sobre qual tênis usar para não piorar as dores durante a prova e ainda muito trabalho no novo emprego.
Tinhamos planejado fazer os 42km do Rio juntos, seria minha primeira vez. Só que para mim o desafio foi muito maior. Surgiram lesões novas durante o processo e algumas que não estavam 100% curadas do ciclo do Iron70.3, onde tive muita dificuldade de me adaptar aos tenis de placa em 2022. Por isso eu queria estar – verdadeiramente presente – o mais perto dele nesta prova.
Semana que antecede a prova: O que fazer?
Como todo bom corredor essa semana que antecede a prova é a semana que hidratamos bem, comemos melhor ainda, dormimos muito, treinamos pouco e cuidamos o máximo para não ficarmos doentes. Então por aqui não foi diferente. Alisson seguiu a planilha do Walter fez apenas 10km na terça e 10km na quinta. Como diz nosso treinador, quem treinou treinou quem não treinou se “ferrou” e vai literalmente tentar a sorte.
Suporte da Família
Acompanhei, mas no apoio moral, acordando cedinho para ajudar no incentivo. Com ele precisa estar cedo no emprego novo é necessário acordar às 4h20 da manhã para começar a correr às 5h20 e fazer tudo a tempo de chegar às 8h30 no trabalho. Depois de quase 12h de trabalho, chegando em casa por volta das 20h e ainda se preparar para os treinos do dia seguinte.
Não é fácil ser atleta amador, com toda as responsabilidades de um cidadão trabalhador. Por isso uma família engajada no processo facilita ou melhora um pouco todo processo. Então vamos lá…. Acordei com ele cedinho nestes dias só para fazer meus dois trotes: um de 4km e outro de 9km que eu pododeria ter feito na esteira da Academia BIOs junto com as minhas sessões de fortalecimento, mas preferir estar junto. Eu gostaria de tê-lo junto comigo se estivesse nesta situação.
Para os filhos fiz um pedido: “Não incomode seu pai com problemas que não sejam importantes esta semana.” Gente! Faz toda diferença. Se não for algo urgentem deixe para importunar o futuro maratonista depois que a maratona acontecer. Não jogue um caminhão de problemas na cabeça de um maratonista às vésperas da prova.
Preparativos para semana que antecede a prova
Ter com quem contar é importante nestas horas. Desde os amigos nos enchendo de dicas, contando as experiencias vividas e tudo que funcionou até as orientações dos coach, da nutricionista, dos médicos. Agora é realmente a hora de planejar cada km da prova para colocar em prática tudo que foi treinado.
Acompanhei toda preocupação e todos os cuidados que o Alisson estava tendo para esta Maratona. Começando com aquela máxima de:
- “Nunca experimente nada de novo” no dia da prova;
- Cuide da imunidade, mas é cuidar mesmo para não ficar gripado. Adotamos aqui sempre aquele casaquinho básico dentro da bolsa para não ser pego de surpresa quando a temperatuda muda bruscamente. Sempre levamos uma blusa extra para trocar imediatamente a camisa suada do treino;
- Mantenha a Hidratação alta. Tem o incoveniente de ir ao banheiro toda hora, mas é necessário. Tem que manter a urina transparente;
- Aqui tomamos também um Gatorade por dia, nos dois dias que antecedem a prova;
- Programamos uma massagem desportiva para soltar a musculatura após o último dia de treino de corrida também é super válido;
- Alisson ama fazer uma sauna para relaxar a musculatura, mas neste caso tem que ser – pelo menos no meio da semana – e com todo cuidado para não desidratar;
- Nós cortamos qualquer tipo de açúcar (doces desnecessários que amamos) e cortamos o excesso de alimentos que inflamam o corpo. Ter o acompanhamento de uma nutricionista é perfeito, pois neste caso é só seguir o plano alimentar. Mas na véspera da prova sempre rola aquela macarronada com tomates e carne (nada de molho branco hein)
- Na semana anterior as provas reforçamos o aporte de nutrientes. A nutricionista do Alisson recomendou o uso do suplemento celltrient, gostamos muito. Mas mantemos o uso do básico: Omega 3, Whey Protein, Creatina, Colageno, Vitamina C das frutas, Iogurte natural, fibras, verduras e legumes, proteinas variadas, carboidratos de qualidade e por aí vai… Evitamos mesmo, somente na véspera da prova, alimentos que soltam o intestinos como folhas, algumas frutas como mamão e alguns laticineos
- Manter a qualidade do sono diante do nervosisto é outro desafio. Dormir 8 horas é realmente importante para um corpo que está se desafiando, quando é possível aquela soneca durante o dia também ajuda demais. Mesmo sem sono deite, feche os olhos e se concentre em sua respiração até o corpo relaxar e adormecer.
A preparação para prova
Acompanhar o Alisson nesta semana que antecede a prova de 42km foi tão empolgante que quando percebi já estava me preparando/planejando para correr os 21km do Rio no sábado.
Falei com a Isabel e pronto, já estava tudo esquematizado: Seria a Pacer dela na prova! Mas como estou voltando de duas lesões e sem ritmo de prova, não sabia por quanto tempo acompanharia. Então corrigindo a frase: Vou acompanhá-la até o meu corpo pedir para parar. Sem dor e sem sofrimento. A intenção aqui não é me machucar, mas sim curtir essa vibe incrível da Cidade Maravilhosa.
Tem um checklist para prova que me ajuda muito nesta organização da véspera de qualquer prova de corrida (clica aqui) e e veja a postagem Checklist para Corrida: 13 dicas para correr bem sem surpresas desagradáveis
Então vamos aos preparativos Pré-Prova:
É super importante tirar um tempinho para conhecer melhor a prova. Verificar onde são as subidinhas, por menos inclinadas que sejam elas fazem diferença na sensação de esforço; Conferir a distancia dos pontos de hidratação e planejar a suplementação; Verificar os trechos mais duros, com mais sol ou vento, quantos corredores participarão e, conferir o horário e local da largada. Planejamento nunca é demais.
Na noite anterior, separe tudo o que vai usar na corrida e pós corrida: Camisa da prova, bermuda preferida, viseira, chip de cronometragem, número de peito e, meia confortável, tênis, protetor solar, vaselina, protetor labial. Ao fazer isso, você corre um risco menor de esquecer algo importante na hora de partir para a largada.
Siga sempre uma regra simples, tanto para alimentação quanto para vestimentas e acessórios: Se você não experimentou no treinamento, não use no dia da prova.
Próximo post contarei tudo sobre os pontos positivos e os negativos da Meia Maratona do Rio e da Maratona também. Por que essa história que é a Mais Maravilhosa do Brasil, não é tão verdadeiro assim quando se conhece outras provas melhores.