O que tornou a Rio S-21k uma das melhores provas de 2023 foi a estrutura nota 10. Em sua propaganda a Rio S-21k diz ser a meia maratona mais rápida, plana e com o percurso deslumbrante. É relativamente fácil ser rápida, plana e deslumbrante aqui no Rio de Janeiro, praticamente todas as principais meias maratonas do Rio de Janeiro são. Para mim, o que a diferenciou das outras meias maratonas em 2023 foi realmente a estrutura
Quais os diferenciais da Rio S-21K em 2023?
Como disse o verdadeiro diferencial foi a estrutura e a organização, sem dúvidas. Entregou o que prometeu. Ouviu as críticas de 2022 e melhorou em 2023
A estrutura da Rio S-21k uma das melhores provas do Rio de Janeiro
O percurso da Rio S-21k foi exatamente o mesmo da asics golden run e ambas ganharam, no quesito percurso, da Meia Maratona do Rio, pois são mais rápidas pelo simples fato de não circularem nas ruas estreitas e cheias de curvas dentro do Centro da Cidade.
Estrutura da prova Rio S-21k foi maravilhosa em 2023
- Tudo muito bem sinalizado; Staffs atenciosos;
- Quantidade ideal de participantes; Tem bastante gente, mas não é lotada com o Meia do Rio de Janeiro;
- Postos de hidratação com pontos de água dos dois lados da pista;
- Estrutura de suplementação super top com bananas, isotônico em sachê (uma das únicas provas que entrega o isotônico em sachê, a maioria das meias no Rio distribui em copos descartáveis; dificultando muito para beber correndo;
- Na metade da prova distribuíram gel de carboidrato, sem miséria de um por atleta como na Maratona do Rio – vi pessoas que pegaram uns 10 sachês de gel de carboidrato.
Rio S-21K tem medalhas diferentes por performance
Uma ideia que deu muito certo e foi repetida e melhorada em 2023. As cores das medalhas de acordo com a sua performance.
São quatro faixas de performance, que levam em consideração o tempo bruto do participante.
- Medalha Verde Black Platoon (sub-1h35min);
- Medalha Laranja Gold Squad (sub-1h45min),
- Medalha Vermelha Red Crew (sub-2h00min) e,
- Medalha Azul Blue Gang (acima de 2h).
Lá na prova ouvi uma pessoa reclamando que largou já tinha 20 minutos que a prova tinha começado e que o tempo líquido foi sub 2h, mas que o tempo bruto ficou acima de 2h e não conseguiu pegar a medalha vermelha, pois cruzou a linha de chegada e já tinha se passado 2h10 do início da prova
Neste caso, realmente a melhor opção é contabilizar o tempo bruto. Mas de 2022 para 2023 houve uma melhoria na logística. Ano passado cruzavámos a linha de chegada e tínhamos que caminhar uns 200m para pegar a medalha o que aumentava o tempo bruto e às vezes esse pouco tempo já mudava a faixa das medalhas.
Este ano, o staff estava no pórtico de chegada, entregando as medalhas no momento que cada participante cruzava o pórtico de chegada. Muito legal. Eles identificaram o problema em 2022 e realizaram melhorias no processo para 2023! Show. Nota 10!
Minha preparação e treinamento para a Corrida Rio S21k
Estou longe da minha melhor performance, voltando aos treinos após uma lesão, sem treinar velocidade e sem volume de treinos, não poderia exagerar no dia da prova. Fui para fazer um treino e aproveitar o evento.
Na alimentação segui o plano de sempre: Bastante água nos dias que antecedem a prova. Um aporte maior de carboidrato – aquela típica macarronada a bolonhesa + uma garrafa de gatorade ao longo do dia e no jantarzinho regado no carbo e na proteína, curto: um aipim, batata doce, macarrão, uma sopa.
Na véspera da prova, priorizo: Descanso, Água, Carbo, Gatorade e um casaquinho (evitar ficar doente)! Dou aquele confere no meu checklist, deixo tudo pronto e separado na noite anterior para não esquecer de nada (veja meu checklist com 13 dicas imperdíveis)
Na véspera da prova, evito: Comer algo novo, verduras e qualquer coisa que solte o intestino.
Em 2022 concluí em 1h45. Este ano minha obrigação era não forçar, não exagerar e tomar cuidado para não se machucar. Então completei em 2h07 e me diverti muito com meus amigos
Largada e percurso da Rio S-21k
Começando no Posto 12 e terminando no Aterro, sem aquela parte ruim do centro – Graças a Deus. Eles tiraram aquele monte de curva no Centro da Cidade do percurso de 2022, deixando a prova realmente mais rápida e maravilhosa.
Para melhorar ainda mais, a temperatura foi de 18ºC com umidade de 83%. O que faz toda diferença para correr.O Rio de Janeiro com essa temperatura é um privilégio.
Minha estratégia é sempre dividir a prova em 3 partes: 7/14/21
Mantenho a mesma estratégia em praticamente todas as provas:
- Os primeiros 7 km é o aquece num pace mais confortável e moderado ;
- No km7 aquele gel de carboidrato com água;
- No km 14 mais um gel de carboidrato com água – Este ano substitui por uma bananada;
- E o mais importante é beber um gole de água em todos os pontos de hidratação! É a minha lei mais importante para não desidratar.
Em relação a velocidade geralmente aumento a velocidade progressivamente, mas esse ano, por conta da recente lesão mantive um ritmo confortável e constante.
Não abro mão de fazer um aquecimento simples antes da corrida e ter aquela atenção na largada para não começar muito forte e faltar energia para o final da prova. Pra finalizar tudo com um alongamento suave no final para relaxar a musculatura.
Essa é mais uma prova imbatível que já faz parte do meu calendário anual. Se é a sua também, conta para nos comentários o que mais te agradou nesta prova.
A Rio S-21k é um evento sem igual e se nunca correu ela, dá uma olhada no site da prova
Outras Provas inesquecíveis
Cada prova é uma história! O treinamento é um grande aprendizado, me ajuda a manter a rotina saudável. Faço amigos que me inspiram a dar o meu melhor e tem aqueles que de alguma forma inspiro também. Não porque queremos ser os primeiros colocados, mas porque queremos superar os nossos limites pessoais. Se isso nos levar à conquista de um pódio, ótimo. Mas a conquista principal é o novo estilo de vida: “ter mais saúde e mais oportunidades de aproveitar a vida com mais qualidade.” Simples assim!
Então essa é a minha percepção sobre a Rio S-21k de 2023. Espero que tenha gostado desta resenha! Se tiver alguma dúvida pode colocar nos COMENTÁRIOS.
Em “PROVAS QUE PARTICIPEI”, sempre escrevo sobre os detalhes das provas que participei. Conto tudinho desde a preparação, a véspera, o dia da prova, o percurso, as coisas ruins e boas da prova e as emoções que vivi em cada quilômetro.
Se preferir pode me adicionar em sua rede social favorita, sou AlineTri no facebook e AlineqCorre no instagram sempre coloco dicas legais e muito conteúdo sobre a criação e fortalecimento de hábitos saudáveis.
Espero que goste deste conteúdo e te encontro na próxima corrida!