Olá, amigos atletas amadores! Eita semaninha. Não foi fácil, mas terminou bem.
Combater as dificuldades com os amigos é uma ótima forma de manter a disciplina e o foco, tornando mais fácil superar momentos de cansaço ou preguiça.
Essa semana tinha tudo para ser difícil. Fiz uma meia maratona, no domingo, um pouco mais forte, depois de um exaustivo período de tratamento para o tornozelo (que ainda não está 100%) ainda veio o clima para complicar o processo.
Na semana passada as coisas fluíram relativamente bem. Percebo cada vez mais que o fortalecimento e a cautela estão me tornando cada vez mais forte e me sinto cada vez mais feliz por dar uma passo de cada vez e seguir atingindo meus objetivos semanais em busca do sonho da minha Primeira Maratona
Veja como foi a semana passada do meu ciclo de treinamentos em: Treinos para Maratona: Fortalecimento e a cautela estão me tornando mais forte
Objetivos na minha 7ª Semana de treinamento para Maratona
Sigo com toda minha cautela e do meu treinador em manter o equilíbrio nos treinos para continuar evoluindo nos treinos, sem atrapalhar a recuperação do Tornozelo.
A parceria estreita com meu treinador está ajudando muito neste início de preparação. Percebo que ele está adotando várias estratégias. Ora um treino mais forte, seguido de outro mais leve. Ora aumenta o pace, diminui o volume ou aumenta o volume, deixa o pace livre e sinto que está dando certo.
Mas essa semana o fator dificuldade a ser vencida foi mesmo o clima. Minha grande dificuldade essa semana! Passamos por todas as estações em uma única semana. O Rio de Janeiro tem essas coisas.
O clima no Rio de Janeiro é muito louco para nós corredores.
Essa semana foi completamente louca. No domingo corri a Meia Internacional do Rio numa temperatura doida demais, passamos por chuva, friozinho de leve, pancada de chuva com vento e no final o sol queria abrir para fazer o Aterro do flamengo virar uma sauninha.
Na terça fez um calor horrível, na quinta além de quente estava seco e o ar cheio de partículas, o que dificultou demais respirar e correr. E quando o final de semana chegou, só chuva, chuva e até frio. Para nós cariocas, 16ºC, com chuva, é frio.
Quando a dificuldade aperta e o treinamento começa a ficar difícil, tá mais que na hora de chamar os amigos para correr junto. Com amigos que compartilham objetivos semelhantes, a certeza de sucesso nos treinos é mais garantida!
Combater as dificuldades com os amigos é uma ótima forma de seguir o treinamento.
A experiência de correr com amigos proporciona um ambiente de apoio e encorajamento mútuo. A presença de companheiros de corrida cria uma rede de suporte que permite a celebração conjunta das conquistas e a superação de desafios.
Por isso é legal participar de um grupo que compartilha de objetivos semelhantes, ajudando a manter a disciplina e o foco, tornando mais fácil superar momentos de cansaço ou preguiça.
Correr com amigos é bom pra caramba, por vários motivos…
Porque correr em grupo faz bem?
- Proporciona motivação e incentivo mútuo;
- Sensação de pertencimento e o compromisso com outra pessoa torna mais fácil superar momentos de cansaço ou preguiça.
- O senso de realização ao atingir metas individuais ou coletivas é ampliado quando compartilhado com amigos que entenderam a jornada e o esforço envolvido.
- A interação social durante a corrida também pode desviar a atenção da sensação de cansaço, tornando o exercício menos árduo e mais prazeroso.
No geral, correr com amigos não só maximiza os benefícios físicos do exercício, mas também enriquece a dimensão emocional e social da atividade, criando uma experiência holística e memorável.
Maratona Semana a Semana
A gente enfrenta cada coisa nesse mundo esportivo. Essa semana o vilão pra mim foi o clima, Há quem goste de correr no sol, na chuva, no frio, em climas secos, úmidos ou em ventanias, né verdade? mas será que tem clima melhor para correr? Não faltam reclamações ou desculpas para não correr.
Eu gosto de correr em clima fresco tipo 20º C e mais pra úmido uns 80%. Pra mim, esse é o cenário perfeito. Mas corro também com chuva, em dias quentes e úmidos ou com vento, mas se tem um clima que não gosto são os dias quente e seco.
E essa semana no Rio de Janeiro, passamos por todos estes climas. Recorri aos amigos durante a semana e no domingo chuvoso a minha filha me ajudou. Ela pedalou ao meu lado, embaixo de chuva, para me dar um apoio moral! Obrigada filhota, fez meu longuinho de domingo acontecer! Foi ótimo.
Volume de treinos na 7ª Semana de treinamento para Maratona de Porto Alegre
Modalidade | Corrida | Ciclismo | Natação | Musculação |
Previsto | 38km | 100km | 3800m | 2h |
Realizado | 39km↓ | 0km↓ | 1200m↓ | 2h |
Acumulado | 272km | 0km | 6200m | 14h |
Planilhas de treino detalhado no Strava
- Segunda: Crawl + educativos
- Terça: 12km livres + Timoteo + Sétimo Céu + Musculação na BIOs
- Estava bastante cansada do domingo comecei a corrida com a subida da Timóteo e estava super dolorida, parei na metade, respirei e continuei. Depois subi o 7º céu bem devagar, a panturrilha estava dolorida. Parecia que tinha uma caneleira na minha perna. Senti vontade de usar o banheiro, então voltei para a tenda. Já tinha completado 7 km, estava muito quente. Bebi água e me recuperei fazendo 20 min de funcional na areia. Depois completei os 5 km de corrida na orla. Fiquei com dores no pé
- Quarta: Descanso
- Quinta: 1km + 1 km + Funcional Areia
- Estava bem exausta, combinei de correr com as amigas, para me motivar a ir. O ar estava muito ruim, muita secura na garganta, parei para beber água várias vezes na tenda entre os estímulos. Mas o treino saiu bem. Pelas condições climáticas tive a sensação que foi mais intenso do que realmente era – Depois fiz o funcional na areia – Senti incomodo no pé por alguns dias.
- Sexta: Musculação na BIO
- Sábado: Descanso
- Domingo: 14km Longo Livre
- Foram duas voltas na Lagoa, estava chovendo muito o dia inteiro, Comecei às 11h. Aqueci o primeiro KM e depois fluiu super bem. A primeira volta fiz num ritmo de 5:24, na companhia da minha filhota. Parei com 7km para hidratar e suplementar. A segunda volta foi no ritmo de 5:13. O treino foi melhor do que esperava, fluiu bem e não senti dor!
Planejamento não pode faltar. É preciso equilíbrio, foco e determinação. Família, amigos com os mesmos objetivos também ajudam muito a nos manter motivados em cada treino. Por isso sempre digo: Encontre a sua tribo, mesmo que seja um grupo de duas pessoas, se vocês seguirem em busca do mesmo propósito a força de um inspira o outro e vice-versa!
Atualizei minha planilha com detalhes de todos os meus treinos deste ciclo. Só com planejamento podemos avaliar onde estamos e onde queremos chegar. Planejamento é poder!
Sigo na minha luta diária. Se quiser acompanhar minha rotina de treinos para minha primeira maratona, semana a semana, acesse meu ciclo de treinos para a Maratona de Porto Alegre 2024. Você vai encontrar muitas dicas e todos os desafios estarão lá.
Se preferir pode me adicionar em sua rede social favorita sou @alineqcorre no facebook e @alineqcorre no instagram, mas nem sempre fui Aline que corre, sou mãe, esposa, trabalhadora e se quiser saber mais como sair do sedentarismo para seguir a rotina de uma triatleta, clique aqui.
Até! Simbora que a terceira semana de treinos vem aí.