Olá, amigos atletas amadores! Finalmente consegui um tempo para postar sobre essa turbulenta 9ª semana de treinos
É inegável que o tempo é uma grande dificuldade nos treinos para maratona. Aliás, o tempo é um grande desafio para a maioria dos atletas amadores. Conciliar família, esporte, trabalho, lazer e treino é uma tarefa difícil, mas acreditem é possível. Quando incluímos nesta fórmula, filhos, pais idosos, trabalho, estudo, lazer e qualidade de vida vai ficando mais difícil ainda equilibrar os pratinhos.
Qualquer pessoa que queira incluir uma atividade física no seu dia a dia, reclama do tempo. O treinamento consome algumas horas, principalmente quando falamos de maratona ou ironman, e nossas vidas andam mais ocupadas do que nunca. E no fim é mais fácil se confortar com a frase: “O dia foi difícil” ou “Hoje não deu” ou “preciso de mais que 24h”. Mas não podemos nos conformar com estes consolos.
A atividade física precisa ter um peso grande em nossas vidas e vou te dizer uma coisa: A atividade física é um hábito angular! O tipo de hábito que tem o poder de iniciar uma série de mudanças positivas em diversas áreas de nossas vidas. Por isso existem diversas outras formas de negociarmos e priorizarmos a atividade física.
E vou falar um pouquinho sobre esse assunto, pois essa semana precisei usar meu “poder de negociação” com a família…rsrs
Na semana passada fiz minha avaliação nutricional, agora que voltei ao treinamento com afinco para Maratona de POA e ironman 703 RJ em 2024. Preciso fazer um acompanhamento nutricional mais de perto. Estou fazendo a avaliação a cada 2 meses no máximo, neste último mês ganhei 2,5kg, entre massa magra e infelizmente gordura também, mas já fizemos o ajuste e daqui a 2 meses veremos se funcionou.
Veja como foi a semana passada do meu ciclo de treinamentos em: Ciclo de treinamento: Avaliação nutricional 8ª Semana
Meu objetivo na 9ª Semana de treinamento para Maratona: Conciliar família e os treinos
Escrevi um post bem interessante com algumas dicas que me ajudam muito a conciliar família e os treinos desde o início da minha jornada esportiva, mas principalmente agora nesta empreitada chamada Maratona.
Veja a Postagem: Mães Atletas: Dicas para conciliar família e os treinos
Essa semana precisei usar a dica da Flexibilidade e colocar em prática os Planos A, B e C.
Alisson teve pneumonia, e além de precisar de cuidados especiais para se curar. Passamos por todo estresse de ter uma pessoa doente em casa. Cuidados para verificar a temperatura de madrugada, muita tosse, remédios. O tipo de demanda extra que gera estresse físico e mental, né?
Quando tem algum familiar doente, a gente fica preocupada, não dorme direito e é sempre um estresse a mais para o dia a dia. E para quem nos conhece daqui ou do instagram, sabe que Alisson é meu parceiraço de treinos. Uma ajuda extra para acordar todos os dias cedinho e ir treinar.
Com todas estas variáveis, os treinos não saíram como planejado na planilha, foram preciso algumas adaptações. Principalmente porque o corpo estava cansado e estressado.
Então é melhor ir com calma do que não fazer ou ficar doente tentando forçar muito e estressando mais ainda o corpo.
Ajuste da semana: Equacionar uma grande dificuldade nos treinos para maratona, falta de tempo
Quando estamos sob qualquer tipo de estresse é comum não cuidarmos bem da alimentação ou da hidratação. Ficamos tão focados no problema para resolvermos que esquecemos de cuidar do básico. O tipo “básico” muito importante para quem está treinando para uma Maratona. Aí o organismo fica todo bagunçado e começam a aparecer vários tipos de encrencas.
Nesta semana o treino não encaixou de jeito nenhum. Tive que diminuir a intensidade, mudar os dias dos treinos, mudar o local de treino e mesmo assim o treino foi sacrificante. Parecia que corria com uma caneleira de 10km em cada perna. Tudo por falta de um sono de qualidade, alimentação e hidratação adequada.
É impressionante quando co-relaciono minha planilha de treinos com minha planilha de alimentação e vejo que os resultados dos treinos estão diretamente ligados a uma boa hidratação, alimentação, suplementação e sono de qualidade
Vou deixar o link aqui o meu Planner Organizador da alimentação caso tenha interesse em adquirir e utilizar. Veja também: PLANNER ORGANIZADOR DE TREINOS
Mas tudo isso porque queremos fazer tudo. Queremos ser super! Só que para ser super, o dia precisava realmente de mais do que 24h. Para dar conta de todos os treinos, alimentação e tudo mais junto com a preocupação com o Marido com pneumonia, sogro internado e todas as outras tarefas diárias. O certo mesmo era : Seguir os planos de fuga para emergências.
E não é difícil, não precisa ser nada muito elaborado. Basta ter em mente que vão ter dias ruins, medianos, bons e muito bons.
Nos dias ruins, avaliamos o que é mais importante e seguimos, sem peso na consciência. Ajustamos as agendas, refazemos os planos e seguimos o roteiro, sem culpas ou desculpas – Todos temos dias assim!
Volume de treinos na 9ª Semana de treinamento para Maratona de Porto Alegre
Modalidade | Corrida | Ciclismo | Natação | Musculação |
Previsto | 31km | 100km | 3800m | 2h |
Realizado | 31,05km | 0km | 0m | 2h |
Acumulado | 343km | 0km | 7550m | 18h |
Planilhas de treino para Minha Primeira Maratona – detalhado no Strava
- Segunda: Descanso, não tive como ir a natação por conta de muita coisa no trabalho
- Terça: Desafio Bonde das 6
- Na planilha tinha 12km a 5’30 – Realizado foi o desafio da Tenda. Aquecimento até o Sheraton e depois foram 3 subidas no Sétimo céu: Primeira até o primeiro mirante, Segunda até o segundo mirante, Terceira até o primeiro mirante. Conclui os 12 km na orla. Considerações: Subida ainda está difícil, tenho mais medo do que dor. Principalmente nas descidas, medo do impacto e de me machucar. Mas fiquei bem!
- Quarta: Musculação na BIO
- Quinta: Descanso com feriado
- Sexta: 800m x 200m (5’10 a 5’20) + Musculação na BIO
- Na planilha 6x(800mx200m) entre 5’10 e 5’20 – Fiz na esteira da academia, não consegui acordar cedo para treinar, dormir muito mal (1º Tiro 4’58 / 2º Tiro 4’58 / 3º Tiro 5’00/ 4º Tiro 4’54 / 5º Tiro 5’16 / 6º Tiro 4’59 )
- Sábado: Descanso
- Domingo: bate e volta bombeiro x vista
- Previsto na Planilha: Corrida São conrado – Como tive problemas para ir cedo e fez muito calor, subi o alto de carro e fiz 11km, um bate e volta do bombeiro até a vista. Me senti a pessoa mais lenta do mundo, foi um suplício. Pernas pareciam que pesavam 10kg a mais. Senti um pouco de dor no tornozelo logo após o treino e no decorrer do dia melhorou. Sensação termica de 31ºC e umidade 57% foi bem ruim.
Planejamento não pode faltar. É preciso equilíbrio, foco e determinação. Família, amigos com os mesmos objetivos também ajudam muito a nos manter motivados em cada treino. Por isso sempre digo: Encontre a sua tribo, mesmo que seja um grupo de duas pessoas, se vocês seguirem em busca do mesmo propósito a força de um inspira o outro e vice-versa!
Atualizei minha planilha com detalhes de todos os meus treinos deste ciclo. Só com planejamento podemos avaliar onde estamos e onde queremos chegar. Planejamento é poder!
Conheça também o Planner Organizador de Treinos que utilizo semanalmente, clique aqui.
Sigo na minha luta diária. Se quiser acompanhar minha rotina de treinos para minha primeira maratona, semana a semana, acesse meu ciclo de treinos para a Maratona de Porto Alegre 2024. Você vai encontrar muitas dicas e todos os desafios estarão lá.
Se preferir pode me adicionar em sua rede social favorita sou @alineqcorre no facebook e @alineqcorre no instagram, mas nem sempre fui Aline que corre, sou mãe, esposa, trabalhadora e se quiser saber mais como sair do sedentarismo para seguir a rotina de uma triatleta, clique aqui.