• Autor do post:
Olá, amigos atletas amadores! Sigo equilibrando os pratinhos que teimam em cair

Mais uma semana equilibrando os pratinhos, mas alguns caem e está tudo bem. Qualquer mudança em nossas vidas leva um tempo para se estabelecer, exige uma série de experimentos e fracassos. Mas quando entendemos que temos total poder sobre os nossos hábitos, temos a liberdade de transformá-los e quando erramos, sabemos que podemos tomar novamente o curso certo.

Às vezes me pego sentindo pena de mim, às vezes penso que não darei conta de tudo. Quem nunca né!? É difícil mesmo conciliar tudo e talvez essa seja a maior dificuldade de um atleta amador, trabalhador e com família.

Equilibrando os pratinhos: Ajustando a rotina dos filhos à minha 

Vez ou outra estou tendo dificuldades de ajustar minha rotina à rotina dos meus filhos. Minha filha mais nova é a única que atualmente mora comigo. Ela tem 14 anos e todos aqueles problemas da adolescência.

É o tipo de filha perfeita, que ela não escute/leia isso. Aliás, meus três filhos são incrivelmente diferentes e ao mesmo tempo filhos maravilhosos. Só tenho a agradecer.

Minha jovem adolescente é uma menina estudiosa, sociável que curte sair com as amigas para praias, festas de XV anos. Adora esporte e jogos de futebol, mas tem as famosas amizades problemáticas.

Quando nossos filhos são pequeninos somos a maior referência deles, mas quando eles crescem e começam a voar sozinhos outras pessoas viram referências também, sejam professores, pais de amigos, treinadores e os amigos tbm.

Por isso reservem sempre na agenda de vocês um tempo de qualidade para conversar com seus filhos, saber o que está acontecendo, apoiar em tudo e qualquer coisa. Independente do nosso cansaço, nossos filhos precisam da nossa presença, dos nossos conselhos e da nossa amizade incondicional e verdadeira.

Só assim podemos dar a liberdade que eles precisam para se desenvolverem e conhecerem o mundo, que não é um mar de rosas. O mundo é difícil e muitas pessoas são cruéis!

Se tem uma coisa que aprendi como mãe é que nossos filhos precisam que as coisas sejam DITAS, precisamos FALAR e não achar que eles já sabem o óbvio. O óbvio para você, pode não ser óbvio para seu jovem filho que está conhecendo o mundo.

Então falem, sejam repetitivos, sejam amigos, escutem, perguntem, estejam disponíveis e saibam a hora certa de dizer o sim e principalmente o não.  Mas porque estou falando de filhos, numa postagem de treinamento para maratona?

Metas de curto, médio e longo prazo

Eu tenho uma meta pessoal: Quero completar a Maratona de POA em um determinado tempo. Sei que será uma missão desafiadora. Toda minha família está ciente dos meus objetivos pessoais de curto prazo, me apoiam e me ajudam com isso.

Mas tenho objetivos de médio e longo prazo que envolvem minha saúde integral, criação de jovens que farão a diferença.

E tem missão no mundo mais importante que criar filhos? Tem responsabilidade maior do que ser responsável por influenciar positivamente a próxima geração? E ao mesmo tempo cuidar do nosso trabalho e das nossas metas pessoais?

Por isso te digo uma coisa: Se o plano da semana não deu certo, se o pratinho que tentou equilibrar hoje caiu, vamos catar os cacos, colar e seguir em frente.

O importante é conhecer seus propósitos, definir suas prioridades e ficar bem com as escolhas que está fazendo.

Dica de mãe

Ultimamente estou focando bastante em minhas leituras científicas. Adoro livros voltados para desenvolvimento pessoal. Terminei a leitura do livro “GARRA – O Poder da Paixão e da Perseverança” de Angela Duckworth e super indico para as mães de adolescentes é enriquecedor na difícil arte de educar. Principalmente nos dias de hoje onde a tecnologia rouba todo tempo de nossos filhos. Deixando-os cada vez menos comprometidos com uma atividade na adolescência e mais escondidos nas telas das redes sociais.

Um livro incrível para todos que querem se comprometer de fato com objetivos e influenciar positivamente a próxima geração.

Meu objetivo na 12ª Semana de treinamento para Maratona:  Sigo equilibrando os pratinhos

Na semana passada tinha por objetivo encaixar o pedal na minha rotina de treinos, ajustar todas as minhas atividades para conseguir dormir as 21:00 para acordar de madrugada para pedalar, mas não consegui equilibrar alguns pratinhos. Sigo buscando o equilíbrio e ajustando diariamente minha rotina até encontrar a ideal para mim e minha família. 

Veja como foi a semana passada do meu ciclo de treinamentos em: Agora ficou divertido com o Ironman 70.3 do Rio 2024 – 11ª semana

Vou deixar aqui alguns conteúdos que já escrevi neste período de treinamento, caso queira acompanhar um pouco mais.

Veja a Postagem: Mães Atletas: Dicas para conciliar família e os treinos

Se quiser entender como construir bons hábitos, leia a série que escrevi sobre hábitos: Hábitos Poderosos parte 1: Loop do hábito

Volume de treinos na 12ª Semana de treinamento para Maratona de Porto Alegre

cJnr4 brW2v16RrIIW8lIGQC55UDlozkDj96BjnybRmpst DP9w1c1hTEryYz1 Nh3NP6pIDdNxMHRZjppA4me4h7Q6W91oN9ZI4OfC6z5Ye KfoJbAUmYkgtH8TN GKqv zy5JZDDL1xK4nxMAhUf2pjKMi8P4oeCW9lcJB0sy0NleuT0mKe5nlDxOtF6qoqPKbDvXtwXt220n Dz6lDirK kq1Z26dVw K2GB6Ia PB2esmAZ6uAe4biVOSUwTPigh kPX8e023s5WU9DXikoY6qfrWD5CnFgDsFT0YXRaplVmE24LT81a7D4BXbS24mvdTo1oaNpWNw4H9C IM 47agIxCZHjjgPaGngeaDtpBddf W6PxY1hWksZ hy k3T8lNWsi6RSFvO2X7WR6zTTQCnq3bJ2
ModalidadeCorridaCiclismoNataçãoMusculação
Previsto35km100km 3800m2h 
Realizado30,5km 0km 2200m 1h
Acumulado440,5km30km 10970m 22h

Planilhas de treino detalhado no Strava

Uma observação geral sobre os treinos: Na corrida estou terminando bem, SEM sentir dores durante e nem após a corrida. Quadril e tornozelo não doem mais. No entanto quando pedalo, ou quando faço subidas, meu tornozelo sempre dói. Semana passada pedalei na Orla e o tornozelo ficou dolorido depois, até inchou um pouquinho. Quando subi a vista no treino de domingo passado, também senti muito desconforto no tornozelo subindo e descendo. Mas nada que durasse muito tempo.

Planejamento não pode faltar. É preciso equilíbrio, foco e determinação. Família, amigos com os mesmos objetivos também ajudam muito a nos manter motivados em cada treino. Por isso sempre digo: Encontre a sua tribo, mesmo que seja um grupo de duas pessoas, se vocês seguirem em busca do mesmo propósito a força de um inspira o outro e vice-versa!

Atualizei minha planilha com detalhes de todos os meus treinos deste ciclo. Só com planejamento podemos avaliar onde estamos e onde queremos chegar. Planejamento é poder! 

Conheça também o Planner Organizador de Treinos que utilizo semanalmente, clique aqui. Vou deixar também o link aqui o meu Planner Organizador da alimentação caso tenha interesse em adquirir e utilizar.

Sigo na minha luta diária. Se quiser acompanhar minha rotina de treinos para minha primeira maratona, semana a semana, acesse meu ciclo de treinos para a Maratona de Porto Alegre 2024. Você vai encontrar muitas dicas e todos os desafios estarão lá.

Se preferir pode me adicionar em sua rede social favorita sou @alineqcorre no facebook e @alineqcorre no instagram, mas nem sempre fui Aline que corre, sou mãe, esposa, trabalhadora e se quiser saber mais como sair do sedentarismo para seguir a rotina de uma triatleta, clique aqui.

Até! Simbora que vem mais uma semana de treinos por aí