Olá, amigos atletas amadores! Após quase um mês tratando da tendinite patelar, estou de volta ao jogo. Retorno à corridam superando a tendinite Patelar. Parece piada, mas fiquei um mês sem correr e, quando o ortopedista me libera para retomar os treinos da Maratona de Porto Alegre, acordo com uma forte dor de garganta que evoluiu rapidamente para uma sinusite.
Mas ia precisar de muito mais que uma forte sinusite para me parar. Segui a orientação do treinador “Aqueça bem os joelhos e retorne trotando com volume bem baixo na primeira semana. Tipo 3 a 5 km de TROTE”. E assim foi, a cada passada, o coração acelerava pelo medo de sentir dor no joelho e o cardio comprometido com a falta de treino. Além do fator extra da grande dificuldade de respirar por conta da sinusite.
Musculação aliada da corrida, natação e do ciclismo rumo à Maratona Porto Alegre
Houve um tempo que era rata de academia. Pegava pesado pra valer, queria ganhar massa muscular a todo custo, mas sobrecarregava meu corpo. A musculação competia com a corrida e eu vivia com dores musculares o tempo todo e um mísero ganho muscular.
Hoje em dia, a musculação é aliada do esporte que escolhi, o triathlon. Foi difícil virar a chave, primeiro precisei me conscientizar do que queria e responder a uma pergunta basica: Colocar o Triathlon como foco principal ou ser marombeira e musculosa?
Depois dessa conscientização, veio a parte mais difícil: Encontrar um profissional que entenda do meu esporte, e considere a minha rotina para me oferecer o tipo de treinamento que precisava. Esse passo parece simples, mas acredite, tem profissionais de educação física que não sabem nem quais as distâncias, nem a sequência de modalidades de uma prova de triathlon.
Fuja desses! Procure o profissional certo, porque faz toda a diferença em nossa evolução. Depois de muito tempo, encontrei o professor Basílio, que é professor de educação física, dá aulas na assessoria do Walter Tuche, conhece muito do esporte que pratico e está em contato constante com o meu treinador. Então, tenho certeza que agora acertei.
Fisioterapia intensiva: Superando a tendinite patelar.
Durante a crise de dor na patela e na pata de ganso, fiz 15 sessões de fisioterapia voltada para o alívio da dor e para ajudar a desinflamar. O fisioterapeuta fazia terapia com ultrassom, eletrochoque, laser, calor e muita liberação na musculatura.
Agora que voltei a correr, marquei as sessões de fisioterapia para logo após a corrida. Assim, se sentir dor, já iniciamos imediatamente o processo de recuperação, seja com laser, liberação ou qualquer uma das terapias que a fisioterapeuta sugerir.
O mais importante de voltar a treinar e manter a fisioterapia, é que além de tratar a dor, estamos fazendo muitos exercícios para fortalecer o joelho. Estou fazendo musculação 3 vezes na semana, com exercícios bem direcionados pelo Professor Basílio e, fisioterapia 2 vezes na semana. Agendei minhas fisioterapias até o dia da prova da Maratona de Porto Alegre e o Ironman 70.3 do Rio, com exercícios focados no fortalecimento do meu joelho.
Exercícios específicos para fortalecer o joelho que fiz essa semana na fisioterapia.
Não prometo postar sempre, pois nesta batida de treinos e tratamento mais o resto da rotina, fica difícil. Mas vou tentar postar alguns exercícios que faço a cada semana na fisioterapia. Eles estão sempre mudando e pedem para que eu faça em casa também. Estou iniciando com exercícios bem básicos, pois sinto dores com alguns movimentos, e não é pra fazer o exercício sentindo dor, pois isso fazemos algumas adaptações. Até o corpo está apto para exercícios complexos. Então vou mostrando a evolução gradativa na fisioterapia.
Colocar Vídeo
Não existe milagre gente! Precisamos agir para resolver os nossos problemas.
Planilhas de Treino Detalhado no Strava: De Volta ao Jogo com uma Sunisite braba
Meu retorno oficial foi dia 09 de abril. Foram exatamente 26 dias sem correr por conta dessa Tendinite na Pata de Ganso que evoluiu para Tendinite Patelar. Retornei trotando 5 km num sábado de bastante sol. Senti um leve desconforto no primeiro km ao começar. Ao terminar, parei num quiosque da praia, tomei café da manhã e pedi um gelo para colocar no local imediatamente após a corrida. Galera, o gelo é um ótimo antiinflamatório.
Na terça, corri 6,5 km bem leve, pace de 6:15 a 5:50, e senti um leve desconforto nas primeiras passadas e depois nenhuma dor durante a corrida. O que doeu foi a musculatura da coxa direita, neste caso por conta da musculatura enfraquecida. Tá aí mais um indicativo da importancia da musculação nesta fase da minha vida.
O Walter Tuche, meu treinador, me pediu para, antes de iniciar a corrida, aquecer mais o joelho, fazendo as mobilidades e, antes de iniciar o treino, fazer uma caminhada de 5 a 10 min, para aquecer mais o joelho antes do impacto da corrida.
Como estava voltando a correr, resolvi reduzir as outras atividades para evitar que qualquer dor pudesse interferir na minha avaliação das corridas.
Fiz isso e as corridas posteriores foram sem dor. Ainda bem! Nunca pensei que fazer o básico sem dor me deixaria tão satisfeita. Amém!
Modalidade | Corrida | Ciclismo | Natação | Musculação |
Realizado | 26,4 km | 0km | 1200m | 1h |
Acumulado | 634,8km | 309,53km | 56504m | 40h40 |
sáb, 06/04/2024 Primeira corrida pós Tendinite Patelar e Pata de Ganso
ter, 09/04/2024 Trote na Praia
ter, 09/04/2024 Musculação
qui, 11/04/2024 Trote na Praia
sex, 12/04/2024 Natação Julio Delamare
sáb, 13/04/2024 Trote na Orla
Ferramentas de Suporte: Planner Organizador de Treinos e Alimentação
Para manter esse nível de organização, utilizo um Planner Organizador de Treinos semanalmente, uma ferramenta indispensável para que eu consiga guardar um registro detalhado daquele dia de treino e da minha evolução. É o meu diário de treinos. Anoto tudo lá e na minha planilha de corrida online
Além disso, o cuidado com a alimentação é essencial, razão pela qual também faço uso de um Planner Organizador de Alimentação que vou deixar o link aqui caso queira conhecer.
Conecte-se e Inspire-se
Para aqueles interessados em acompanhar mais de perto minha preparação para a Maratona de Porto Alegre e o 70.3 do Rio em 2024, convido-os a seguir meu ciclo de treinos. Planejo trazer atualizações regulares sobre minha preparação, insights sobre o treinamento, como estou lidando com a recuperação de lesões e, claro, minha participação nas competições. Além disso, vou compartilhar mais sobre o que funciona para mim, dicas de nutrição, e como equilibro minha vida de atleta amadora com a vida pessoal e profissional.
Perguntas e Respostas
Está se preparando para sua primeira maratona ou seu primeiro Ironman 70.3 e sente-se um pouco perdido ou ansioso? Eu entendo perfeitamente. Cada passo nessa jornada traz seus próprios desafios e descobertas, acompanhados de muitas dúvidas. Suas torcidas, dúvidas e anseios também são os meus, e é por isso que cada comentário e pergunta sua se torna uma fonte de inspiração e motivação para mim. Juntos, temos a força para ir além. Se ainda não me segue, conecte-se comigo (@alineqcorre no Facebook e @alinemsnogueira no Instagram) e faça parte dessa jornada. Estou ansiosa para compartilhar cada momento com vocês e, quem sabe, inspirar outros a perseguirem seus sonhos, seja no esporte ou em qualquer outra área da vida.
Estão prontos para se juntar a mim nessa aventura? Até a próxima atualização!