Quem viu os primeiros posts já sabe que eu não queria esse tal presente de grego, mas agora aprendi a querer e chegou a hora de decidir se faço ou adio. Maratona nunca encheu os meus olhos, mas depois que os treinos começaram, senti o desafio e a ideia de cruzar a linha de chegada invadiu minha cabeça.
Estou entrando na 3 semana sem correr por causa de uma tendinite nos tendões fibilares do tornozelo. Só estou pedalando, nadando, fortalecendo e fazendo fisioterapia. Esta semana começo o treinamento físico na Bios Academia. A ideia é trabalhar/fortalecer minha estrutura corporal para aguentar os treinos e evitar mais lesões futuras.
Como está a Tendinite nos fibulares do Tornozelo?
Foram 5 dias de antinflamatório + 10 sessões de fisioterapia com medidas analgésicas e antinflamatórias, liberação miofascial e estou encerrando a semana com dores ainda🥺.
Não chega a ser uma dor insuportável, mas incomoda. A parte mais prejudicada é o equilibro. O pé ainda fica inchado após um treino de bike, natação ou simplesmente quando ando demais, fico em pé muito tempo ou quando faço força na academia.
Subir e descer caixa, agachamento unilateral, búlgaro, afundo…. Qualquer movimento em uma perna só que gere instabilidade, dói.
O ortopedista tinha dito que na próxima semana já posso começar a trotar, pra ver como o pé fica. A ideia é acabar com a inflamação para recomeçar a corrida, mas não estou sentindo firmeza.🥺
Hora de decidir: Continuo ou Adio essa maratona?
Estão faltando apenas 2 meses e alguns dias para o grande desafio e não estou sequer correndo. Neste momento do treinamento era pro volume estar aumentando e com intensidade. Mas não posso nem trotar que o pé dói.
O Walter aumentou o volume e a intensidade do pedal para ajudar a compensar a falta da corrida. Estou fazendo pedal de montanha 3 vezes na semana e um longo no sábado. A natação e a musculação 2 vezes na semana.
Neste sábado, após o pedal com a equipe, o Walter me chamou para um papo. Gelei❄️! Eu já imaginava que era sobre a Maratona.
Oh! Vida. Oh! Ceus.
Ele disse o que já estava martelando na minha cabeça o volume e a intensidade de treino já era pra estar aumentando, mas quando você voltar a correr será trotando, com baixo volume, baixa intensidade.
Vai evoluir na corrida gradativamente, não poderá forçar muito pra não se machucar e há uma enorme chance de se lesionar no processo ou no dia da prova.
Um mês depois terá o Iron 70.3 e se vc forçar tem um grande risco de correr mal a maratona, se lesionar e ficar de fora do 70.3 também.
Agora se você transferir a maratona para 2024 e focar no 70.3 poderá aproveitar o melhor de si nas duas provas.
Arrisco fazer e me lesionar ou desisto da Maratona?
Acho que a pergunta certa seria: está disposta a correr uma maratona sob qualquer circunstância? Tem que provar algo pra si mesma? Se terminar em 6h andando vai estar feliz só por ter concluído?
NÃO ⛔😔
Eu não quero sofrer. Quero me divertir! Não é uma questão de terminar com tempo bom etc e tal. O que quero mesmo é terminar BEM❤️ FELIZ ❤️ E QUERENDO BIS❤️
É uma decisão difícil de tomar, mas é algo que vou pensar. A próxima semana será decisiva. Voltarei a trotar e já terei uma grande ideia de como serão os próximos passos.
E você no meu lugar, o que faria?
Volume de treino nesta 13ª Semana
0km
Corrida
116km
Ciclismo
3600 m
Natação
60mim
Força
- Segunda: 1600m Natação na piscina
- Terça: 21km Tijuca x Leblon (Via alto da Boa Vista)
- Quarta: Fisioterapia + Avaliação com a Nutri
- Quinta: Musculacao na Bios -1 + 25km Ciclismo Montanha
- Sexta: Descanso (peguei minha bike na manutenção) + Fisio
- Sábado: 70km pedal equipe
- Domingo: 2000m Natação no Clube