Olá, amigos atletas amadores! Cheguei na 10 Semana de treinos para a Maratona de POA.
Faltam 37 semanas ou melhor 9 meses até a Maratona de Porto Alegre e me sinto 1% melhor todo dia. Me concentro na evolução gradual.
Resolvi parar e analisar o momento atual. Percebo que estou evoluindo nos treinos, mas sei que, ao mesmo tempo, estou aquém da minha melhor forma.
Isso pode ser um fator de desânimo para muitas pessoas, mas não para mim. Sei por tudo que passei no ciclo passado, as lesões, o tratamento e a decisão de parar, repousar e adiar as provas.
Tentei levar de boa todas as notícias ruins da temporada passada, mas lá no fundo foi difícil pra caramba cancelar tudo e ficar de molho.
Agora sinto o peso do tempo que fiquei parada. Todos os treinos são difíceis, o condicionamento físico não é o mesmo, as pernas cansam, pesam, mas eu sei que uma hora vai dar aquele clique e tudo vai melhorar.
O importante é persistir e não desistir nunca de encontrar a minha melhor versão.
Na semana passada foi tensa, aquela típica semana onde tudo acontece e que se o dia tivesse + de 24 horas seria perfeito para dar conta de tudo. Na 9ª semana dei algumas dicas de como conciliar família e treinos para uma maratona
Veja como foi a semana passada do meu ciclo de treinamentos em: Falta de tempo pode ser uma grande dificuldade nos treinos para maratona – 9ª Semana
Meu objetivo na 10ª Semana de treinamento para Maratona: Ser 1% melhor todo dia
Sei que melhorar um pouquinho todos os dias não é um feito notável. Às vezes nem é perceptível para nós mesmos.
Essas pequenas mudanças na alimentação, essa hora de sono a mais, os minutinhos de alongamento diário, aquela hidratação caprichada, o gás que damos na musculação e todas as outras mudanças que implementamos em nossa rotina diária podem parecer sem importância em uma única semana ou um mês.
Mas acreditem, teremos resultados notáveis se estivermos dispostos a persistir em hábitos 1% melhor todo dia, por anos.
Esses dias li uma citação do reformador social Jacob Riis, que estava escrita no vestiário de um do time San Antonio Spurs, um dos mais bem-sucedidos da história da NBA, que dizia assim:
Quando nada parece dar certo, verei o cortador de pedras martelando sua rocha talvez cem vezes sem que nem uma só rachadura apareça. No entanto, na centésima primeira martelada, a pedra se abre em duas e eu sei que não foi aquela a que conseguiu isso, mas todas as que vieram antes.
Por isso, quando fico desanimada ao sentir que não evoluo no treinamento. Recorro às minhas lembranças de quando comecei a correr. Lembro que não conseguia correr nem um minuto sem achar que teria um ataque cardíaco. Todo meu corpo doía, mas eu insisti nos treinos tempo suficiente para dar um upgrade na minha condição física e tudo, exatamente tudo melhorou junto.
Veja a Postagem: Mães Atletas: Dicas para conciliar família e os treinos
Ajustes e dificuldades da semana
O ajuste da semana foi mental. Tive que reforçar na minha mente a condição que sou capaz e estou melhorando dia após dia, mesmo que essa melhora hoje não seja expressiva, se eu insistir e não desistir, daqui alguns meses vai dar aquele click e os resultados de todo meu esforço diário vai aparecer!.
Sigo a rotina de preencher a minha planilha de treinos semanais. Escrevo todos os meus objetivos da semana, faço uma autoavaliação da qualidade do meu sono, hidratação, níveis de energia, relacionamento familiar… Detalho como foi cada treino, pace, distância, tempo, se estava sol ou nublado, se hidratei e suplementei, documento a temperatura, umidade e no final aponto as principais dificuldades que encontrei.
São pequenos detalhes que fazem total diferença na minha mentalidade. Ao longo do tempo comparo os resultados anteriores e vejo que as dificuldades que tive há um mês já foram superadas e estou evoluindo sim, gradualmente.
Às vezes percebo que um treino excelente, que tive há 3 semanas, nesta semana foi péssimo porque o clima estava muito seco. Neste caso já levo o problema para minha nutricionista e assim encontrarmos uma maneira de resolver o problema. Posso ser mais sensível ao clima seco e por isso preciso ajudar o meu corpo a encontrar soluções para reduzir o problema.
Vou deixar o link aqui o meu Planner Organizador da alimentação caso tenha interesse em adquirir e utilizar. Veja também: PLANNER ORGANIZADOR DE TREINOS
Coisas boas precisam ser comemoradas sempre!
No meu instagram sempre comento que coisas boas precisam ser comemoradas! Também digo que não devemos temer as primeiras vezes, principalmente quando nos tornamos mais experientes, precisamos continuar vivendo momentos únicos!
Nesta sexta tive minha primeira vez numa competição de natação em piscina. Foi uma coisa simples, um festival de comemoração dos 45 anos do Parque Aquático Júlio Delamare, local que faço aulas de natação duas vezes na semana.
Me inscrevi nos 50m livres. Parece bobagem para quem já fez um ironman 70.3, mas aquela adrenalina e a explosão de nadar o mais rápido possível é diferente!
Quando a moça apitou e as 8 competidoras da minha faixa etária subiram no bloco, parecia que o mundo estava desacelerando, silêncio absoluto. Até que a árbitra disse: “Em suas marcas”, apitou e todas mergulharam.
Senti como se estivesse saltando de um bloco a 10 metros da piscina e os 50m era como se não tivesse fim.
Quando toquei na borda, olhei para a arquibancada e tive um flashback. Recordei de quando ficava apreensiva na arquibancada torcendo por minha filha mais velha que era atleta de natação do Fluminense. Foi um misto de emoção e mesmo tendo 10 anos que Yasmin parou de nadar, a emoção da recordação inundou minhas memórias.
Volume de treinos na 10ª Semana de treinamento para Maratona de Porto Alegre
Modalidade | Corrida | Ciclismo | Natação | Musculação |
Previsto | 40km | 100km | 3800m | 2h |
Realizado | 41,05km | 0km | 2200m | 2h |
Acumulado | 384,5km | 0km | 9750m | 20h |
Planilhas de treino detalhado no Strava
- Segunda: Natação Júlio Delamare
- Terça: 600mx400m (4’50 e 5’00) + subida + Musculação na BIO
Previsto na Planilha:6x (600mx400m) entre 4’50 e 5’00 + 2×7ºCéu (1º Tiro 4’56 – 2º Tiro 5’00 – 3º Tiro 4’55 – 4º Tiro 4’53 – 5º Tiro 4’54 – 6º Tiro 4’59) As duas subidas foram no sufoco (subi sem caminhar) Fiquei com um pouco de dor no tornozelo e na canela (ao tocar) depois melhorou.
- Quarta: Descanso
- Quinta: 800×200 (4’50 a 5’00) + subidas + Musculação na BIO
Previsto na Planilha: 5x (800×200) entre 4’50 e 5’00 + 2xTimóteo ( 1º Tiro 4’47 (vento a favor) – 2º Tiro 4’53 (vento contra) – 3º Tiro 4’44 (vento a favor) – 4º Tiro 4’51 (vento contra) – 5º Tiro 4’41 (vento a favor) ) Alisson tinha horário para sair, então ao invés de ir para Timoteo, fiz 4 km livre na Orla (2,5km com vento contra e 1,5km com vento a favor) – Estou bem e sem dor
- Sexta: Natação Júlio Delamare
- Sábado: Descanso
- Domingo: Que merda foi essa – Meia da reserva
A prova mais quente de todos os tempos. Os primeiros kms foram ruins pois estava cheio, depois ficou mais livre e o calor começou a esquentar muito, ao ponto do pé ficar queimando dentro do tênis. No Km 13 uma surpresa, mas não vou me estender nesse papo aqui. Escrevi um post sobre essa prova e se tiver interesse em saber, veja o post aqui: Meia da Reserva – 21km no calor infernal
Planejamento não pode faltar. É preciso equilíbrio, foco e determinação. Família, amigos com os mesmos objetivos também ajudam muito a nos manter motivados em cada treino. Por isso sempre digo: Encontre a sua tribo, mesmo que seja um grupo de duas pessoas, se vocês seguirem em busca do mesmo propósito a força de um inspira o outro e vice-versa!
Atualizei minha planilha com detalhes de todos os meus treinos deste ciclo. Só com planejamento podemos avaliar onde estamos e onde queremos chegar. Planejamento é poder!
Conheça também o Planner Organizador de Treinos que utilizo semanalmente, clique aqui.
Sigo na minha luta diária. Se quiser acompanhar minha rotina de treinos para minha primeira maratona, semana a semana, acesse meu ciclo de treinos para a Maratona de Porto Alegre 2024. Você vai encontrar muitas dicas e todos os desafios estarão lá.
Se preferir pode me adicionar em sua rede social favorita sou @alineqcorre no facebook e @alineqcorre no instagram, mas nem sempre fui Aline que corre, sou mãe, esposa, trabalhadora e se quiser saber mais como sair do sedentarismo para seguir a rotina de uma triatleta, clique aqui.
Até! Simbora que a terceira semana de treinos vem aí.